Plano de Marketing Digital Para 2021, Como Criar? [PASSO A PASSO]

Marketing Digital

Olá, bem-vindo mais uma vez ao blog da Chili. Hoje vamos tocar um assunto-chave do mundo empresarial: o plano de marketing digital.

O Que é o Plano de Marketing?

O plano de marketing de uma empresa é um documento que contém uma descrição e uma análise da situação atual da companhia e, ao mesmo, uma guia para a execução de ações baseadas em um objetivo estratégico.

Todo plano tem um propósito. Há empresas que desenvolvem planos de marketing digital para repararem a reputação danada, outras o fazem para melhorar as vendas ou aumentar os leads. A estruturação de uma estratégia de marketing digital começa com a definição de objetivos claros.

Quando tivermos os objetivos definidos, podemos pensar em uma estratégia. Essa estratégia deverá, necessariamente, ser plasmada em um plano de marketing digital que inclui, como já dissemos, um diagnóstico da situação da empresa, que será tomado como ponto de partida para analisar posteriormente o sucesso ou o fracasso da implementação do plano de marketing digital.

 

Como Fazer um Plano de Marketing?

Vamos ver a continuação um passo-a-passo para criar um plano de marketing:

1. Analise a situação atual da empresa

Nessa parte vamos incluir tanto os fatores externos como internos que determinam o funcionamento atual da companhia, assim como as suas forças, vulnerabilidades e oportunidades.

Os fatores externos incluem: a legislação, o ambiente, a macroeconomia, a política, concorrentes, etc. Os fatores internos incluem: produção, marketing, finanças, recursos humanos, etc.

Uma boa ferramenta é o quadro SWOT (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), para entendermos a situação atual da empresa.

2. Defina um objetivo

Seja qual for o seu objetivo, é sobre ele que o plano de marketing será construído, portanto é recomendável definir uma meta geral, mas também metas curtas para o time atingir ao longo do caminho até alcançar a grande meta.

3. Escolha os indicadores-chave

Se o seu objetivo é aumentar o número de pessoas que baixam a sua app, alguns KPIs importantes para você serão, entre outros: a quantidade de downloads, o horário e o lugar geográfico desde onde foram feitos, a idade, o idioma e o comportamento online dos usuários. Mas também é indispensável analisar os usuários que viram o seu anúncio ou entraram no seu site, mas não fizeram nenhum download.

4. Identifique o seus buyer personas

Todo plano de marketing sério inclui uma identificação dos buyer personas. Quais os perfis dos seus consumidores potenciais? Quais os seus interesses e costumes? O que eles gostam e não gostam? Quais os seus comportamentos na web?

Lembre que é bom falar de audiências e público-alvo, mas no final (e no começo) de todo processo de vendas há pessoas, portanto é em pessoas que temos que pensar quando formos definir uma estratégia de marketing digital.

5. Identifique os seus concorrentes

Um planejamento estratégico bem feito dedica um espaço à análise dos seus concorrentes: o que é que eles estão fazendo? Quais os produtos-estrela deles? Quais as suas estratégias digitais? É importante monitorar o mercado e ficar atento às possibilidades.

6. Desenvolva a sua estratégia de conteúdos

Esse passo é o passo da definição dos tipos de conteúdo que farão parte da sua campanha. Vai contratar uma empresa para criar esses conteúdos ou vai resolvê-lo com o pessoal próprio? Qual a quantidade de conteúdo que acha conveniente criar? Quais os formatos utilizados? Quais os canais mais adequados? Quais os KPIs que vamos usar para medir a eficácia de cada tipo de conteúdo?

7. Defina o seu orçamento

Além dos custos operacionais, se for trabalhar com uma equipe de marketing digital própria, ou da despesa pela contratação de uma agência, o plano de marketing deve incluir, quando for pertinente, o custo da publicidade online ou de outras ações que requerem investimento.

8. Organize o seu time

O último passo, antes da ação, é a definição de tarefas, prazos e recursos para começar a trabalhar ativamente na estratégia de marketing digital plasmada no plano de marketing.

9. Monitorize o desempenho da campanha

Os KPIs e o plano detalhado nos ajudam a entender se uma campanha está bem focada ou se estamos desenvolvendo as ações corretas para alcançar os objetivos propostos.

O monitoramento constante é muito importante para poder aplicarmos mudanças quando for necessário de maneira rápida e efetiva.

Plano de Marketing: Exemplo

Vamos ser sinceros: não adianta você procurar um plano de marketing digital pronto na internet. Pode sim se basear em um template de plano de marketing ou até pesquisar um modelo de plano de marketing, mas saiba que é conveniente desenhá-lo à medida de cada empresa.

Vamos, então, expor um exemplo de plano de marketing digital nos baseando nos passos que propomos neste artigo. Bora lá:

A nossa empresa fictícia é uma loja que vende produtos para animais domésticos, especialmente cachorros, mas que agora também oferece serviços de adestramento para cães. É esse último serviço que queremos promover.

1. A situação atual: uma loja ambiciosa

A nossa loja tem clientes habituais e também está bem localizada em um ponto estratégico da cidade, portanto também recebe clientes esporádicos. Recentemente, temos capacitado o nosso pessoal, reformado as instalações e obtido as habilitações necessárias para começarmos com um novo serviço para os nossos clientes: o adestramento canino.

