O Que São Indicadores de Desempenho e Quais Os Mais Usados?

Se você segue os nossos posts sobre marketing digital, com certeza intuía que faltava já pouco para a gente falar dos indicadores de desempenho ou KPI. 

Alguma coisa já dissemos sobre isso quando explicamos a importância do planejamento estratégico, quando expomos quais as estratégias de marketing digital mais comuns ou quando falamos sobre o que significa retorno sobre investimento (ROI).

Então, o que são indicadores de desempenho? No âmbito do marketing digital chamamos indicadores de desempenho empresarial ao conjunto de parâmetros e medições que nos ajudam a analisar se a nossa marca, campanha ou estratégia está indo pelo caminho certo, quer dizer, se o que estamos fazendo nos aproxima ou não dos nossos objetivos.

Agora sim, bora ver alguns alguns exemplos de indicadores de desempenho. Vamos lá.

 

Indicadores-chave de Desempenho Mais Usados

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Não existe um consenso universal sobre a quantidade de indicadores de desempenho de marketing. De fato, há quem discorda com as definições mais amplamente aceitas sobre o que é KPI e o que não é. Mas isso não é tão ruim assim.

A divergência de opiniões e a variedade de propostas só contribui para o enriquecimento do marketing digital tanto na parte teórica quanto na prática.

Isso é um indicador que mostra que o setor está vivo, crescendo, mudando e evoluindo. Mas, então, quais os indicadores KPI mais usados? Veja:

 

Indicador de Eficiência

Saiba que a ordem dos indicadores aqui nomeados não responde a uma lógica de hierarquia nem importância. É uma ordem aleatória

Mesmo assim, escolhemos começar pelo indicador de eficácia porque ele é um dos mais usados. Com ele conseguimos medir se estamos usando inteligentemente os nossos recursos.

A fórmula é simples: a nossa produtividade é igual à quantidade de produtos ou serviços produzidos em relação à quantidade de recursos investidos para produzi-los

Os recursos não são só materiais: o tempo é um recurso muito importante.

 

Indicador de Lucratividade

Se no balanço você tem mais perdas do que lucro, o indicador é claro, não é mesmo. Mas os indicadores de lucro servem para calcular a porcentagem de ganho que a organização tem contando tanto os ingressos quanto as despesas e impostos.

A fórmula do indicador de lucro: é ganho líquido / receita de vendas x 100 (para obter a porcentagem).

 

Indicador de Capacidade

Qual é o limite de capacidade que a sua empresa tem para produzir, estocar, distribuir e demais partes do processo? Qual a quantidade de trabalho que você pode assumir sem fazer colapsar o sistema produtivo da sua empresa?

 

Indicador de Valor

Este tipo de indicador pode parecer um pouco mais abstrato, mas preste atenção. Ele mede o valor que os consumidores atribuem a determinado produto ou serviço. Tem a ver com a percepção.

Os bonecos e objetos colecionáveis de Star Wars, por exemplo, são semelhantes a outros milhares de bonecos feitos com os mesmos materiais, as mesmas técnicas e obtendo resultados quase idênticos. Mas as pessoas valorizam muito mais esses bonecos do que quaisquer outros.

Isso faz com que a empresa que os produz possa colocar um preço mais alto do que as outras companhias produtoras de bonecos. As pessoas vão comprá-los de qualquer jeito.

 

Indicador Estratégico

Esse indicador serve para perceber em qual ponto da estratégia se encontra a nossa empresa ou campanha em relação às metas estabelecidas. 

Segundo o seu planejamento estratégico, em certo momento a sua empresa ou campanha deveria atingir um objetivo específico particular, de acordo com o planejado. 

O indicador estratégico servirá para saber se estamos ou não indo pelo caminho certo.

 

Indicador de Qualidade

Os indicadores de qualidade servem para detectar falhas no sistema. A fórmula se calcula relacionando o número de produtos ou serviços entregues com sucesso e sem inconvenientes e o número de produtos ou serviços entregues com erros, desvios, demoras, defeitos, confusões, quebras, acidentes, etc.

 

Indicador de Competitividade

Os indicadores de competitividade ajudam as empresas a entenderem qual a sua situação no mercado em relação com a concorrência. 

Qual das empresas concorrentes tem mais tráfego no seu site? Qual delas vende mais? Qual é a que investe mais em anúncios nas redes sociais

Esses são alguns tipos de indicadores de competitividade.

 

Indicador de Oportunidades de Venda

Quantas pessoas entraram no seu site, viram um produto, mas não o compraram? Com quais produtos aconteceu isso? 

Os indicadores de oportunidades de venda permitem identificar as dificuldades, erros ou barreiras existentes no seu funil de vendas

Por que os usuários desistem de comprar esse produto? Por que compram aquele outro? Qual a diferença na apresentação dos dois? É pelo preço? A descrição não é boa? Não dá para ver bem o produto na imagem? Etc.

 

Indicador do Bem-Estar dos Funcionários

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É sempre recomendável, quando tratamos com pessoas, falar com elas. Mas nem sempre é possível perguntar aos trabalhadores se estão contentes com a empresa, se gostam do trabalho que fazem e se estão de acordo com os processos internos da organização. 

Medo, vergonha, respeito… são muitos os fatores que às vezes dificultam esse diálogo sincero.

Por isso, para avaliar o nível de satisfação dos funcionários podemos medir as porcentagens de trabalhadores que chegam tarde ou vão embora cedo, o nível de absenteísmo, a participação em atividades de team building ou confraternização, a quantidade de colaboradores que foram trabalhar para empresas concorrentes, etc.

 

Indicadores de Rotatividade (Turnover)

Muito ligado ao tipo de indicador que nomeamos anteriormente, o indicador de rotatividade avalia especificamente a taxa de turnover que apresenta uma organização.

Rotatividade ou turnover são conceitos que se usam para se referir aos funcionários que abandonam a nossa companhia por escolherem trabalhar em outro lugar.

Pode se medir calculando o tempo médio de permanência dos funcionários na empresa ou dividindo o número de demissões pelo número de admissões.

Isso pode acontecer por diversos motivos: salário, cultura organizacional, liderança, processos, volume de trabalho, etc. Por isso, é importante lembrar que geralmente os indicadores são usados em conjunto para ter uma visão mais abrangente da situação da empresa. 

 

Indicadores de Processos

Estes indicadores avaliam, precisamente, como é que as coisas são feitas dentro da empresa. Os processos internos são mensurados para avaliar a qualidade dos fluxos internos de trabalho.

Os processos, naturalmente, variam muito dependendo da indústria. Por exemplo, uma empresa metalúrgica não utilizaria os mesmos indicadores de processos que uma companhia de marketing digital. Faz sentido, né?

Há mais indicadores e, com certeza, nascerão novos nos próximos anos. Achou interessante este post? Conte para a gente: quais os indicadores de desempenho que você usa? Comente aqui embaixo!