4 Ps do Marketing: O Que É e Como Funciona o Marketing Mix?

Já ouviu falar dos 4 Ps do Marketing? Não? Hoje é dia, então! Vamos analisar juntos quais são os 4 Ps do Marketing e como funcionam. Pronto? Bora!

Quem formulou pela primeira vez o conceito dos 4 Ps foi um professor de marketing da Universidade de Harvard em 1950. O nome dele era Neil Borden e ele chamou inicialmente a sua ideia de Marketing Mix. Os dois conceitos são usados indistintamente hoje.

Com o decorrer dos anos, a ideia do marketing mix foi mudando e se adaptando e até incluindo novos aspectos. De fato, o conceito de 4 Ps foi criado em 1960 por Jerome McCarthy, professor de marketing na Universidade Estadual de Michigan. McCarthy baseou a sua ideia, naturalmente, no trabalho do professor Borden.

É importante nos deter um segundo no conceito de “mix” (mistura), pois ele nos ajuda a entender melhor que os 4 Ps não são unidades separadas de sentido, independentes entre si:

Os 4 Ps são conceitos interconectados que são afetados tanto por fatores internos quanto por fatores externos, mas também influem um no outro.

  • Fatores internos que influem nos 4 Ps: a própria natureza do produto, o seu ciclo de vida e as características da própria companhia (objetivos, alcance, orçamento, etc.).
  • Fatores externos que influem nos 4 Ps: concorrentes, a qualidade e eficácia dos canais de comunicação utilizados, o comportamento do nosso público-alvo, legislação, hábitos culturais, entre outros.

 

Os 4 Ps do marketing

4 Ps Marketing 2

Os 4 Ps são Produto, Preço, Praça (ponto de venda) e Promoção. Ter em mente esses quatro conceitos é de grande ajuda na construção de uma boa estratégia de marketing digital.

É importante dizer que os 4 Ps não devem ser considerados como Key Performance Indicators. Ainda assim, estes quatro conceitos podem nos ajudar a encontrar e identificar os KPIs corretos. Como?

Os 4 Ps têm demonstrado uma grande eficácia no processo de identificação do que a audiência quer, a percepção dos produtos e serviços por parte dos usuários, qual a performance de um produto ou serviço em comparação com os produtos ou serviços dos concorrentes e muitos outros aspectos-chave do gerenciamento de negócios.

Não é raro encontrar, às vezes, alguns Ps adicionais, como Pessoas, Processos e Provas (Physical Evidence). Esses novos Ps foram incluídos para ajudar os anunciantes na persecução dos seus objetivos comerciais identificando obstáculos e superando desafios.

A chegada da Internet mudou o mundo da publicidade para sempre. A digitalização do mundo, o reino dos algoritmos, a automatização dos processos, a Internet das Coisas, a inteligência artificial, a revolução mobile e muitos outros desenvolvimentos recentes afetaram completamente o jeito no qual as pessoas entendem e fazem marketing.

Todos estes desafios, porém, não acabaram com a noção dos 4 Ps. De fato, o marketing mix é ainda reconhecido como um conceito muito útil. Agora vamos dar uma olhada mais em profundidade nessas famosas Ps.

Produto

Sem produto não há marketing, não é mesmo? O que é que você vende? Se você não tem nada para oferecer, para quê investir em marketing?

O seu produto ou serviço pode tentar satisfazer uma necessidade existente ou mesmo criar uma nova. Aliás, o nosso produto precisa ter uma qualidade, algo com o que se possa trabalhar para destacar seus benefícios. Por que é que o seu produto é melhor do que aqueles que os concorrentes oferecem?

Para ilustrar melhor esse assunto, vamos escolher três produtos. Esses exemplos vão nos ajudar no entendimento dos 4 Ps do marketing.

Caso A: vamos supor que você produz sapatos e botas de couro artesanais e de alta qualidade.

Caso B: você vende comida vegana para gatos.

Caso C: você faz massagem japonês.

 

Preço

O preço do seu produto é determinado por uma série de fatores. É importante considerar todos os custos de produção, armazenamento e distribuição, mas também ter em mente o preço estabelecido pelos concorrentes e até situações políticas e econômicas que podem afetar algum ou todos os estados do nosso ciclo produtivo e de vendas.

Dificilmente alguém discorde se dizemos que a meta principal da venda de um produto é obter um lucro, não é mesmo? Então, a ideia é que o seu ganho seja maior do que o seu investimento. A questão é quanto! Quão alto pode ser o seu lucro? Quanto você quer que seja? Os seus compradores podem aceder a esse preço? Vamos voltar para aqueles três casos que nós propomos.

Se você produz calçado de couro artesanal e de alta qualidade, você vai querer alcançar uma audiência com um poder aquisitivo suficiente para garantir o lucro com as suas vendas. Mas se você quiser expandir a base dos seus consumidores, não seria uma má ideia começar um desconto promocional nas redes sociais, por exemplo.