Precisamos que as pessoas conheçam o nosso novo produto e confiem em nós como fornecedores de serviços profissionais de qualidade.

Por enquanto, a nossa empresa é só uma loja de bairro, só que bem localizada. Há na cidade outros fornecedores de serviços de adestramento que têm vários anos de experiência. Precisamos nos destacar no mercado.

Uma boa oportunidade que podemos aproveitar é a falta de uma estratégia digital forte por parte dos nossos concorrentes.

2. O objetivo: virar uma referência

O nosso objetivo é, então, aproveitar a fraqueza dos nossos concorrentes na web e construir digital uma identidade forte. Como? Vamos criar um blog com conteúdo original e engajante sobre adestramento canino e cuidado de animais domésticos, com dicas, histórias, artigos informativos e com dados científicos.

O objetivo imediato é atrair pessoas ao nosso blog e às nossas redes sociais para que nos conheçam como uma empresa de referência no assunto do adestramento canino.

A ideia, então, é virar uma autoridade e uma fonte relevante de informação. Através dessa estratégia de conteúdo pretendemos instalar os nossos serviços como os mais qualificados da cidade.

Para conseguir esses objetivos, vamos otimizar o nosso site e os nossos conteúdos com técnicas de SEO, com especial foco no SEO local.

Vamos combinar essa estratégia com links patrocinados no Facebook e no Instagram que direcionem aos nossos conteúdos.

3. Os KPIs:

Vamos analisar as visualizações, os cliques e as interações dos usuários com os nossos posts nas redes sociais para identificar se os anúncios estão sendo sucedidos.

Também vamos analisar o tempo de permanência no site, os leads, as conversões e as buscas que os usuários fazem no nosso site. Isso vai nos permitir identificar quais funcionalidades estão melhor otimizadas desde a ótica da experiência do usuário.

Um outro indicador é, naturalmente, o número de consultas e contratações que o serviço de adestramento canino recebe depois de ter iniciado a campanha.

4. Os buyer personas: famílias e trabalhadores

Temos definido os nosso buyer personas em dois grandes tipos: o nosso buyer familiar e o nosso buyer individual. O buyer familiar procura os nossos serviços para nós ajudar à família com um cão que precisa de adestramento.

Geralmente, estes clientes têm crianças e a dinâmica familiar não deixa tempo para lidar com o cão que, muitas vezes, acaba se tornando um fator de desestabilidade na casa. Por isso, a abordagem comunicacional que devemos empregar com esse buyer persona deve incluir um olhar orientado à família.

O buyer individual procura os nossos serviços porque não tem tempo (e muitas vezes também não o espaço) que o animal precisa, o que faz com que o cão desenvolva uma relação pouco saudável com o seu dono. A convivência se torna difícil e o cão vira agressivo ou destrutivo. Sofre o cachorro e sofre também a pessoa.

Vamos definir o tom dos nossos conteúdos em base a esses dois buyer personas.

5. Os concorrentes: instituições antiquadas

Os nossos concorrentes no âmbito do adestramento canino não são muitos, mas estão estabelecidos na cidade há muitos anos. Um deles é uma empresa que oferece serviços de banho, tratamentos de beleza e adestramento. Esse é o nosso maior concorrente.

Porém, a companhia não tem uma sólida estratégia digital e a sua presença online tem pouco engajamento e mínimo investimento. Essa é a oportunidade que vamos aproveitar.

6. A estratégia: marketing de conteúdo, SEO e anúncios nas redes

A nossa estratégia inclui:

  • A construção de identidade de marca como uma fonte de informação relevante e uma referência do setor através do marketing de conteúdo;
  • A otimização dos conteúdos e do website para o posicionamento no Google através de técnicas de SEO e SEO local;
  • Os links patrocinados nas redes sociais mais usadas pela nossa audiência, apontando aos usuários que consomem conteúdos ligados aos animais domésticos, especialmente os cachorros.

7. O orçamento: investindo em reputação e visibilidade

Vamos investir em marketing de conteúdo, otimização do site e em anúncios nas redes sociais. Esses custos deverão ser tidos em consideração quando formos analisar o nosso ROI.

8. O time: contratação de uma agência de marketing digital

A empresa decidiu que a melhor forma de desenvolver uma estratégia de marketing digital efetiva é contratando uma agência com experiência e bons clientes.

Como a nossa empresa encontra-se no Rio Grande do Sul, perto da fronteira com o Uruguai, temos interesse também em atrair o público da vizinha cidade fronteiriça mais para a frente se a campanha do lado brasileiro começar a dar resultados.

Por tanto, é importante para nossa empresa contratar uma agência de marketing digital que possa se desenvolver tanto em português quanto em espanhol.

9. O análise: o desempenho da campanha

O permanente monitoramento do desempenho da campanha permite à nossa loja identificar quais as ações que estão sendo sucedidas e quais as modificações que podemos aplicar para alcançar os objetivos propostos no nosso plano de marketing digital.

Fale conosco para começar agora com o seu plano de marketing digital. O que achou deste post? Você já fez um plano de marketing na sua empresa? Comente aqui embaixo!