Como Vender Mais e Bater Metas Todos os Meses: 8 Dicas!

Empresários, empreendedores, profissionais independentes… todo mundo se faz a mesma pergunta: como vender mais? 

Mas não é só isso. De fato, a pergunta correta é: como vender mais pela internet?

O comércio eletrônico tem experimentado um crescimento consistente nos últimos anos, mas a pandemia de Covid-19 do ano 2020 (e as consequentes medidas de confinamento, distanciamento social aplicadas na maioria dos países) disparou as cifras do e-commerce no mundo inteiro.

Segundo uma pesquisa feita pela Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm) em parceria com o Movimento Compre&Confie, 2020 foi o ano do e-commerce brasileiro

Uma comparação com os dados de 2019 mostra que o comércio eletrônico no país cresceu 56,8%, enquanto as transações eletrônicas cresceram 65,7% (contando só os dados dos primeiros seis meses do ano). 

A projeção final para 2020 é de +30%.

A importância da presença online é indiscutível. Se você está se perguntando: “como fazer minha empresa vender mais”, saiba que a resposta está no planejamento estratégico do seu marketing online.

 

8 Dicas de Como Vender Mais

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Saiba como fazer sua empresa vender mais pela internet com estas 8 dicas:

 

1. Conheça o Seu Produto

Parece uma coisa óbvia, mas não é suficiente ser persuasivo e convincente. Você deve conhecer bem o seu produto

Isso não quer dizer decorar a ficha técnica daquilo que você vende. 

Você deve estar preparado para responder todo tipo de pergunta relacionada com o uso do seu produto. Os seus clientes perceberão na hora se você sabe realmente do que está falando ou não, se você não conseguir sair do “speech” clássico do vendedor. 

Fale com o seu cliente como se você estivesse recomendando o produto, como se você fosse mais um usuário satisfeito do que um vendedor.

 

2. Saiba Em Qual Estágio do Ciclo de Vendas Você Está

Você conhece o ciclo de vendas? Não? Então, vamos ter que fazer um post neste blog sobre isso. 

Se você conhece sim, então você sabe que a ideia é nunca voltar para trás. Não interessa se é um ciclo de um mês, de seis meses ou de um ano, o importante é você manter o seu cliente engajado e pronto para avançar no processo de venda. 

Não esqueça por quê o cliente está escolhendo o seu produto. No caminho até o sucesso, cada um dos passos é igualmente importante.

 

3. Não se Desanime

Não se deixe desanimar pelas rejeições e obstáculos, porque fazem parte do caminho. Você conhece alguém que vende tudo sempre sem nunca receber um “não”? 

Continuar apesar das dificuldades é a maior qualidade de um vendedor. É correto pensar que se não está conseguindo vender é conveniente mudar de estratégia. 

Mas saiba que não é recomendável mudar de estratégia cada vez que não conseguir uma venda. Se você confia no seu produto e desenhou uma boa estratégia, fique com ela, persista!

 

4. Não Perca de Vista as Finanças

Se você faz parte da equipe de marketing de uma empresa, mas a questão do orçamento é responsabilidade de um outro departamento, não se desligue dos números. 

Mesmo se o mundo das finanças não é a sua praia, não perca de vista o custo real do seu produto, os custos de produção, logística e comercialização. 

Um bom vendedor conhece em detalhe estes indicadores, que lhe permitem ter uma real dimensão do retorno que pode esperar pelo dinheiro investido.

 

5. Seja Previsor

No marketing digital, o planejamento é um requerimento-chave, é a base para construir uma estratégia sustentável. 

Por isso, você não deve esperar que as coisas aconteçam. Faça elas acontecerem! Tenha um calendário bem definido que lhe permite prever ações e reações. 

Improvisar é bom, mas é ainda melhor quando se faz sobre uma estrutura sólida, com ferramentas e táticas previamente desenhadas.

 

6. Diferencie-se da Concorrência

Se você quer saber como vender mais na sua loja virtual, procure a maneira de oferecer um produto diferente, que destaque da concorrência. 

Se o seu produto é, efetivamente, mais ou menos igual ao da empresa concorrente, busque um jeito de diferenciar ele através de fatores identitários ou culturais. 

