SEO: O Que É e Como Conquistar o Topo do Google em 2020?

Marketing Organico

Quando você for pesquisar alguma coisa no Google, dificilmente irá até a segunda página de resultados, certo?

Segundo uma pesquisa da imFORZA, 75% dos usuários nunca clicam em resultados após a primeira página do buscador quando faz uma pesquisa online.

Daí a importância de se posicionar nos primeiros resultados. Mas, então, como é que isso se consegue? Através do SEO marketing. 

Agora é o momento de fazer a pergunta-chave: o que é SEO?

 

SEO: Significao

SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization. Este conceito é traduzido ao português como Otimização para Motores de Pesquisa, Otimização para Mecanismos de Busca ou até Otimização de Sites.

O SEO é composto de estratégias que visam melhorar o posicionamento de um determinado site nas páginas de resultados orgânicos (sem pagamento nenhum) nos buscadores de Internet (dos quais os maiores são o Google e o Bing).

O objetivo desse posicionamento é gerar tráfego para o site, além de conversões (leads, compras, envios de formulários, agendamentos, etc.).

 

O Que É Google SEO

o-que-e-google-seo

O gigante de Silicon Valley é o maior buscador do mundo e é nos primeiros resultados da primeira página do Google onde as empresas querem aparecer. 

A companhia avalia as páginas que serão mostradas como resultados de pesquisa utilizando distintos algoritmos, dos quais o mais famoso é o PageRank.

 

O Que É PageRank?

O PageRank é um dos algoritmos que utiliza o Google para posicionar os sites nos resultados das buscas.

Mas como é que esse algoritmo define qual página deve se mostrar primeiro e qual depois? 

Simples, a ferramenta mede a importância dos sites se baseando na quantidade de links que apontam a eles, além de outros fatores como a relevância e qualidade dos conteúdos, que fazem parte da experiência do usuário para definir como será formada a SERP da pesquisa.

 

Como Aparecer Primeiro no Google?

como-aparecer-primeiro-no-google

Não basta apenas colocar palavras-chave em uma página para ela aparecer nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa do Google. O funcionamento dos algoritmos é bastante mais complexo do que isso. 

Se não fosse assim, as nossas pesquisas dariam resultados completamente aleatórios e iriam nos direcionar a páginas cheias de palavras-chave, mas que não necessariamente tem conteúdo útil ou até relevante.

Como é que o Google define a relevância de um site? Se baseando em três conceitos:

  • Reputação: Aspectos técnicos do site (estabilidade do provedor de hospedagem, estrutura de programação, etc.);
  • Autoridade: A pertinência dos conteúdos do site em relação às temáticas que contém e ao universo de significado do qual faz parte;
  • Popularidade: A quantidade de links de fontes relevantes, com boa reputação e autoridade que apontam para o site.

Portanto, o que faz uma agência de SEO? 

Elas utilizam estratégias de otimização nos sites dos clientes para que os algoritmos dos motores de busca indexem melhor eles. Como é que o conseguem? Aplicando algumas técnicas de marketing SEO como as seguintes:

 

Saiba Quais Palavras-chave Utilizar

As palavras-chave são a base, a matéria prima do SEO. São os termos (palavras, frases) que as pessoas utilizam quando pesquisam coisas na Internet. 

Ao redor desses termos é que se gera um conteúdo o suficientemente otimizado para que o motor de busca entenda que o nosso site é relevante para essa pesquisa.

Existem várias ferramentas que ajudam a encontrar as melhores palavras-chave. Uma dessas ferramentas é o Keyword Planner do próprio Google.

 

Crie Conteúdo de Verdade e Relevante

A complexização do funcionamento dos algoritmos dos buscadores fez com que cada vez seja mais difícil enganá-los. Se queremos otimizar o nosso site, é preciso criar conteúdo de verdade, relevante e coerente.

O marketing de conteúdo é uma parte do marketing digital que foca especialmente na geração de posts gráficos e audiovisuais para melhorar o posicionamento dos sites no ranking dos buscadores.

A importância do conteúdo se reflete também no tempo que as pessoas permanecem no site. Se o conteúdo é bom, os usuários passarão mais tempo na nossa página e isso ajuda a melhorar o posicionamento.

 

Tenha um Site Dinâmico

O que é que quer dizer com dinâmico? Que seja responsivo, intuitivo, fácil de usar, ágil e visualmente atrativo. 

Aliás, ele deve ser capaz de se adaptar a distintos dispositivos (computador, tablet, celular).

 

Aposte no Link Building

Uma estratégia muito útil no SEO é o link building. 

A ideia é que o nossos site suba no ranking de resultados de pesquisa dos buscadores. E uma das maneiras de fazê-lo é conseguindo que outros sites incluam hyperlinks (ou links) em suas páginas que apontem para o nosso site. 

Sob diferentes formas, isto acontece muito no mundo do marketing de conteúdo.

Quando uma página conhecida, que é uma referência na geração de conteúdo para certo público, inclui links a conteúdos de outra página, ela está lhe conferindo autoridade.

 

Escolha Uma URL Fácil e Relevante

Não é a mesma coisa ter uma página cujo código URL seja uma sucessão de símbolos, letras e números sem sentido aparente (chili.com.br/blog/1PUgRxrIoRzXIq) e uma página com uma URL mais amigável (www.chili.com.br/blog/marketing-organico/seo/). 

Isso é visualmente mais atrativo e ajuda os usuários a entenderem melhor a navegabilidade do site.

 

Organize o Seu Texto

O título ajuda os usuários entenderem do que é que trata certo conteúdo, mas também ajuda aos algoritmos. 

O título não deve ser muito longo e, se for possível, deve incluir a palavra-chave no começo.

Também se recomenda que a meta description não supere os 160 caracteres. E é conveniente utilizar subtítulos para separar a informação em núcleos temáticos. Isto ajuda à percepção dos usuários. 

A palavra-chave principal deve ir no título principal (h1) e as palavras-chave secundárias podem ir espalhadas no texto e também nos subtítulos (h2, h3).

 

Não Esqueça de Descrever as Imagens

Os algoritmos do Google não conseguem identificar o conteúdo das imagens dos nossos sites. Por isso é muito importante nomeá-las e incluir o texto alternativo (alt) nelas.

 Isso ajuda no posicionamento, já que o texto utilizado para as imagens também pode ser relevante para as pesquisas dos usuários.

 

Inclua Links Internos

A linkagem interna é muito útil, porque ajuda no posicionamento nos resultados de pesquisa. 

O conceito é simples: inserir links em diferentes páginas do mesmo site que levam os usuários para uma ou outra.

Isto fortalece à experiência do usuário, robustece as palavras-chave utilizadas e ajuda a reter os usuários no nosso site. Para que isso aconteça, os conteúdos devem ser realmente relevantes.

Sobreviver e crescer no mundo digital é ter visibilidade e ser relevante. Por isso, a empresa que contrata uma consultoria SEO sabe que é um investimento necessário, útil e até indispensável nos tempos que correm. 

Hoje, é inconcebível pensar no marketing digital sem SEO.

E aí, ficou claro para você o que é que o SEO faz? Você já aplicou alguma dessas técnicas SEO no seu site? Deixe aí nos comentários, queremos ouvir a sua opinião!