Links Patrocinados: Entenda Como Funciona a Estratégia!

Você viu aqueles anúncios que aparecem primeiro quando você faz uma pesquisa no Google? 

Esses resultados não são orgânicos, ou seja: eles não aparecem primeiro por terem sido otimizados para SEO. Eles aparecem primeiro porque são links patrocinados.

 

O Que São os Links Patrocinados?

 

Os links patrocinados são anúncios publicitários online que são exibidos nos resultados de pesquisa nos buscadores (Google, Bing) e nas redes sociais (Facebook, Instagram).

Eles funcionam com um sistema chamado pay-per-click (pagamento por clique). 

O anunciante só paga à plataforma quando um usuário clica no link do anúncio. Isto é chamado de custo por clique (CPC).

O anunciante escolhe quando é que quer investir por dia em um anúncio. Ele tem a liberdade de modificá-lo, segmentá-lo e até aumentar ou diminuir a quantidade de dinheiro investido em qualquer momento.

O pagamento, que é feito cada vez que um usuário clica no anúncio, depende de vários fatores, como a frequência de busca das palavras-chave escolhidas, a posição que o anúncio tem no ranking de sites e o custo por clique determinado pelo anunciante.

 

Tipos de Links Patrocinados

Existem três tipos de links patrocinados. Veja:

 

Links Patrocinados Por Palavra-chave

Este é o tipo de link mais utilizado e comum no Google. 

Os anúncios aparecem nos resultados de pesquisa dos buscadores quando um usuário insere certas palavras-chave que o anunciante escolheu.

Exemplo: um usuário escreve no Google as palavras-chave “impressora 3D” e “São Paulo”. 

Junto com os resultados orgânicos, o buscador mostrará links patrocinados das empresas que escolheram essas palavras-chave por estarem relacionadas com os produtos, serviços ou marcas que comercializam.

 

Links Patrocinados Por Assunto

Estes anúncios são mostrados em sites com conteúdos relacionados com o produto, serviço ou marca que o anunciante quer promover.

Exemplo: Se um usuário está lendo um artigo em um blog ou assistindo um vídeo sobre jardinagem, os anúncios que aparecerão estarão direcionados a empresas que buscam atingir a esse tipo de usuário para oferecer serviços de jardinagem ou venda de plantas e objetos de decoração para exteriores.

 

Links Patrocinados Por Perfil

Este é um tipo de link patrocinado exclusivo do UOL. Os anunciantes definem o seu público-alvo e o seu buyer persona

Então, a companhia mostra esses anúncios às pessoas que têm um perfil semelhante a aquele que o anunciante quer atingir. Os fatores que configuram esse perfil incluem dados como localização geográfica, idade e sexo.

Exemplo: um usuário do UOL que costuma jogar jogos online acessa a sua caixa de correio eletrônico e verá, na lateral direita, anúncios relacionados com o mundo gamer.

A seguir vamos ver como fazer link patrocinado no Google, no Facebook, no Instagram e no LinkedIn. Há outras plataformas, buscadores e redes sociais onde também é possível criar anúncios deste tipo, mas ficaremos com esses três que são, atualmente, os mais utilizados (e mais um, o bonus track).

 

Links Patrocinados: Google

A posição que um link patrocinado tem nos resultados de uma pesquisa no Google é determinado por uma série de algoritmos que visam manter certos parâmetros básicos:

  • O anúncio deve ser relevante;
  • O anúncio deve gerar uma boa experiência do usuário.

Isto significa que não necessariamente os anunciantes que pagam mais terão os seus links patrocinados aparecendo primeiro nos resultados de pesquisa

Poderíamos dizer que o Google Ads (a ferramenta de publicidade do buscador) premia (com uma melhor posição no ranking) os anunciantes que criam bons conteúdos.

 

Como Fazer Links Patrocinados no Google

Como em toda ação de marketing digital, o primeiro que deve ser feito é definir com claridade os objetivos da campanha: receber mais ligações, atrair mais visitantes, aumentar o tráfego.

