ROI: O Que É e Como Calcular o Retorno Sobre Investimento?
Gosta de marketing mas ainda se sente inseguro ao trabalhar com conceitos do mundo das finanças? Caso esse seu caso, é possível que sinta um pouco de receio quando ouvir alguém falar de cálculo ROI (retorno sobre investimento), mas não há motivos para se preocupar.
Vamos explicar aqui qual o significado da sigla ROI, qual a importância desse conceito, como calculá-lo e de que forma ele pode ser aplicado nas suas estratégias de marketing.
O que é ROI?
Primeiramente, vamos entender o que significa essa sigla. ROI é um acrônimo da frase em inglês Return On Investment, que se traduz literalmente como Retorno Sobre Investimento.
Há também quem prefere o nome Taxa de Lucro ou Taxa de Retorno (do inglês Rate Of Return ou ROR).
Trata-se de uma fórmula que as organizações utilizam para calcular o ganho ou a perda de dinheiro produzida em consequência de um investimento específico.
No mundo do marketing digital, essa fórmula é bastante utilizada para medir os resultados monetários dos investimentos em campanhas de Google Ads ou Facebook Ads, por exemplo.
Como usar o ROI para sua empresa ter sucesso
Para que é que serve o ROI?
Imagine que você fez uma campanha de links patrocinados em Facebook e Instagram, agora quer saber qual das duas plataformas te oferece um maior retorno.
Aplicando o cálculo ROI é possível identificar em qual dessas duas redes sociais o seu produto, serviço ou marca tem um melhor desempenho.
Conhecendo o retorno do seu investimento, é possível tomar decisões mais assertivas para melhorar o desempenho das suas ações de marketing.
Com os dados dos seus retornos sobre investimento você consegue modificar elementos das suas campanhas (o público-alvo, as imagens, o conteúdo), incrementar o investimento em uma plataforma onde você está tendo um bom retorno ou interrompê-la, caso você veja que ela está tendo um desempenho ruim.
Por essa razão, é importante destacar que o ROI não é um acontecimento estático, uma fotografia imóvil, ele é dinâmico!
O ROI é uma prática que deve ser aplicada com regularidade. As variações que propomos (modificar elementos de uma campanha publicitária) devem ser feitas aos poucos, uma por uma. Dessa forma, podemos entender melhor o que está prejudicando ou beneficiando as ações de marketing.
Os prazos no ROI
Para incluir o fator tempo no cálculo do ROI existe uma outra fórmula: o Prazo de Retorno de Investimento (PRI), chamado de Payback em inglês.
Este indicador mede o prazo necessário para que o valor total do investimento inicial seja recuperado.
Calcula-se com a soma dos valores dos rendimentos acumulados ao longo do tempo até o volume atingir o número do investimento inicial.
O cálculo do PRI apresenta a seguinte forma:
Investimento Total / Lucro Líquido
Bora ver um exemplo? Olha só:
Você tem uma fábrica de pranchas de surf. O seu investimento em 2020 foi de R$350.000 e esse ano o seu lucro foi de R$530.000. O cálculo do PRI será, então:
530.000 / 350.000 = 1,51
O que é que isto quer dizer? Que o valor total investido será recuperado no prazo de um ano e cinco meses.
Mas para o que serve saber isso? Para avaliar se um investimento é rentável ou não, dependendo do prazo de recuperação do investimento inicial.
As três formulações do ROI
Existem três maneiras de aplicar o ROI:
- Retorno Efetivo: mede os ganhos ou perdas produto de um investimento depois dele ter acontecido. É um balanço, uma análise posterior e realista.
- Retorno Exigido: determina o valor do investimento. É o retorno mínimo esperado, o que justifica o investimento em si.
- Retorno Previsto: é a expectativa do retorno de um investimento.
O ROI, então, não é uma fórmula para descobrir se o seu investimento gerou perdas ou lucros.
É um cálculo para saber quanto é que você ganhou ou perdeu com esse investimento.
Por isso as previsões e as incertezas são incluídas no cálculo, pois fazem parte dos riscos do investimento.
Dá para entender? Agora, como é que se calcula?
O ROI é uma ferramenta, não uma solução
Mesmo considerando as vantagens do ROI, saiba que ele não é uma solução mágica. Há elementos que o ROI não consegue medir, como prazos ou fatores externos.
Por essa razão é recomendável combinar o cálculo ROI com outras estratégias de medição de resultados, escolhendo os KPIs (Key Performance Indicators) adequados.
Bem, agora já sabemos o que é o ROI, como calculá-lo e também incluir o fator tempo na sua formulação.
Agora é o momento da pergunta mais importante:
Como calcular o ROI?
