Reputação Online: Qual a Importância e Como Construí-la?

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Possivelmente, você já ouviu alguma vez aquele ditado famoso que diz “cria fama e deita-te na cama”, né? O significado é bem óbvio: as coisas ficam mais fáceis quando se tem uma boa reputação online.

O enorme crescimento que o e-commerce tem experimentado nos últimos anos produziu um aumento considerável do interesse das organizações pelo conceito de reputação digital. E é entendível: 97% das pessoas leem reviews e comentários online antes de comprar um produto ou contratar um serviço.

Quase a metade desses potenciais clientes só confiam em produtos e serviços com uma alta pontuação e mais do que o 80% das pessoas não confiam em produtos com uma pontuação baixa. Portanto, uma boa imagem na Internet faz toda a diferença.

É por isso que cada vez mais empresas procuram por serviços de gestão de reputação online. Mas, espera aí, isto é só para reparar uma imagem danada? Não só, caro/a leitor/a. Veja:

 

Quais São os Benefícios de Uma Boa Gestão de Reputação Online? 

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A gestão de reputação online se baseia em processos de monitoramento e análise para orientar a percepção que as pessoas têm sobre determinado produto, serviço ou organização; mas não necessariamente quando essa percepção é negativa.

De fato, muitas organizações entendem que a gestão da reputação online pode funcionar como uma estratégia preventiva. 

Daí o foco no monitoramento: para se antecipar a situações que possam trazer consequências indesejadas.

As principais ferramentas para gerir a reputação digital são as técnicas de Search Engine Optimization (SEO)

Assim, a ideia é ganhar presença na Internet, aparecer logo no início em qualquer pesquisa no Google que esteja relacionada com os nossos produtos, serviços ou marcas, ter visibilidade em distintas plataformas e, particularmente, combater com conteúdo positivo qualquer informação que possa prejudicar a imagem.

O monitoramento e análise da nossa reputação digital permite:

  • compreender o que é que está sendo mais valorizado pelos usuários;
  • identificar quais produtos, serviços ou aspectos de uma organização são fatores de risco para a sua imagem.;Se antecipar a possíveis mudanças e tendências.
  • reconhecer oportunidades para lançar campanhas, melhorar a comunicação e focar em determinado produto, serviço ou tipo de conteúdo.

Com uma boa gestão de reputação online as organizações conseguem:

  • melhorar a sua presença na web;
  • influenciar a percepção que as pessoas têm sobre elas;
  • potenciar as decisões de compra.

 

4 Dicas Para Uma Boa Gestão da Reputação Online

Vamos ver a continuação algumas dicas para você entender a importância da gestão de reputação digital.

 

1. Tenha Presença na Web

Para ter uma reputação positiva ou mesmo negativa, uma empresa deve ter uma presença na Internet. Se ficar difícil para as pessoas encontrarem a sua empresa, produto ou serviço, a sua reputação, mesmo sendo ela positiva, será insignificante.

Além de “aparecer”, uma boa estratégia é criar conteúdo relevante para influenciar as opiniões dos consumidores e clientes. Isto é chamado de marketing de conteúdo e é muito útil para se posicionar como uma referência na web.

 

2. Use as Redes Sociais

É importante ter presença nas redes sociais. Muitas pessoas preferem checar as redes sociais de uma empresa para ver conteúdos relacionados com os serviços ou produtos que querem comprar, para fazer comentários ou mesmo ver comentários.

Mas as redes sociais não servem só para divulgação. Através delas é possível engajar às pessoas, criando conteúdo divertido e fomentando a participação e a comunicação entre usuários.

Há redes sociais que são indispensáveis, como o Facebook, Instagram e Twitter, mas também há outras que podem ser de interesse para certo setor o segmento da sociedade.

 Se o seu público-alvo está composto por jovens menores de 18 anos, uma boa opção é gerar conteúdo no Tik-Tok. Porém, se o buyer persona é um aposentado, o seu foco estará mais no Facebook.

 

3. Comunique-se Com as Pessoas

O diálogo com o público é muito importante. Responda às mensagens que sua empresa receber pelo Twitter, pelo e-mail ou mesmo pelo Messenger. 

As respostas personalizadas são muito valorizadas pelos usuários e ajudam a evitar comentários e reviews negativos. O monitoramento dos comentários permite identificar essas opiniões negativas e trabalhar nelas.

Pequenos presentes, respostas específicas para usuários e uma atitude dialoguista conseguem melhorar e muito a percepção que as pessoas têm da sua empresa.

 

4. Seja Criativo

Aproveite as tendências do momento e envolva-se em assuntos que interessam ao seu público-alvo. 

Há um exemplo curioso que aconteceu no Brasil em 2016. Os taxistas do Rio de Janeiro, em protesto contra a Uber, cortaram o acesso ao Aeroporto Internacional de Galeão. 

Além da legitimidade ou validez do protesto, a ação gerou, naturalmente, indignação nos passageiros e comerciantes ligados ao turismo e a mídia aproveitou esta situação para gerar matérias dramáticas e sensacionalistas.

Então, o que é que a empresa Uber fez? 

Esse dia os motoristas da app foram entregar alimentos de graça nas comunidades da cidade. Eles acabaram sendo os bons do filme. Transformaram uma situação tensa e negativa em uma oportunidade para divulgar o espírito solidário da empresa. 

As repercussões na mídia e nas redes sociais foram muito favoráveis. Quem procurasse no Google a palavra “Uber” nesse dia ia encontrar notícias dos motoristas distribuindo comida pelas comunidades do Rio. 

A campanha foi um sucesso.

 

Ferramentas de Gestão da Reputação Online

Você já sabe o que é que tem que fazer, mas não sabe como fazê-lo? 

Existem várias ferramentas para realizar uma boa gestão de reputação online. Vamos ver só algumas das mais conhecidas:

 

Quintly

Esta ferramenta permite analisar a sua performance nas redes sociais. Produz relatórios bastante completos e têm até uma versão gratuita.

 

Talkwalker

Esta plataforma se baseia na percepção que as pessoas têm de nós. Ela analisa “sentimentos” em postagens nas redes sociais tudo em tempo real.

 

Reputology

Esta ferramenta permite um approach muito mais específico de monitoramento e gestão de reputação online. 

Uma particularidade: a Reputology até oferece orientações de respostas para você usar nas redes sociais.

 

Social Mention

Este é um buscador de palavras específicas que permite monitorar as menções nas web, junto com as keywords relacionadas, hashtags e outras informações relevantes. 

Aliás, é grátis!

 

Contrate um Serviço Profissional de Gestão de Reputação Online

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Não precisa esperar até ter uma imagem negativa para se preocupar com a sua reputação online. Lembre, isto não é só uma estratégia defensiva ou uma resposta à queda da sua reputação. 

O monitoramento e o análise da percepção que os internautas têm da sua organização são tarefas que deve desenvolver periodicamente.

Publicidade negativa, fóruns agressivos e reviews ruins podem afundar a imagem das mais nobres iniciativas. Por isso, é importante estar preparado. 

Fale com os nossos especialistas e comece hoje a construir, proteger e resgatar a sua reputação online.