Confira 13 estratégias de SEO simples e fáceis que você aplicar ainda hoje no seu site!

Em outros posts deste blog a gente já falou do marketing digital, do que é SEO e como conquistar o topo do Google, explicamos o que são anúncios do Google Ads e os links patrocinados e também como desenvolver uma estratégia eficiente nas redes sociais da sua marca.

Agora vamos aprofundar nosso assunto nas estratégias de SEO para blog e SEO para sites, como criar uma estratégia de SEO e também algumas dicas para melhorar o SEO de um site. Bora? Vamos lá.

As estratégias de SEO que você for escolher vão depender do tipo de SEO que você achar mais apropriado de acordo com os seus objetivos. Veja:

 

Estratégias de SEO On Page (SEO na Página)

 

Este tipo de SEO tem o seu foco no conteúdo da página e na otimização desse conteúdo. A ideia é você conseguir que o seu site ganhe um melhor posicionamento nas classificações do Google através de palavras-chave específicas que são trabalhadas nessas páginas.

 

Unificar Posts

O objetivo é identificar páginas que estejam otimizadas para a mesma palavra-chave e unificar esse conteúdo todo em uma página só. Isto visa evitar o processo chamado de canibalização, que acontece quando o Google mostra mais do que uma página do nosso site como resultado da mesma busca com as mesmas palavras-chave.

Isto prejudica o posicionamento do ranking de páginas. É melhor que o Google mostre só uma das nossas páginas, mas nos primeiros lugares e não duas ou mais espalhadas mais abaixo na lista de resultados.

 

Procurar Backlinks Perdidos

A meta dessa estratégia é achar links em outras páginas que direcionam a páginas do nosso site que já não existem (erro 404). Isso acontece muito: links que levam para conteúdos que foram eliminados, mudaram ou já não são relevantes. Essa é uma boa oportunidade para recuperar links externos perdidos e direcionar eles para as páginas que nos interessam.

 

Melhorar a Experiência do Usuário na Página

A otimização de sites SEO permite aumentar o tempo que os visitantes ficam no nosso website e também o número de páginas que eles visualizam. 

Em outras palavras: manter os usuários na página, retê-los. Para alcançar esse objetivo podemos incluir dentro do conteúdo links a páginas relevantes no mesmo site e também banners ou pop ups.

 

Os Comentários Também São Conteúdos

Sim, os comentários também são conteúdo. Responda sempre e aproveite essa oportunidade para colocar mais palavras-chave ou sinônimos para melhorar o seu posicionamento.

 

Estratégias de SEO Off Page (SEO Fora da Página)

 

Este tipo de SEO é focado nos links que direcionam à página desde outras páginas, plataformas e apps. 

O número de “backlinks” que direcionam à sua página ajudam com que ela seja considerada relevante pelos motores de busca. 

Outro fator que ajuda a melhorar o posicionamento no ranking de páginas é a qualidade e autoridade dos sites, plataformas e apps que fazem esses links direcionarem à página.

 

Procure os Ladrões de Conteúdo

Há muito conteúdo duplicado na Internet: pessoas que pegam o conteúdo de um site, copiam e colam nos próprios sem fazer nem a mais mínima modificação, prejudicando o tráfego para a página original. 

Existem ferramentas para identificar esses conteúdos “roubados”. Entre em contato com esses sites, agradeça eles por terem utilizado o teu conteúdo e peça para eles incluírem uma aclaração e um link para a página original. Isto não só serve para texto. Também pode ser feito com imagens.

 

Guest Posting

Essa é uma das técnicas mais usadas (e também discutidas). A ideia é postar conteúdo em sites parceiros para atrair usuários para a nossa página. Parece fácil, mas não é simples formar essas parcerias. 

Há muitos fatores para ter em consideração: O tráfego do site parceiro é maior do que o próprio? É orgânico? Está em crescimento?

 

Monitoramento por Palavras-chave

Saiba o que é que está acontecendo, quem é que está bombando, o que é que se está falando e quais as tendências do momento monitorando palavras-chave relevantes.

 

Menções

Procure menções à sua marca ou produto na Internet e solicite uma referência e um link para a sua página.

 

Grupos, Fóruns e Redes Sociais

Aumente o tráfego para a sua página procurando os usuários. Não fique esperando eles aparecerem sozinhos. Promova o seu conteúdo em fóruns como Quora e Reddit, grupos de Facebook, etc. Procure nichos de mercado.

 

Estratégias de Technical SEO (SEO Técnico)

 

Este tipo de SEO tem a ver com a estrutura do site. Ele foca nos processos internos da página, na arquitetura dela. 

Os motores de busca analisam os códigos dos websites. As páginas mais sólidas tecnicamente (melhor construídas) têm maiores possibilidades de aparecer primeiro no ranking de resultados de busca.

 

Notas de Imprensa

São muito úteis para divulgar a nossa marca ou produto e criar autoridade para o nosso site. 

Crie uma base de dados com os jornalistas, bloggers, influencers e referentes da sua indústria ou setor. Classifique eles segundo distintos critérios. 

Trabalhe com um calendário. Mantenha-se atualizado, procure sempre novas mídias.

 

Marketing de Rede

O marketing de rede ou marketing multinível faz foco na construção de autoridade do um site através da criação de links que direcionam a ele. Isso ajuda o Google a entender que o nosso site tem uma boa reputação.

 

Rankings

Crie rankings, por exemplo, dos melhores influencers do Instagram brasileiros. Assim, quando você os mencionar, eles e os seus seguidores entrarão na sua página.

Premie os seus usuários mais ativos. Os usuários que mais interagem com você na sua página ou nas suas redes sociais devem ser recompensados através de dinheiro, badges, presentes, vouchers, etc.

Permita que as pessoas votem. Isso fará com que a responsabilidade de quem ficou no primeiro lugar dos Instagrammers brasileiros não seja sua e sim do processo democrático.

 

Invista em Anúncios

Promova o seu conteúdo com anúncios nas redes sociais e no próprio Google. Pode começar com investimentos pequenos e ir progredindo. Investir em publicidade é sempre uma boa ideia.

 

Mantenha-se Informado

Há mais técnicas e estratégias. Algumas delas estão sendo criadas e desenvolvidas enquanto você lê isso aqui. Não fique por fora delas, mantenha-se atualizado com as novidades do setor.

Gostou deste post? Quais estratégias e técnicas de SEO, otimização de sites e mobile site SEO você já usou? 

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