Facebook: a rede social mais popular do planeta!

Próximo de completar duas décadas de existência, o Facebook ainda é, em 2022, a mídia social mais popular, com aproximadamente 2,85 bilhões de usuários ativos no planeta. Somente no Brasil, são 130 milhões de contas - mais de 60% da população.

Em seus primórdios, como você deve se lembrar, o Facebook surgiu como uma plataforma para reencontrar amigos e conhecidos. Tão logo, a rede se tornou viciante e multifuncional. Desde entretenimento através de jogos, até o estabelecimento de contatos profissionais, o Facebook se consolidou, pouco a pouco, até se tornar o que é hoje - a poderosa META, liderada por Mark Zuckerberg.

Poderíamos passar hooooras falando sobre Facebook, META e o Markinho, mas o assunto aqui são os anúncios de Facebook, os populares Facebook Ads. Mas o que é um Facebook Ad? Como anunciar no Facebook? Como utilizar a plataforma do Facebook Ads?

A resposta para todas essas perguntas você encontra aqui.

O que é/são Facebook Ads?

A mídia social mais popular do mundo também é detentora de uma das plataformas mais econômicas do marketing digital. O Gerenciador de Anúncios do Facebook - por onde também são administrados os anúncios de Instagram - permite segmentar clientes em potencial por local, faixa etária, hábitos de compra, interesses e muito mais. Com um investimento inferior a R$10, dependendo da qualidade do anúncio e do produto ou serviço, é possível atingir milhares de pessoas e, invariavelmente, atrair clientes.

A plataforma de Facebook Ads permite que você crie diferentes grupos de anúncios simultaneamente, inserindo diferentes imagens e mensagens e, posteriormente, tornando possível identificar o que gerou mais resultado através dos relatórios de desempenho. Dessa forma, você passa a investir seu dinheiro no que realmente gera receita para o seu negócio.

Estima-se que entre 10 brasileiros conectados à internet, 8 estão no Facebook. Ou seja: investir em Facebook Ads é uma efetiva (e econômica) maneira de colocar o seu produto e/ou serviço em evidência.




Mais números do Facebook

93% dos profissionais de marketing utilizam o Facebook Ads 92% das empresas e 70% dos usuários
estão conectados a pelo menos uma página de negócios no Facebook
67% das empresas B2C já conseguiram novos clientes através de Facebook Ads

Como funciona o Gerenciador de Anúncios do Facebook Ads?

“Ok, mas como funciona o Facebook Ads?”

A resposta para essa pergunta é simples: do jeito que você quiser! A ferramenta Gerenciamento de Anúncios do Facebook permite mapear o seu público, identificando interesses e necessidades, mostrando seu anúncio apenas para potenciais compradores.

Isso torna os Facebook Ads a forma mais efetiva de divulgar seu negócio, encaminhar visitantes para o seu site, reforçar sua marca e gerar vendas. Afinal, nos dias de hoje, não é exagero dizer que se o seu negócio não está no digital, ele não existe!

Objetivos de Campanha de Facebook Ads

O segredo de uma boa campanha de Facebook Ads é oferecer conteúdo de qualidade para o público correto. Por isso, é muito importante ter um objetivo bem estabelecido, direcionando suas ações e comunicação de acordo com o resultado que se deseja obter. Os objetivos primários são três:

  • Reconhecimento
  • Consideração
  • Conversão

Os anúncios de Reconhecimento, por exemplo, são costumeiramente utilizados por negócios sem nenhuma presença digital prévia, tornando-os visíveis para potenciais consumidores nas imediações - ou em outras localidades, se for o caso de um e-commerce.

Os anúncios de Consideração, por outro lado, são utilizados para gerar mais tráfego para o seu site, bem como gerar engajamento com a sua marca nas mídias sociais. É recomendado que a sua marca já tenha uma presença prévia no digital para estabelecer grupos de anúncios de consideração.

Os anúncios de Conversão, por sua vez, são mais objetivos e direcionados para geração de leads e/ou vendas diretas. Utilizados para anunciar produtos, divulgar lançamentos, promoções e benefícios exclusivos que sua marca pode oferecer ao público-alvo - já bem segmentado anteriormente pelos anúncios de reconhecimento e consideração.

Dentro de cada objetivo de campanha há ainda uma variada gama de objetivos secundários dentro da própria campanha, sendo possível diversificar o alcance e público-alvo conforme tipo de produto e/ou serviço anunciado e orçamento disponível.