Há uma fórmula universalmente aceita, mas apresenta certas variações.
Mesmo assim, o cálculo ROI mais utilizado no mundo do marketing é o seguinte:
Ganhos obtidos – Custo do investimento / Custo do investimento
Isto é, a receita gerada pelo investimento menos o custo inicial do investimento, dividido pelo custo do investimento.
Vamos ver um exemplo. Você investiu R$1.000 e ganhou R$3.000. O resultado será, então, R$2.000.
Agora divida esse número pelo investimento inicial (R$1.000). O resultado é 2.
O que é que isso quer dizer? Significa que a cada R$1.000 investidos, o retorno líquido será de R$2.000.
Como o ROI é apresentado, geralmente, em formato de porcentagens, devemos multiplicar por 100 o número que obtivemos como resultado.
No exemplo anterior o resultado tinha sido 2. Portanto, a taxa de retorno do nosso investimento será de 200%.
Nossa, 200% que ótimo trabalho! Esse seria o pensamento inicial, certo?
Sim, mas não se engane. O ROI não inclui o fator tempo no seu cálculo. Portanto, se essa taxa de lucro foi obtida no prazo de três dias, poderíamos dizer que o retorno foi alto; mas se um investimento de R$1.000 demorou três anos para gerar R$3.000, o investimento em si não parece tão bom assim, né?
Então, o que fazer com o fator tempo?
Dicas para melhorar o ROI
Se você analisar o seu ROI e descobrir que ele poderia ser mais alto, está no momento de pensar em estratégias para melhorar a sua taxa de lucros.
Confira algumas a seguir algumas dicas mais gerais que irão tornar sua estratégia melhor e aumentar o seu retorno:
- defina objetivos concretos, relevantes e atingíveis;
- defina corretamente o seu público-alvo;
- crie conteúdo de qualidade;
- não esqueça de monitorar constantemente;
- faça testes com regularidade;
- escolha indicadores-chave de desempenho (KPIs) relevantes.
Além dessas dicas mais amplas, confira algumas boas práticas que possuem alto índice de recompensa ao lidar com duas das principais estratégias de marketing digital: mídia paga e marketing de conteúdo
5 dicas para Melhorar o ROI dos seus investimentos em mídia paga
Campanhas de mídia paga são uma ótima oportunidade para alcançar resultados relevantes, e com impacto no seu negócio, em um curto prazo.
Veja algumas dicas de como desenvolver publicidade on-line de forma mais efetiva e tirar o máximo do seu investimento.
1. Mantenha o foco no seu objetivo
As plataformas de mídia paga, como Google Ads e Facebook Ads, permitem que você direcione o propósito da sua campanha. Dessa forma, você pode escolher aumentar o tráfego de visitantes ou buscar a conversão de vendas, por exemplo.
É de extrema importância que esse propósito esteja alinhado com esse objetivo e que você mensure os resultados baseado nas métricas corretas de acordo com seu objetivo.
2. Entenda todas as etapas da jornada de compra
Saber quem é seu público e ter uma persona definida é uma das etapas fundamentais ao se definir uma estratégia de marketing.
Ao compreender também como esse cliente ideal se comporta no ambiente virtual, você poderá identificar os gargalos e as oportunidades existentes ao longo da jornada de compra.
3. Monitore os KPIs adequados
Os KPIs, ou indicadores-chave de performance, são aquelas métricas que você define como fundamentais para avaliar o desempenho e eventual sucesso da sua campanha. Foque nas informações relevantes e para atingir os resultados que são importantes para a sua estratégia. Indicando alguns atalhos que te ajudarão nessa jornada, o ROI é definitivamente uma métrica fundamental. Além dele, você poderá definir mais duas ou três medidas para serem monitoradas e analisadas.
4. Invista em estratégias de automação
Para tornar sua estratégia mais completa, processos de automação, como os testes A/B, são bastante efetivos para aumentar o ROI das suas campanhas de mídia paga.
Esse recurso pode ser utilizado no texto dos anúncios ou em landing pages, por exemplo. Outras estratégias de automação incluem:
- O uso de chatbots: para melhorar o nível de satisfação no relacionamento com os clientes;
- Ferramentas de monitoramento de leads: O Lead Tracking é o acompanhamento das ações que os leads executam no seu site, sejam visitas nas páginas de determinados produtos ou ao carrinho de compras.. Já o Lead Scoring é uma pontuação que cada lead recebe de acordo com seu perfil, posição no funil, ações que executa e outros critérios definidos pela empresa;
- Integração com CRM: essa comunicação com softwares de relacionamento com o cliente permite que os leads gerados pelo marketing sejam entregues de forma mais qualificada ao departamento de vendas.
