Entenda O Que É Persona e Descubra Passo a Passo Como Criar Uma Para o Seu Negócio?

Marketing Digital

Seja bem-vindo a mais um post sobre marketing digital. Em outras oportunidades a gente falou um pouquinho sobre o que é persona no marketing. 

Mas hoje vamos aprofundar no assunto!

 

O Que é Persona no Marketing Digital?

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Para sabermos o que é uma persona no marketing devemos pensar no planejamento estratégico. O que é isso? Para lançar uma campanha publicitária online é necessário ter um plano de ação onde escolhemos os nossos objetivos, criamos os nossos indicadores de desempenho e definimos a nossa persona.

Para o marketing, a persona é a idealização ou a construção imaginária de um usuário que corresponde ao modelo do seu cliente ideal.

Ao invés de pensarmos, por exemplo, em um público-alvo de classe média de 18 a 45 anos, masculino, interessados em roupa desportiva e residentes da zona de São Paulo, o conceito de persona no marketing permite a gente imaginar um usuário que reúne essas caraterísticas: João, 23 anos, trabalha em uma loja e estuda para professor de educação física, mora na Vila Mariana, São Paulo.

Viu como funciona? A ideia é construir a sua persona através das características, interesses e hábitos do seu público-alvo.

 

Qual a Diferença Entre Público-Alvo e Persona?

O público-alvo é o conjunto de potenciais consumidores que você quer alcançar. Se você vende roupas para bebês o seu público-alvo será, provavelmente, mães e pais jovens. O público-alvo, portanto, é fruto da segmentação de mercado.

A persona, porém, não é um conjunto de potenciais clientes: é a idealização do cliente ideal. Poderíamos dizer que segmentar o mercado faz com que a gente encontre o nosso público-alvo; e o nosso público-alvo nos ajuda a construir a nossa persona.

 

Para Que Serve Criar Uma Persona?

O uso do conceito de persona no marketing digital se traduz em uma abordagem mais humana à questão de como alcançar as pessoas. 

A persona ajuda a direcionar mensagens para pessoas específicas, com experiências e interesses reais.

A criação de personas permite:

  • escolher um estilo de comunicação;
  • definir o tipo de conteúdo;
  • entender o valor que o seu produto ou serviço tem para o seu público-alvo;
  • desenhar estratégias;
  • eleger assuntos e tópicos de interesse;
  • analisar o comportamento dos seus potenciais consumidores;
  • melhorar a experiência do usuário no seu site ou app.

Há muitos exemplos de personas de marketing para a gente analisar. Poderíamos dar o exemplo da Nike. O público-alvo da Nike é, em linhas gerais, composto por todas as pessoas que praticam esportes ou atividades ao ar livre.

Uma persona para a Nike (como podemos ver nos seus anúncios publicitários) poderia ser uma mulher jovem que corre sozinha depois do trabalho para clarear a mente e se sentir livre.

Assim, a Nike consegue direcionar as suas mensagens diretamente para essa persona, construindo uma linguagem mais específica e menos mecânica ou genérica.

Mesmo as pessoas que não são nem mulheres nem correm pelas noites podem se sentir interpeladas pela mensagem da Nike, porque ela foca nos sentimentos: na noção de liberdade e empoderamento que dá o fato de correr pelas noites em solidão.

Então, vamos ver agora um passo a passo para você saber como fazer persona no marketing.

 

Passos Para Criar Uma Persona

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Em outros posts deste blog a gente já disse que o marketing não é uma ciência dura, quer dizer: há sempre discordâncias e abordagens diferentes. Por isso é que não existe um consenso universal sobre quais os passos para criar uma persona de marketing.

Os especialistas em marketing digital da Chili, porém, recomendam os seguintes passos. Vamos lá:

 

Faça Uma Pesquisa de Usuários

No marketing digital a pesquisa é tudo. Conheça o perfil dos seus usuários. Confira os dados demográficos, etários, qual a nacionalidade deles, profissões, crenças, hobbies, interesses, preocupações, etc.

Mas não só isso: saiba quais os dispositivos que eles usam, qual o sistema operacional deles e outros aspetos técnicos que vão te ajudar no planejamento estratégico.

Entrevistas e questionários são as metodologias mais comuns para obter este tipo de informação.

Naturalmente, o nosso público-alvo é composto por pessoas com diferentes características, mas há alguma coisa que todos esses potenciais consumidores têm em comum. O quê? O potencial interesse no seu produto ou serviço.

 

Fale Com Pessoas Reais

Feita já a pesquisa, você consegue ter uma ideia mais específica sobre os seus potenciais consumidores. Você está em uma instância de transição entre a definição do seu público-alvo e a construção da sua persona. 

Agora é o momento de falar diretamente com as pessoas.

O que é que você vai perguntar? Escolher as perguntas certas é chave na definição da persona de marketing. Como saber quais as perguntas corretas? São aquelas que direcionam as respostas às informações que você quer receber.

Não fique com o que você já sabe e não se apoie exclusivamente na intuição. Fale com os seus clientes pessoalmente, via e-mail ou pelo celular. 

Também pode criar questionários nas redes sociais ou tópicos em fóruns especializados.

 

Organize as Informações

Já coletou suficiente informação? Beleza, agora vem a parte em que você analisa, classifica e organiza os dados recebidos. O objetivo é identificar as tendências, noções, desejos, preocupações e interesses que as pessoas têm em comum.

Quantas personas você quer criar? Só uma parece pouco real, mas se for criar um monte, depois será difícil de gerir. Três ou cinco personas é um bom número para começar. 

Ainda assim, isso vai depender do tipo de organização, da indústria, dos objetivos, etc.

 

Defina as Suas Personas

Já fez uma pesquisa, falou com as pessoas e definiu em linhas gerais certo número de personas. Agora é o momento de polir essas personas: nomeie elas e compartilhe esses perfis criados com os times da empresa: marketing, conteúdo, vendas, etc.

Com as pessoas bem definidas é possível começar com os brainstormings para definir a estratégia de marketing digital mais adequada.

Como tudo no marketing, as personas devem ser submetidas a revisões e atualizações. Elas não são entidades estáticas. Elas se ajustam aos tempos, tal como qualquer empresa dinâmica e competitiva.

O que você achou deste post? Você já construiu uma persona? Deixe a sua experiência nos comentários! Queremos conhecer a sua opinião!