Segmentação de Facebook Ads

Somos bombardeados por informação a todo momento! Seja em anúncios promocionais ou em programas televisivos, sempre estão tentando te vender algo. Com toda essa competitividade por cada vez mais opções disponíveis ao cliente, cada ação de marketing deve ser muito bem planejada.

Impactar pessoas que não possuem interesse em seus serviços ou produtos não te ajudará a conquistar resultados reais, tornando-se apenas métricas de vaidade. As pessoas que visualizam seus anúncios no Facebook necessitam ter algum nível de aproximação com o que você oferece, Por isso, é necessário se aproximar do seu potencial consumidor.

Não é uma imagem do seu produto com o fundo chapado e o preço ao lado que irá despertar a atenção do seu público. Pelo contrário! É preciso instigar a venda pouco a pouco, sem tanta “agressividade”. Cada lead tem um estágio - curiosidade, interesse, necessidade, validação - e é preciso dialogar com todos!

Buscar pontos em comum com o cliente, desenvolver uma familiaridade e um relacionamento, despertar a atenção e instigar o interesse são algumas das peças-chave para uma estratégia de sucesso. As suas ações de marketing via Facebook Ads têm de ir muito além do clique!

Métricas e Relatórios de Desempenho do Facebook Ads

Nas campanhas de Facebook Ads existem métricas tão importantes quanto a taxa de conversão. Além disso, é possível definir mais de um objetivo dentro da mesma campanha. A plataforma permite aliar estratégias de reconhecimento de marca, posicionamento de sites, taxas de engajamento e conversão, sempre facilitando a visualização do que está funcionando e do que precisa ser ajustado.

Cada campanha gera um relatório de desempenho detalhado e você pode acompanhá-los diretamente na plataforma, ajustando de acordo com a sua necessidade. A publicidade no Facebook é uma ferramenta de baixo custo, que dialoga com diferentes faixas etárias e possibilita alcançar um grande número de pessoas.

Outros tipos de anúncios no Facebook Ads

Entre as campanhas de Facebook Ads, quando quando o público-alvo é bem delimitado, ainda é possível:

  • Impulsionar publicações para que elas apareçam para mais pessoas;
  • Promover a sua página para aumentar o conhecimento do perfil;
  • Alcançar pessoas próximas com base na localidade do seu negócio;
  • Realizar campanhas de tráfego encaminhando usuários para o blog, e-commerce e/ou site;
  • Aumentar taxas de conversão em seus canais;
  • Vender produtos diretamente na plataforma;
  • Gerar mais downloads do aplicativo;
  • Convidar pessoas para visitar sua loja física;

Política de Anúncios do Facebook Ads

O Facebook tem uma série de políticas de publicidade e melhores práticas de anúncios. Você pode acessar o documento na íntegra através do link.

Além disso, a plataforma de Facebook Ads possui um rígido controle de poluição visual, dando preferência às peças de comunicação dinâmicas e objetivas, sem texto em excesso. A rede é muito acessada pelo desktop, mas 90% dos usuários acessam a rede social por meio de dispositivos móveis, sobretudo smartphones.

Explore tudo o que os Facebook Ads podem oferecer!

Quando falamos em Facebook Ads, não nos limitamos aos anúncios pagos. É preciso estabelecer uma comunicação integrada entre o que é falado nas mídias sociais, site e anúncios, estabelecendo um vínculo e relação de valor com o público-alvo.

Para tanto, é preciso mapear os seus clientes em potencial e despertar sentimentos e dores reais, vinculando seu produto ou serviço à resolução dos problemas.

Nisso a Chili pode te ajudar!

Faça uma cotação gratuita e deixe-nos apimentar sua visibilidade.

Obtenha uma sessão deestratégia gratuita de 30 minutospara iniciar suascampanhas de 2021



Nossos estrategistas digitais entrarão em contato com você dentro de 24 horas para marcar um horário!
Nossos estrategistas digitais entrarão em contato com você dentro de 24 horas para marcar um horário!

Sim! Bem vindo a mais potenciais clientes, vendas & êxito online.

Fechar
30 minutes free strategy consultation

Começar

Coloque seus dados

Obrigado!

O seu especialista em marketing digital entrará em contato dentro de 24 horas. Como alternativa, para um bate-papo instantâneo, ligue para +55 11 3500 5967