Redes Sociais: Como Gerar Resultados Com a Estratégia em 2020?

Segundo a Brandwatch, há no mundo uns 3.725 bilhões de usuários de redes sociais. 

Sendo que em média cada usuário tem entre 7 e 8 contas em redes sociais diferentes e dedica a elas umas duas horas ou mais por dia.

No Brasil esse número é ainda maior: cada brasileiro dedica às suas redes sociais uma média de 3 horas e meia todo dia

Esse número só é superado pela população das Filipinas.

A entrada das mídias sociais no Brasil é enorme. Uma pesquisa feita pela ComScore mostrou que o Brasil é responsável pelo 10% do tempo total gasto no mundo em redes sociais.

Considerando, aliás, que o Brasil sozinho contém a metade da população total da América do Sul, parece lógico que o mercado brasileiro do marketing digital seja tão atraente.

Mas antes de dar nome às redes sociais mais utilizadas no Brasil e como funciona a gestão delas, vamos começar com uma pergunta básica:

 

O Que São Redes Sociais?

As redes sociais são plataformas digitais que sustentam estruturas de comunicação em linha nas quais os usuários (pessoas e organizações) criam e interagem com conteúdos gráficos e audiovisuais.

As redes sociais fazem parte das mídias sociais, que também incluem outros tipos de plataformas de socialização digital de conteúdo e de interação social digital, como os blogues.

 

Quais as Redes Sociais Mais Usadas?

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No mundo o Facebook continua sendo o líder indiscutível das redes sociais, com 2.701 bilhões de usuários mensais. O segundo lugar é ocupado pelo YouTube, que tem 2 bilhões de usuários ativos todo mês. 

Bem perto dele, no terceiro lugar, está o WhatsApp.

No Brasil acontece um fenômeno curioso: o Facebook não está no topo das redes sociais mais usadas. Esse lugar de privilégio pertence ao YouTube. 95% dos internautas brasileiros usam essa plataforma.

O fato da rede social do Zuckerberg ter ficado no segundo lugar no Brasil não significa que ela não seja importante. 

Com 130 milhões de contas ativas, o país é o terceiro maior aportante de usuários à rede social no mundo, partilhando a posição com a Indonésia. 

Os primeiros dois lugares são ocupadas pela Índia e pelos Estados Unidos.

O WhatsApp é a terceira rede social mais usada no Brasil, mas ela tem um lugar central na vida dos brasileiros. 

É tão popular que muitas operadores incluem nos seus planos o uso ilimitado da app sem custo adicional. Isso fez com que muitas pessoas utilizem o “zap zap” não só como uma ferramenta para enviar e receber mensagens instantâneos, ele também é usado como medio de entretenimento e de consumo de notícias. 

89% dos usuários de Internet do Brasil tem WhatsApp.

 

O Que É Gestão de Redes Sociais?

As redes sociais são muito mais do que plataformas nas quais as empresas podem mostrar os seus produtos. 

Elas permitem uma interação direta com os usuários, favorecem a criação e gestão de uma reputação online e facilitam a busca de novos clientes e consumidores.

Ter presença nas redes sociais é indispensável para qualquer empresa que vise sobreviver e crescer no século XXI. Daí a importância do community management ou gerenciamento de redes sociais.

Uma boa gestão das redes produz:

  • Aumento do tráfego para o site;
  • Construção de uma identidade e uma reputação online;
  • Divulgar os seus produtos, serviços, conteúdos e marcas no mundo inteiro;
  • Maior segmentação para impactar o público-alvo;
  • Ganhar visibilidade mediante técnicas de SEO;
  • Gerar embaixadores entusiastas da marca mediante clientes fiéis e engajados;
  • Prever tendências e comportamentos dos usuários;
  • Obter relatórios detalhados do comportamento dos usuários e dos resultados das ações de marketing digital desenvolvidas.

Antes começar uma campanha de marketing digital nas redes sociais é necessário  adequada aos objetivos e recursos que a companhia tem. 

Não adianta se anunciar no mercado nacional se não temos a capacidade de produzir e distribuir os nossos produtos pelo país todo.

Da mesma forma, não é conveniente investir em anúncios em uma rede social que não é a mais usada pelo nosso público-alvo. 

Muitas companhias escolhem contratar agências de marketing digital para gerenciar os seus perfis e campanhas, porque elas têm um know how específico, evitando assim desperdiçar recursos em campanhas mal definidas.

 

Dicas Para Gerar Bons Resultados Com a Sua Estratégia Em Redes Sociais

 

Vamos, agora sim, partilhar algumas dicas para você ter em mente quando for planejar a sua estratégia. Veja:

 

Conheça o Seu Público-alvo

Se você quer promocionar a sua marca entre os adolescentes, não adianta muito investir em publicidade no LinkedIn. 

Uma opção mais adequada poderia ser o Instagram ou até o TikTok. Conheça o seu público e identifique quais as mídias sociais mais convenientes para a sua campanha.

 

Veja o Que as Outras Empresas Fazem

Não é crime espiar um pouco à concorrência

Os perfis públicos das empresas concorrentes podem ser muito útil para identificar o que é que elas estão fazendo e medir os níveis de interação que elas têm. 

Você pode tirar ideias e tentar construir uma estratégia superadora.

 

Tenha em Conta a Produção e a Qualidade do Conteúdo

Se você for investir pelo marketing de conteúdo é indispensável manter certa frequência de postagens

Uma rede social pobre, com pouco conteúdo ou com conteúdo pouco interessante não só é uma perda de recursos, é também uma forma de danificar a sua reputação online.

Mais uma vez: você deverá definir o tipo de conteúdo que fará pensando no seu público-alvo. 

Se você vende ferramentas, uma opção interessante é criar vídeos tutoriais de construção e reparação no YouTube.

Se você tem uma empresa que comercializa impressoras 3D pode ter um blog onde cria notícias e conteúdos interessantes sobre o setor. 

Assim, você vira uma referência e uma fonte de consulta. Você vira uma voz autorizada.

 

Como Anunciar Nas Redes Sociais?

As redes sociais têm plataformas próprias de gestão de anúncios que permitem segmentar o público-alvo, definir diversos tipos de conteúdo, gerenciar o orçamento diário, monitorar a performance das nossas campanhas de marketing digital e obter relatórios detalhados do comportamento dos usuários e da resposta deles aos nossos conteúdos.

Uma das maiores ferramentas de marketing digital em redes sociais é o Facebook Ads

Através dele é possível criar campanhas que abrangem também outras plataformas, como o Instagram, o Facebook Messenger e até sites parceiros.

Existem diferentes maneiras de criar, pagar e gerenciar os anúncios nas mídias sociais, mas a principal vantagem de todas elas é sempre a mesma: a conjunção da inteligência artificial, o big data e a enorme quantidade de informação pessoal que as pessoas partilham nas redes sociais, permitindo uma segmentação cada vez mais específica.

Você já criou anúncios nas redes sociais? Em quais? Obteve bons resultados? Fale conosco! Conte a sua experiência nos comentários?