Veja Passo a Passo Como Encontrar a Melhor Agência de SEO do Brasil Para Consultoria SEO?

Quando você for pesquisar alguma coisa no Google, costuma conferir a segunda página de resultados? Não, né? De fato, quase ninguém o faz. 75% das pessoas ficam com os resultados da primeira página. É por isso que o SEO é tão importante.

Mesmo se for para aumentar a visibilidade do nosso site, atrair mais leads, melhorar a reputação da nossa marca ou vender produtos e serviços, o posicionamento nos primeiros resultados de busca no Google (mas também no Bing e no Yahoo!) faz parte de toda estratégia de marketing digital séria.

 

O Que É Uma Agência de SEO?

Então, como encontrar a melhor agência de SEO? O que é uma agência de SEO? Vamos dizer a verdade: não existem agências de SEO mesmo. O que existem são agências de marketing digital que trabalham com SEO. Mas, mesmo assim, aquelas agências de marketing digital especializadas em SEO costumam ser chamadas de consultorias SEO ou, diretamente, agências SEO.

Antes, porém, de descobrir como encontrar a melhor agência de SEO no Brasil, é necessário lembrar o que é SEO.

 

O Que É SEO?

SEO é o conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento orgânico de sites nas páginas de resultados dos motores de busca online mediante a otimização de conteúdos, URLs, imagens, descrições e títulos, link building, etc.

Se você for procurar pela “melhor agência de SEO do Brasil” e clicar nos primeiros resultados não orgânicos, estará clicando em um anúncio do Google Ads.

Mas se você for procurar pela “melhor agência de SEO em São Paulo”, por exemplo, o primeiro resultado orgânico (conteúdo não publicitário) será o site daquela agência de marketing digital em São Paulo que tenha otimizado melhor o seu próprio site para aparecer no topo do Google (depois dos anúncios, é claro).

Isso já é um bom indício: a agência domina mesmo as técnicas de SEO.

Se uma agência diz que é esperta em SEO, mas o seu próprio site não está otimizado para os motores de busca, possivelmente ela não seja tão boa como disse que é.

 

O Que Faz Uma Agência SEO?

o-que-e-uma-agencia-de-seo

Basicamente, uma agência ou consultoria SEO faz três coisas:

  • Diagnósticos: A agência faz um levantamento da situação da empresa em relação aos seus objetivos, analisa as ações adotadas, a estratégia e os processos internos, as metas propostas, o orçamento, etc. Também é importante analisar os concorrentes e o mercado. Feito isso, se apresenta um relatório.
  • Planejamento: Depois da análise, é o momento de estabelecer um plano de ação, com objetivos gerais e específicos, cronogramas e divisão de tarefas.
  • Ação: A estratégia entra em ação. Se cria conteúdo e se constrói, link building e se fazem todas as ações necessárias para alcançar os objetivos propostos.
  • Relatório: Análise do desempenho da campanha, aplicação de possíveis ajustes ou modificações que devam ser feitas na estratégia.

 

Para Quê Contratar Uma Agência de SEO?

Uma empresa pode ter diversos motivos para contratar os serviços de uma consultoria SEO:

  • Desempenho: análise da página ou plataforma, do seu funcionamento, user experience, velocidade, etc.
  • Migração: de sites ou plataformas.
  • Posicionamento: melhorar o posicionamento no pagerank, obter melhores resultados orgânicos.
  • Otimização mobile: para melhorar o desempenho da página ou plataforma no entorno mobile, por exemplo.
  • eCommerce: otimizar ou criar lojas online e catálogos digitais de produtos eCommerce.
  • Reputação: criação e otimização de conteúdo positivo, para melhorar, construir ou reparar a reputação online da empresa.

 

Quais os Benefícios de Contratar Uma Consultoria de SEO?

Nem todas as empresas têm equipes de marketing próprias. Muitas vezes há uma pessoa na organização que é encarregada de marketing e comunicação, mas isso não é suficiente para realizar grandes ações digitais. É por isso que existem os serviços de consultoria de SEO. Eles permitem:

  • Obter uma visão profissional e imparcial da empresa e da sua estratégia online.
  • Identificar riscos, debilidades e fortalezas na estratégia atual.
  • Criar um plano estratégico de otimização.
  • Melhorar a relação custo-investimento.
  • Projetar essa estratégia para o futuro (depois dos serviços contratados terem terminado).
  • Aumentar a produtividade.
  • Monitorar continuamente o desenvolvimento da estratégia e fazer as mudanças necessárias.
  • Conseguir uma maior visibilidade online (para a página, produto ou serviço).
  • Aumentar o tempo de permanência no site ou plataforma.

As vantagens são muitas, mas agora é hora de voltar à pergunta inicial:

 

Como Encontrar a Melhor Agência de SEO?

como-encontrar-a-melhor-agencia-de-seo

Quantas agências de SEO existem no Brasil? Muitas! Então, a questão é saber qual delas escolher. Mas, antes de procurar uma agência de marketing digital e SEO, é importante:

  • Definir o que é que queremos conseguir.

Se o nosso objetivo é identificar possíveis erros no design da nossa loja online, por exemplo, precisamos de uma equipe de profissionais com experiência em SEO para eCommerce.

Se o que precisamos é de serviços de reparação de reputação online, vamos ter que procurar uma agência de marketing especializada nesse tipo de ações digitais.

Por isso, a primeira coisa que devemos fazer é:

  • Pesquisar os trabalhos feitos, os clientes da agência e projetos desenvolvidos.

Toda agência vai te dizer que ela é a melhor no que faz. Por isso, convém se preparar e fazer as perguntas corretas: quem é que vai ser o responsável pela nossa conta? Quais os trabalhos feitos anteriormente por essa pessoa? Quais os prazos e metas propostas para alcançar os nossos objetivos?

 

É Melhor Escolher Uma Agência Grande ou Uma Pequena?

A eleição da consultoria SEO vai depender, primeiramente, do nosso orçamento. Mas atenção: uma agência cara não é necessariamente uma agência boa. Porém, se o serviço é barato demais, não podemos esperar grandes resultados. Não existe, ainda assim, uma fórmula universal: às vezes as grandes agências têm experiência e know-how, mas também podem oferecer um tratamento mais distante e impessoal.

Se sabemos o que queremos, fazemos um pouco de pesquisa e perguntamos e pedimos corretamente o que precisamos, vamos encontrar rapidamente a agência de SEO ideal para nós. É importante ter paciência e saber interpretar os sinais. Às vezes o melhor é seguir o próprio instinto.

Gostou deste artigo? Conte para a gente a sua experiência com agências de SEO brasileiras? Deixe a sua opinião nos comentários. Se quiser saber mais sobre técnicas de SEO, entre em contato com os estrategas de marketing digital da Chili clicando aqui.