Entre os aprendizados da pandemia, podemos destacar a importância do e-commerce. O crescimento das vendas online nos últimos tempos fez com que cada vez mais empresas adotassem diferentes estratégias de SEO para não ficar por fora dessa tendência global. 

Por isso, preparamos um guia de SEO para e-commerce para ajudar você a vender mais em 2021, com insights valiosos de uma consultoria SEO. Vamos lá!

A importância do e-commerce

A Importância do e-Commerce

Todo mundo quer vender mais, mas como fazer isso através do e-commerce? Ter uma presença e reputação online não é suficiente, tampouco fazer postagens nas redes sociais sem um planejamento estratégico. É necessário ter esse processo bem elaborado, e uma agência especializada em SEO para e-commerce pode ser fundamental nisso!

Por que falamos da era do e-commerce? Porque entre 2018 e 2020 as buscas online do tipo “onde comprar tênis em São Paulo” ou “onde fazer pilates perto de Campinas” aumentaram 200%. Ou seja: as pessoas pesquisam no Google por produtos e serviços perto delas.

Mais da metade dos consumidores procuram produtos na Internet, independentemente se forem comprá-los ou não. Aliás, 70% dos especialistas no assunto concordam que as campanhas baseadas em estratégias de SEO são mais efetivas do que aquelas em base a anúncios pagos.

Está vendo a importância do e-commerce? Então, voltemos à pergunta que motivou este post: como vender mais pela Internet?

A resposta é: através do SEO.

O que é SEO?

O SEO (ou Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas e estratégias para posicionar um site nos primeiros resultados dos motores de busca. Utilizar palavras-chave eficazes é uma ferramenta essencial para alcançar o topo das páginas de resultados, e contar com uma agência de SEO pode otimizar ainda mais esse processo.

Por que usar SEO?

90% das pessoas que pesquisam no Google clicam só nos resultados que aparecem na primeira página

O primeiro dos resultados orgânicos (não promovidos) geralmente recebe um terço dos cliques totais. Os primeiros três resultados orgânicos recebem 61% dos cliques. Só 10% dos cliques vão para os anúncios.

Por isso, preste muita atenção às seguintes dicas para você conseguir vender mais com uma estratégia de SEO para ecommerce. Vamos lá!

Dicas para vender mais com SEO para e-commerce

Dicas Para Vender Mais com SEO Para e-Commerce

Escolha bem as suas palavras-chave

Há várias ferramentas para identificar o volume de buscas que cada palavra-chave tem, assim como a concorrência que existe para cada uma delas. 

Essas ferramentas oferecem sugestões de outras palavras-chave relevantes. O próprio Google tem um Keywords Planner que é muito útil.

As palavras-chave devem ser inseridas no título principal da página, no resumo do produto na loja virtual (se for o caso), nas imagens, na meta descrição e no meta título, no próprio conteúdo e na URL.

Otimize a sua URL

As palavras-chave devem ser incluídas na URL da página de maneira relevante e clara. Como se obtém essa distinção? Colocando hífens entre os termos

Nem pense em colocar uma URL do tipo chili.com.br/blog/112kg3p02mew. Fica horrível e não ajuda ao posicionamento web.

Faça da seguinte forma, por exemplo. Ao invés de escrever chili.com.br/blog/marketingorganico/seoparaecommerce (o que fica bem difícil de ler), recomendamos colocar chili.com.br/blog/marketing-organico/seo-para-ecommerce. Percebeu a diferença?

Invista em conteúdo

Crie conteúdo engajador e relevante. Evite apenas encher seu site de palavras-chave, e concentre-se em oferecer uma experiência de usuário de qualidade. Uma boa consultoria de SEO pode ajudar a desenvolver uma estratégia de conteúdo eficaz.

Unifique o conteúdo

Não tenha o seu conteúdo relacionado espalhado em distintas páginas, assim:

sitedeexemplo.com.br/produtos/produtosnovos

sitedeexemplo.com.br/novidades/produtosnovos

sitedeexemplo.com.br/produtosnovos

Evite múltiplos direcionamentos mantendo uma URL única. No exemplo das duas URLs que a gente colocou acima, como o Google vai saber qual das três URLs é mais relevante, sendo que todas elas direcionam para o mesmo lugar? Isso vai fazer com que o seu posicionamento no ranking de páginas seja baixo.

Use linkagem interna

Inclua nos seus conteúdos links direcionados a outras páginas do seu website. Isso faz com que o usuário tenha a possibilidade de permanecer por um tempo maior navegando pelo site. Isso ajuda também o Google a entender que a sua página é relevante, porque tem muitos links direcionados.

Escolha bem o texto-âncora

O texto-âncora é a parte do texto onde você coloca o link. Um erro muito comum é colocar o link em palavras como “clique aqui” para direcionar os usuários para uma outra página

Geralmente aparece em destaque, azul e sublinhado. O Google também lê o texto-âncora. Por isso, se você colocar o link em uma frase ou palavra que tenha a ver com o conteúdo linkado, o buscador saberá do que é que fala esse conteúdo. 

Isso ajuda a melhorar o ranking do seu site.

As imagens também são conteúdo

Tudo é conteúdo, até o nome das imagens que a gente inclui nos posts. Tente nomear sempre as fotos com palavras-chave que indiquem o que a imagem mostra, isso também ajuda no posicionamento SEO. 

E claro, também existe a possibilidade de incluir o alt text ou texto alternativo, que é o jeito que o Google tem de interpretar as imagens.

Proteja os dados dos seus clientes

O Google favorece os sites que têm certificação de segurança de dados. Assegure-se que o seu site conta com o protocolo HTTPS. 

A encriptação de dados não só é uma garantia de segurança para o Google, é também um fator determinante para os compradores online. Muitos meios de pagamento não aceitam trabalhar com sites que não têm essa certificação de segurança.

Melhore o tempo de carregamento

Uma plataforma de e-commerce que demora muito em carregar não tem futuro. Os internautas não são muito pacientes e os buscadores beneficiam as lojas virtuais mais rápidas.

Há distintas formas de fazer o seu site “mais leve”. Pode redimensionar as imagens para elas não serem pesadas demais. Também pode limitar a exibição dos produtos na sua loja virtual para não aparecerem demasiados na mesma página e a tornem mais lenta.

Tenha em mente os usuários mobile

Cada vez mais pessoas procuram, comparam e compram produtos online através dos seus smartphones. Por isso, é muito importante que a sua loja virtual seja facilmente adaptável ao formato mobile

O Google não gosta muito dos sites que não funcionam bem no celular (e os usuários também não!). Por isso, uma agência de marketing digital pode te auxiliar a otimizar seu site com SEO mobile. 

Trabalhe com SEO Off Page

Explore estratégias de SEO Off Page, como criar conteúdo em canais externos e fazer guest posting. Uma agência de SEO para e-commerce pode ajudar a implementar essas táticas de forma eficaz.

Se você ainda tem dúvidas sobre algum desses aspectos, confira os posts do nosso blog! Ali, você encontrará dicas e informações interessantes sobre marketing digital e muito mais.