10 Estratégias de Marketing Digital Para Investir em 2021!

Se você tem seguido os posts do blog da Chili, com certeza já leu os nossos artigos sobre estratégias de SEO, ROI, buyer persona e planejamento estratégico. Ainda não? Vá lá conferir, então! Se estiver com preguiça ou pouco tempo, não se preocupe, porque vamos fazer um breve resumo de alguns conceitos-chave de marketing digital antes de expor as principais estratégias para você investir em 2021. Bora!

 

Conceitos-chave de marketing digital

Vamos ver agora um pequeno glossário com os principais conceitos de marketing digital. Para informações mais detalhadas, leia os artigos dedicados a esses assuntos no blog da Chili.

Tráfego orgânico e inorgânico

O tráfego orgânico para um website é produzido quando os usuários encontram e visitam um site sem ter interagido com publicidade nenhuma. A estratégia mais usada para isso é o SEO. Pelo contrário, o tráfego inorgânico é pago, quer dizer: você pagou para atrair esses usuários.

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SEO

Conjunto de técnicas para a optimização de websites e conteúdos online com o fim de conseguir um melhor posicionamento nas páginas de resultados dos motores de busca (SERP – Search Engine Results Page).

ROI

A taxa de retorno de investimento ou Return of Investment, é o ganho (conversões, por exemplo) que você obtém em relação a certo investimento que você fez.

Lead

Um Lead é um potencial cliente/consumidor/comprador que forneceu de algum jeito suas informações de contato, portanto pode ser alcançado pela sua campanha de marketing digital. É, em definitiva, uma oportunidade de negócio, pois há um potencial interesse desse usuário no nosso serviço ou produto.

CPC

Custo por clique. É a forma de pagamento que usam as empresas em publicidade digital por cada vez que um usuário clica em um anúncio. Há outras formas, como Custo por cada mil impressões (CPM), Custo por lead (CPL) e Custo por Aquisição (CPA), entre outros.

RTB

O leilão em tempo real Real-Time Bidding é o método de compra e venda de espaços publicitários online de forma automatizada e instantânea. É muito utilizado, por exemplo, na publicidade programática.

KPI

Os indicadores-chave de desenvolvimento ou Key Performance Indicators são os parâmetros escolhidos em cada caso para analisar o desempenho de certa campanha ou anúncio web. No mundo do marketing digital, alguns KPI comuns são o número de visitas, a quantidade de tempo que as visitas ficaram no site, o número de cliques, os formulários preenchidos, as vendas, visualizações de vídeos, comentários recebidos, curtidas, etc.

Agora sim, vamos ver essas estratégias de marketing digital.

Principais estratégias de marketing digital para você investir em 2021

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Vamos ver quais as estratégias de marketing digital sugeridas pelos especialistas da Chili em 2021:

1. Use as palavras-chave certas

Só porque uma palavra-chave é muito popular, não quer dizer que ela vai funcionar com o seu produto, página, serviço ou campanha. Utilize buscadores de palavras-chave e utilize elas sabiamente.

2. Crie uma boa landing page

A landing page, home ou página de início, é a sua carta de apresentação. Ela deve ser visualmente atrativa, mas simples e direta. Desde ela o usuário deve conseguir contatar a empresa e também ir diretamente para os produtos ou serviços.

3. Otimize a velocidade de carga da sua página

A imediatez é muito importante no marketing digital. Se a sua página de início estiver cheia de elementos que fazem com que ela fique lenta demais, os usuários irão embora logo após ter entrado. Isso é uma das bases de qualquer planejamento estratégico de marketing digital sério.

4. Aproveite o poder da imagem

As imagens são poderosas. Tente usar imagens atrativas e com boa qualidade. Não esqueça de otimizar elas com meta dados para melhorar o posicionamento web.

5. Inclua Calls to Action

Continuar lendo, baixar app, comprar, adicionar ao carrinho, compartilhar, curtir, comentar, guardar… É muito importante incluir CTAs nas nossas páginas para aumentar o engajamento dos usuários.

6. Use muito as redes sociais

Ninguém pode negar a importância das redes sociais em estratégias de marketing digital. Você pode complementar a sua estratégia de SEO no Google, por exemplo, com campanhas de links patrocinados no Facebook e, ao mesmo tempo, investir em Instagram Ads. A eleição dos canais mais apropriados vai depender do seu objetivo, orçamento e público. Saiba mais sobre estratégias de marketing digital em redes sociais clicando aqui.

7. Não esqueça do e-mail marketing

Na gestão estratégica de marketing digital, o e-mail marketing continua sendo uma ferramenta eficaz e muito utilizada no mundo inteiro. Mas não adianta criar uma grande lista com todos os seus contatos e enviar um boletim informativo. Segmente o seu público também via e-mail.

8. Crie conteúdo original

Uma boa agência de marketing digital se preocupa por criar conteúdo original. O marketing de conteúdo é uma das tendências de marketing digital em 2021. Para mais informações sobre estratégias de marketing de conteúdo clique aqui.

9. Otimize a sua loja virtual

Há também estratégias de marketing digital no comércio eletrônico. Além de, por exemplo, investir em SEO para Amazon ou Facebook Ads, você pode otimizar a sua loja virtual aplicando as técnicas de SEO para e-commerce.

10. Pense em mobile

Cada vez mais usuários estão comprando através do celular. Falta pouco para os smartphones ocuparem quase a totalidade das compras online. Por isso, assegure-se que a sua página funciona bem no ambiente mobile.

Como criar uma estratégia de marketing digital?

Há muitos fatores a serem contemplados antes de começar a criar uma estratégia de marketing digital, entre eles: objetivos, orçamento, canais, público-alvo e buyer-persona, etc.

Por isso, muitas empresas preferem contratar os serviços de uma agência de marketing digital, pois ela conta com profissionais especializados que se dedicam todos os dias à pesquisa de novidades e desenvolvimentos tecnológicos e metodológicos para aumentar o tráfego, fazer crescer as vendas, incrementar os leads e melhorar a reputação online, entre outras metas.

Entre em contato conosco para começar a desenhar a sua estratégia digital agora. Não esqueça de deixar a sua opinião nos comentários.