Você vende alimento vegano para gatos. O seu objetivo é alcançar donos de gatos comprometidos com a causa vegana ou consumidores de produtos e serviços relacionados com o veganismo, vegetarianismo, animalismo, defesa dos direitos dos animais e donos de animais domésticos. O seu público possivelmente esteja acostumado a pagar um pouco mais do que a média por certos produtos que não contém componentes animais ou que não envolveram sofrimento animal.

Vamos agora para o caso C: você faz massagem japonês, mas há alguns concorrentes fortes na sua área. Se você confia na qualidade do seu serviço, uma estratégia interessante pode consistir em estabelecer, desde o começo, um preço maior do que aquele que os seus concorrentes oferecem.

Essa estratégia, apoiada por uma boa campanha de marketing digital e branding, pode ajudar o seu negócio a se estabelecer como um fornecedor de serviços exclusivos. Um preço maior do que a média sugere um serviço de alta-qualidade. Os clientes interessados em serviços de luxo e procuram status através do consumo podem desenvolver interesse no seu negócio.

 

Praça (ponto de venda)

 

Pronto, você já definiu o preço do seu produto. Agora vamos ver onde e como promovê-lo. Quando os 4 Ps foram criados, o mundo da publicidade era muito mais físico do que hoje. O motivo é evidente: a Internet apareceu e com ela o eCommerce.

Se considerarmos o nosso exemplo do calçado artesanal, a colocação desse produto vai ser determinada por dois fatores principais: onde é que os os compradores estão e quantos produtos você é capaz de produzir e distribuir. Se a sua produção é pequena, pode se interessar por uma audiência exclusiva, disposta a pagar mais por produtos não massivos.

Se você quer inserir os seus sapatos no mercado da classe média, pode trabalhar com a ideia do status social e o refinamento que o seu produto oferece. Pode combinar essa ideia junto com um desconto promocional.

Uns bons locais para colocar o seu alimento vegano para gatos podem ser lojas e mercados de produtos veganos e vegetarianos. Se for incluir uma abordagem digital, deveria procurar fóruns, páginas, comunidades e grupos nas redes sociais onde os usuários estejam interessados em assuntos relacionados com o seu produto: além de veganismo, vegetarianismo e vida sã, procure espaços dedicados a animais domésticos e, particularmente, gatos.

O seu serviço exclusivo de massagem de estilo japonês precisa atrair à classe alta da cidade. Por isso, onde você pode focar a sua estratégia de publicidade? O clube de golf local é um bom começo. E o distrito financeiro da cidade? No ambiente digital, é importante entender os hábitos online dessa audiência: quais as páginas que eles visitam.

 

Promoção

Agora sim: estamos no mundo da publicidade e do marketing. Seja bem-vindo! Já falamos um pouquinho sobre promoção, é verdade (a gente não conseguiu se conter!). O motivo é entendível: na era digital os limites entre Promoção e Praça (ponto de venda) são bastante difusos.

Como é que você vai promover o seu calçado artesanal de alta-qualidade? Lembrando que você quer alcançar a classe alta da sua cidade, disposta a pagar um pouco mais do que normalmente custa um par de sapatos. O seu conceito-chave é status. Qual o canal mais adequado para você promover um produto que está muito ligado aos conceitos de autopromoção e status (além de certa quota de vaidade)? O Instagram, sem dúvida.

E o que fazer com o alimento vegano para gatos? Você colocou o seu produto em lojas e mercados físicos onde o seu público-alvo costuma comprar, mas agora você precisa de uma estratégia de marketing. Há muitos grupos e páginas no Facebook focados no veganismo, vegetarianismo e animalismo.

Também há muitos outros grupos e páginas sobre cuidado de animais domésticos. De fato, os gatos têm um status privilegiado na Internet. As pessoas adoram eles. Você poderia desenvolver uma estratégia dupla: você pode promover o seu produto nos espaços de interesse vegano e vegetariano destacando a importância de desenvolver alternativas veganas para a indústria da alimentação de animais domésticos; e também promover o mesmo produto nos espaços onde se congregam os amantes dos animais destacando os benefícios da nutrição vegana para os animais domésticos.

Voltamos para o seu serviço de massagem japonês. Como fazer para alcançar a classe alta da cidade? Você pode criar peças publicitárias para serem exibidas nos lugares físicos frequentados pelo seu público-alvo, mas também anúncios digitais para serem mostrados nos sites que o seu público-alvo costuma visitar. O jornal local focado em finanças pode ser um bom começo.

Os 4 Ps são muito úteis para desenvolver estratégias de marketing eficazes. Mais de 50 anos depois da sua formulação inicial, esse conceito continua fazendo parte das ferramentas essenciais do marketing digital.

O que você acha do marketing mix? Você aplica os 4 Ps no seu negócio? Deixe a sua opinião nos comentários. Se quer saber mais sobre marketing digital, siga o blog da Chili. Clique aqui se preferir contatar com o nosso time de marketing digital.