Tente vender a experiência do produto, mais do que o produto em si

Se, de fato, o seu produto é bem diferente daqueles que oferecem às empresas concorrentes, desenhe uma estratégia de comunicação que foque nesses diferenciais. 

A pergunta é: por que é que os clientes escolhem o meu produto?

 

7. Ouça e Leia o Que os Clientes Falam do Seu Produto

Não fique com o “speech” do vendedor, nem com os relatórios que a sua equipe de marketing lhe oferece (mesmo sendo eles muito úteis, é claro). 

Leia os comentários dos clientes nas redes sociais, ouça o que eles dizem, interesse-se pelas suas dúvidas e reclamações. 

O processo de venda não termina com a venda em si. Já se perguntou como vender mais para o mesmo cliente? Para fomentar a fidelização dos seus consumidores, é indispensável que eles sintam que eles são muito importantes para você. 

Cada cliente é o primeiro e o principal.

 

8. Não Seja Um Robô

Uma das coisas que mais odeiam os consumidores é falar com um robô quando o que eles querem é falar com um humano. 

Acontece muito com as equipes de help desks e call centers: eles atendem tantos clientes por dia que desenvolvem respostas automáticas, genéricas, quase robóticas. 

Nas situações de vendas face to face o sucesso dependerá, em parte, da capacidade do vendedor para ler o cliente e assumir as atitudes corretas. 

Às vezes é conveniente assumir uma atitude extrovertida e até quase informal com certos clientes. 

Outras vezes é melhor falar pouco e escutar muito. Há clientes que gostam de ser ouvidos e outros que gostam de ouvir. A chave aqui é a habilidade de se adaptar ao cliente e agir em consequência.

Gostou das dicas? Vamos ver a seguir mais algumas recomendações para vender mais usando diferentes plataformas digitais.

 

Como Vender Mais no Instagram

Com o crescimento que essa redes social tem tido experimentando nos últimos anos, cada vez mais empresários e pequenos produtores se perguntam como usar o Instagram para vender mais. Veja as seguintes dicas:

 

Crie Uma Conta Business

Parece básico demais, né? Mas muitas pessoas começam a ganhar seguidores e postar conteúdo no Instagram só para depois perceberem que deveriam ter criado uma conta business para ter acesso às opções de venda e aos relatórios.

 

Pesquise Hashtags Apropriadas

Utilize uma ferramentas de busca de tendências para saber quais os hashtags mais apropriados para você utilizar.

 

Invista em Anúncios

No Instagram é possível criar posts patrocinados mesmo com um orçamento pequeno. 

Com um bilhão de usuários mensais e um bom algoritmo que ajuda a identificar o seu público-alvo, essa rede social deve ser levada em consideração na hora de planificar a sua campanha online.

Quer saber mais? Confira no nosso blog os posts com dicas sobre como conseguir vender mais com Google Ads e Facebook Ads.

 

Como Vender Mais Pelo Whatsapp

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89% dos internautas brasileiros usam Whatsapp, convertendo essa rede social na terceira mais usada do país (por trás do YouTube e do Facebook). 

Se você está pensando como fazer sua equipe vender mais usando as redes sociais, não pode deixar de incluir o Whatsapp na sua estratégia. 

Veja a seguir algumas dicas básicas para você começar:

 

Tenha Uma Conta Profissional Separada da Sua Conta Pessoal

Importantíssimo! Não comece campanhas de marketing digital no seu telefone pessoal. Você ficará louco!

 

Use o Whatsapp Web

Usar o Whatsapp no computador é muito mais prático e útil para fazer marketing digital do que o celular.

 

Crie Uma Lista de Contatos

Vai vender para quem? Uma campanha no Whatsapp só faz sentido se você tem uma boa base de contatos.

 

Publicite o Seu Número de Whatsapp

Difunda o seu contato de Whatsapp nas suas redes sociais, no seu blog, no seu site e também nos e-mails que você envia. 

O público deve conhecer o seu novo canal de comunicação.

 

Crie Listas de Transmissão

Não crie grupos para vender os seus produtos ou serviços. As pessoas fácilmente sairão dele e até podem bloquear o seu número. 

Crie listas de transmissão e saiba bem quando usá-las. 

Não encha o Whatsapp dos seus clientes com notificações desnecessárias.

Achou interessante este conteúdo? Você já conhecia algumas dessas dicas? 

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