Quando você definir os objetivos, o Google facilitará as ferramentas para anunciar da maneira mais efetiva. Mas, então, onde anunciar? A sua campanha será local, regional, nacional ou internacional?

Lembre que você poderá mudar o orçamento mensal sempre que você quiser. Seja criativo, mas também conciso quando for criar o seu anúncio. As imagens fazem com que o seu link patrocinado seja mais atrativo.

Você pagará somente o valor correspondente ao número de cliques que os usuários fizeram no seu link patrocinado

Beleza, mas quanto custa um link patrocinado no Google? Isso é você quem define.

Você escolhe quanto quer pagar por clique dentro do seu orçamento mensal. Aí o Google administra o seu anúncio para ele não ultrapassar esse orçamento. Também vai influir no seu pagamento a palavra-chave que você escolheu.

 

Link Patrocinado: Facebook

Com 2,4 bilhões de usuários ativos, o Facebook continua sendo a maior rede social do mundo. Por isso, anunciar na companhia do Zuckerberg é sempre uma boa escolha.

 

Como Fazer Link Patrocinado no Facebook?

O Facebook Ads é a ferramenta de marketing digital do Facebook. 

Ela tem uma grande vantagem: além da enorme quantidade de usuários que a plataforma pode atingir, oferece uma interessante variedade de opções de segmentação combinadas com um algoritmo muito efetivo.

Para criar links patrocinados no Facebook é necessário ter uma conta business. Elas são gratuitas e têm mais uma vantagem: com uma conta business do Facebook é possível criar conteúdo que pode ser replicado no Instagram, no Messenger e em sites parceiros.

É importante destacar isso aqui mais uma vez: sem planejamento não há sucesso possível. Antes de criar o seu anúncio no Facebook, defina bem o seu objetivo, escolha o seu público-alvo e desenhe uma estratégia de marketing digital.

Feito isso, entre na sua conta business e clique em “Criar anúncio”. Você configurar a sua campanha selecionando as opções que sejam mais adequadas para a sua estratégia: a segmentação, os espaços onde o anúncio será mostrado, o orçamento, o formato, etc.

De acordo com os comportamentos dos usuários, o seu anúncio será mostrado às pessoas cujos perfis entrem dentro dos parâmetros que você definiu.

 

Link Patrocinado: Instagram

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Com 1 bilhão de usuários (e contando) o Instagram é um ótimo espaço para você lançar a sua campanha de marketing digital. 

A ferramenta de links patrocinados do Instagram tem várias funcionalidades interessantes que podem ser ligadas à sua conta business do Facebook

Isto permite criar conteúdos que podem ser publicados nas duas plataformas simultaneamente.

 

Como Fazer Link Patrocinado no Instagram?

Desde o gerenciador de anúncios do Facebook você vai definir o seu link patrocinado no Instagram tendo em mente o seu objetivo, você deve definir aspetos como o alcance, o orçamento, o público-alvo, o tipo de conteúdo (texto, imagem, vídeo), etc.

A particularidade dos anúncios no Instagram é a importância que a imagem tem nessa plataforma. Por isso é sempre recomendável que as imagens sejam muito atrativas.

 

Link Patrocinado: LinkedIn

Os leads do LinkedIn são mais qualificados do que os leads de outras plataformas. Isto acontece pela enorme quantidade de dados pessoais que os usuários disponibilizam nesta rede social. 

A segmentação que permite o LinkedIn, aliás, é muito específica e realista.

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Seja no Google, no Facebook, no Instagram, no Linkedin ou na plataforma da sua preferência, os links patrocinados são a base do marketing digital atual

Seja em um site institucional, um e-commerce ou uma simples landing page a melhor ferramenta que as companhias têm hoje para ter presença, ganhar visibilidade e, é claro, atrair mais clientes são os links patrocinados.

Você já criou links patrocinados? Em qual plataforma? Deu certo? Por quê? Queremos conhecer a sua experiência! Deixe a sua opinião nos comentários.