5. Complemente o planejamento com outras estratégias
Recursos de tráfego orgânico também são fundamentais para sua estratégia, sabia? Técnicas, como o Inbound Marketing, aumentam a autoridade da sua empresa e ajudam a certificar a credibilidade da marca.
A mídia paga é um pontapé inicial considerável para potencializar o desempenho do seu marketing digital. Porém, no médio e longo prazo, são as ações de tráfego orgânico que ajudarão a manter e escalar sua relevância para os consumidores.
Mais 5 dicas para melhorar o ROI do marketing de conteúdo
Ao entender melhor as práticas do marketing de conteúdo, é possível entender sua relevância e os efeitos que ela tem para a presença digital da sua empresa. Quer ver?
1. Defina objetivos totalmente claros de marketing de conteúdo
É necessário definir objetivos claros, realistas e alcançáveis. Ao tomar essa atitude você alinha as expectativas e diminui a possibilidade de frustração.
Além disso, esse processo é importante para a definição dos KPIs, os indicadores-chave de performance que serão utilizados para avaliar o desempenho do trabalho que está sendo desenvolvido, os possíveis pontos de melhoria e quais ações precisam ser tomadas para otimizar os resultados.
Sem objetivos claros e alinhados, ocorre um enorme desperdício de tempo e recursos no processo de busca pela direção certa.
2. Saiba quais são os melhores canais de distribuição para focar
Onde estão seus potenciais clientes e de que forma você pode atingi-los nesses canais? Essa é uma resposta que você precisa ter na ponta da língua antes de iniciar qualquer estratégia.
Não tente estar em todo lugar somente por estar, tenha sempre um propósito e um plano para cada site, rede social ou canal de comunicação que criar para o seu negócio.
Pensando nisso, outro ponto importante é: defina os KPIs corretos para acompanhar a evolução da estratégia e tomar decisões mais assertivas.
3. Foque na produção de conteúdo valioso e de alta qualidade
Agora, tente pensar como seu cliente, qual tipo de conteúdo você gostaria de receber? Um conteúdo genérico e de baixa relevância ou informações realmente relevantes com uma leitura prazerosa? A resposta parece bem simples, não?
Então foque nisso ao desenvolver marketing de conteúdo, pesquise, pergunte e entenda quais são as demandas que o público que você quer atingir possui. Com isso definido, busque segmentar esse conteúdo para o melhor formato e canal de acordo com seu objetivo.
4. Atualização constante de conteúdo
Lembre-se sempre, seu conteúdo não é nada sem consistência. Para se tornar autoridade no tema e gerar tráfego é necessário que você esteja sendo constantemente percebido pelo seu público.
Isso porque ao ter essa previsibilidade faz com que o lead:
aguarde pelo seu conteúdo: com qualidade e formato definido, você poderá melhorar sua experiência de forma eficaz;
Se engaje: conteúdos de alto valor e qualidade são mais atrativos para o público e são mais atrativos para que eles sigam o caminho do funil de vendas;
Tenha consciência da sua marca: essa audiência lembrará dos seus produtos, além da visão e valores que sua marca sustenta;
Torne-se um lead: conteúdos de alta qualidade, frequentes e consistentes colocam sua empresa em um lugar bastante interessante no que diz respeito a visão do cliente.
5. Metrifique e acompanhe a performance
Tomar decisões baseadas em achismos e no instinto perderam sentido em frente a ampla disponibilidade de dados de alta qualidade que auxiliam no processo de tomada de decisão.
Ao definir as métricas mais adequadas para seus objetivos e acompanhá-las constantemente, você perceberá seus pontos fortes fracos, além de receber insights para eventuais mudanças estratégicas.
Gostou do conteúdo sobre ROI? Aprendeu como calculá-lo? Você já tinha formulado o ROI no seu negócio?
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FAQ
Os pontos mais importantes que você precisa levar do conteúdo em um bate-bola rápido.
O que é ROI?
O ROI, Retorno Sobre o Investimento em português, é utilizado para saber quanto sua empresa obteve de retorno a partir dos investimentos realizados. Essa métrica pode ser utilizada em qualquer área do negócio, porém possui um valor essencial na área de Marketing.
Como calcular o ROI?
A forma mais básica de calcular o ROI é a seguinte: a primeira etapa é subtrair os ganhos obtidos pelo custo do investimento. Em seguida, você divide esse resultado pelo novamente pelo custo do investimento.
Por que o ROI é importante ?
O ROI é muito importante para tornar os processos de tomada de decisões mais assertivos. Isso porque ele consegue metrificar o resultado geral das ações de marketing de forma bastante objetiva.