Pinterest Ads: Por que Investir na Plataforma e Como Começar?

Você está pensando seriamente em investir no Pinterest Ads? Boa escolha! Muitos digital marketers ficam só no Facebook, no Instagram ou no Twitter.

Alguns, os mais despertos, trabalham também com o TikTok e o YouTube, mas há outras redes sociais e plataformas que são canais muito eficazes para atrair leads, ganhar tráfego, construir reputação online, promover downloads de apps e aumentar as vendas.

Spotify e SnapChat são dois bons exemplos, mas hoje vamos focar nos anúncios do Pinterest. Por quê? Por que o Pinterest é uma das redes sociais mais usadas do mundo. Ela tem quase 500 milhões de usuários mensais, dos quais 38 milhões são brasileiros.

 

O que é o Pinterest Ads?

Pinterest é uma rede social apreciada pelos jovens. Assim como o TikTok é a plataforma dos vídeos curtos, o Pinterest é a rede social das imagens. Os usuários utilizam pins (alfinetes) para “picar” imagens subidas por outros usuários, organizações ou empresas. Os conteúdos selecionados passam a fazer parte das coleções de interesses dos usuários ou pinners.

Desde receitas até marcas de roupa, as categorias de interesses dos pinners são variadas, mas permitem identificar claramente tendências e preferências. Essa dinâmica é particularmente útil para o targeting de audiência e definição de buyer personas, já que grande parte do processo de segmentação do público-alvo.

Tudo isso é bem aproveitado pelo Pinterest Ads, a ferramenta da própria plataforma para criar anúncios com imagens, texto e links dentro dela. Esses anúncios serão mostrados no feed de cada usuário, no perfil da empresa, na página de resultados de uma pesquisa feita pelo usuário ou na seção de categorias relacionadas.

 

Como funciona o Pinterest Ad?

 

Antes de escolher o tipo de anúncio no Pinterest Ads, devemos definir o nosso objetivo. Há distintas metas para perseguir no Pinterest:

Standard Pins

85% dos pinners dos Estados Unidos fazem compras baseados nos pins standard de marcas no Pinterest. É por isso que este tipo de Pinterest Ads é o mais usado.

Quando um usuário faz pin em um anúncio, este perde o texto do final que indica que se trata de um conteúdo promovido e passa à coleção do usuário como uma peça de conteúdo orgânico, permitindo a continuação do seu sentido publicitário por um tempo indefinido e sem custo nenhum.

Carousel Ads

O formato carousel (carrossel) é igual ao dos standard pins, só que ele permite incluir até cinco imagens em um post. O usuário só tem que deslizar as imagens para a esquerda ou para a direita para ver o set completo.

Cada uma das imagens inclui seu próprio link, título e descrição, portanto, cada anúncio do tipo Carousel pode incluir até cinco links diferentes.

Estes anúncios aparecem entre os pins orgânicos e só se diferenciam dos pins standard por terem na parte inferior da imagem uns pontinhos que indicam que o pin contém várias imagens.

É muito utilizado para mostrar diversas funções ou aspectos de um mesmo produto ou para mostrar uma série de produtos diferentes.

Video Pins

Os pins de vídeo se destacam no feed dos usuários. Segundo a própria plataforma, os pinners ficam 53% mais propensos a efetuar uma compra depois de terem assistido um Video Pin.

Há dois tamanhos possíveis: largura máxima e standard. Os vídeos standard são do mesmo tamanho que os pins normais. Os vídeos de largura máxima são mais caros, mas também maiores.

O anunciante pode escolher se quer que a reprodução automática do seu anúncio de vídeo inclua diretamente o som ligado ou desligado. Escolha a segunda opção e adicione texto no seu vídeo para uma melhor experiência para os usuários.

Shopping Pins

Se o seu objetivo é vender produtos online através da sua loja digital, os Shopping Ads são o formato ideal para você. Ele permite subir diretamente à plataforma os catálogos dos seus produtos e transformá-los em pins prontos para serem mostrados aos seus potenciais clientes.

Os Shopping Pins são o espaço publicitário para eCommerce do Pinterest. Eles aparecem no feed dos usuários e incluem imagens e descrições dos produtos.

Você pode incluir vários pontos na descrição do seu produto (o Pinterest recomenda entre 4 e 6) que linkam à página do produto no seu website.

Os Shopping Ads podem ser combinados com uma estratégia de SEO para eCommerce. Não esqueça que o Pinterest pode ser considerado também um motor de busca, portanto as técnicas de SEO no Pinterest funcionam perfeitamente.

App Install Pins

Estes pins promovidos incluem links que direcionam diretamente ao Google Play, à Apple Store ou ao website da sua app. A instalação da app começa no momento em que o usuário clicar no pin, sem ter que sair do Pinterest.

O mundo digital está virando cada vez mais mobile. De fato, 80% dos usuários do Pinterest usam essa rede social nos seus telefones inteligentes. Por isso, promover a sua app nesta plataforma é uma boa ideia.

Por que investir no Pinterest Ad?

 

O Pinterest é uma das redes sociais mais populares do mundo e é especialmente nos Estados Unidos. Estes usuários têm demonstrado quase 50% mais de inclinação a conhecer novas marcas se os comparamos com os usuários de outras redes sociais.

Quase 90% dos pinners fizeram uma compra depois de ter visto um anúncio no Pinterest pelo menos uma vez.

Investir no Pinterest Ads tem várias vantagens. Uma delas é a baixa concorrência em comparação com o Facebook, por exemplo. Aliás, os anúncios no Pinterest costuam ser mais acessíveis.

Outro aspeto positivo é o caráter perdurável dos anúncios do Pinterest. Quando um usuário faz pin em um anúncio do Pinterest, este gera uma cópia de si mesmo que vira um pin orgânico na coleção do usuário. Portanto, o seu anúncio não desaparecerá das coleções dos usuários que picaram ele, mesmo depois de você ter concluído a sua campanha.

Essa é uma caraterística muito importante, porque permite soster no tempo as possibilidades de obtenção de leads.

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