O que é marketing digital: aprenda tudo sobre esta estratégia

Vivemos em uma era na qual a presença online é indispensável para o sucesso de qualquer empresa. 

Daí a importância das estratégias para ganhar visibilidade, promover produtos e serviços e atingir uma maior quantidade de potenciais clientes.

A maioria das pessoas conhecem os conceitos básicos do mundo da publicidade, mas e o marketing digital, o que é?

Continue lendo para descobrir ferramentas e dicas sobre!

O que é marketing digital?

O marketing digital é toda atividade de comunicação feita com fins comerciais de maneira online. 

A era digital fez com que o marketing “tradicional” virasse “marketing offline”, por ele acontecer fora da Internet.

Já sabemos o que é, mas agora cabe a pergunta: o que ele faz? 

No livro Marketing Digital (Digital Marketing) (Pearson, 2012 – Business & Economics), Dave Chaffey e Fiona Ellis-Chadwick oferecem uma explicação abrangente para entendermos como é que as empresas utilizam as tecnologias da informação e das comunicações para atingir os seus objetivos comerciais.

Vamos nos basear nos conceitos de Chaffey e Ellis-Chadwick para defender a seguinte afirmação: a estratégia é tudo. 

Fazer marketing online sem ter feito uma análise e planejamento prévio é como velejar sem bússola e leme. 

Muitos experts concordam com a existência de três pilares básicos para entender como funciona o marketing digital:

Jornada do cliente

É a análise e monitoramento do comportamento dos usuários em todos os canais online e offline da empresa. Geralmente, o seu percurso é dividido em quatro etapas:

  1. Conhecimento: descobrimento da marca pela primeira vez;
  2. Consideração: avaliação do nosso produto ou serviço e comparação com outros;
  3. Compra: momento da compra;
  4. Lealdade: recomendação da nossa marca.

Canais digitais

Este é o meio pelo qual as empresas enviam mensagens aos seus potenciais clientes. São os caminhos que os usuários usam para chegar até a nossa marca ou produto.

Alguns exemplos de canais digitais:

  1. Pesquisa Orgânica: Os usuários buscam (no Google, geralmente) utilizando palavras-chaves;
  2. Pesquisa Paga: São os primeiros resultados que aparecem no buscador ao introduzir certas palavras-chaves relacionadas com a nossa marca;
  3. Display: São, geralmente, banners que aparecem em páginas relacionadas com a pesquisa que os usuários fizeram. Exemplo: Google Ads;
  4. E-mail: Um dos canais mais utilizados para atingir os potenciais clientes;
  5. Social Media: As redes sociais são, sem dúvida, um dos maiores canais digitais que existem. Exemplo: Facebook Ads;
  6. Referral: São os usuários que chegam até a nossa página através de links existentes em outras páginas, vindos de sites de parceiros estratégicos.

Criatividade e conteúdo

O terceiro pilar do marketing online é a criatividade e conteúdo. Podemos encontrá-los em diferentes formatos, como imagens, vídeos, textos ou uma combinação de todos eles. 

Há quem diga que o marketing de conteúdo é a moeda do século. As peças criativas e de conteúdo podem ser:

  • banners;
  • vídeos publicitários;
  • publicidades de texto;
  • blogs;
  • tutoriais e vídeos explicativos;
  • infográficos.

Marketing digital: como funciona?

De acordo com Chaffey, podemos nomear cinco aspectos que uma empresa deve adotar em uma campanha de marketing digital:

Dispositivos digitais

Os potenciais clientes utilizam diferentes dispositivos para entrar em contato com a empresa (smartphone, computador, TV, Alexa, etc.). 

Às vezes até mesmo uma combinação deles. Por isso, é importante reconhecer essa complexidade na hora de planejar uma estratégia de marketing.

Plataformas digitais

A grande maioria das interações dos nossos potenciais clientes acontecem através de apps e buscadores. 

Por isso, investir em uma agência de mídia paga pode ser uma ótima estratégia para potencializar os seus resultados nessas plataformas digitais.

Mídia digital

Não é só através das apps e redes sociais que os nossos potenciais clientes entram em contato conosco. 

Existem diferentes canais de comunicação para engajar públicos, desde publicidade e SEO até mensagens e e-mails.

Digital data

Através de algoritmos e inteligência artificial é possível colher informações dos perfis das pessoas que visitam as nossas páginas e contas das redes sociais, identificando padrões de comportamento e tendências. 

Tecnologia digital

É o conjunto de ferramentas que uma agência de marketing digital utiliza para atingir e interagir com o seu público.

O plano de marketing digital

Toda estratégia de marketing digital deve se basear em um plano que será o nosso guia para atingir os nossos objetivos. Os passos desse plano são:

  • Definição dos objetivos: é importante saber o que queremos atingir com nossa estratégia, levando em conta fatores determinantes como tempo disponível, recursos e budget, etc.
  • Criação dos KPIs: Os key performance indicators ou indicadores-chave de performance são a indicação se nossa estratégia está no caminho certo. Se o nosso objetivo é aumentar o tráfego na nossa página, um bom KPI seria a quantidade de visitas que ela recebe diariamente.
  • Definição da persona: é a personalização do nosso público. Esse conceito serve para entender quais as motivações, preocupações e interesse dos nossos potenciais clientes.

Marketing digital: exemplos

Vamos ver a seguir só alguns exemplos que servirão, também, como dicas de marketing digital. Bora!

 Content marketing

Uma companhia que fabrica e vende drones produz artigos para um blog próprio sobre atualidade, notícias e tendências do setor. 

Assim, as pessoas que se interessam pelos drones entrarão no blog para se informar, tendo a própria companhia como uma voz autorizada, uma referência que merece ser consultada.

Search Engine Optimization (SEO)

É o processo de atingir mais usuários qualificados através das pesquisas nos buscadores. 

Os primeiros resultados serão os resultados pagos e os seguintes serão os resultados orgânicos. 

Uma das atividades básicas do Search Engine Optimization é a inclusão de palavras-chave relevantes no texto. 

Muitas empresas que ainda não dominam essa técnica optam por contratar uma agência de SEO externa, capaz de direcionar a equipe através das melhores práticas e resultados de SEO e SEM (Search Engine Marketing).

Precisando escalonar o SEO do seu site?

Mídia paga

Podemos entender a Mídia Paga como o SEO focado na publicidade paga. 

Se uma empresa que vende indumentária desportiva em São Paulo compra e coloca anúncios no Google, os usuários que façam pesquisas relacionadas à roupa esportiva na área de São Paulo encontrarão essa publicidade entre os primeiros resultados.

Você já pode perceber como o Google e a mídia paga são ferramentas fundamentais para campanhas de marketing bem sucedidas, certo? Para te ajudar a alcançar os melhores resultados, existem até tipos de agência de Google Ads que você pode pensar em contratar.

Habilidades indispensáveis para fazer marketing digital

Quais as habilidades necessárias para desenvolver uma boa campanha de marketing digital? Confira algumas delas:

  • SEO e SEM: o posicionamento de conteúdos nos buscadores de Internet é uma das bases do marketing digital atual e uma das suas mais fortes tendências.
  • Conteúdo audiovisual: cada vez mais as pessoas usam vídeos para se informar e se entreter. A criação de vídeos curtos para fins publicitários é uma das tendências de marketing mais fortes dos últimos anos.
  • Marketing de conteúdo: é um dos pilares do marketing digital. Sem ele é impossível alcançar o seu público-alvo. Crie conteúdo de qualidade, otimizado com técnicas de SEO e orientado à persona que você construiu.
  • Analytics: saber analisar e interpretar dados de campanhas de marketing é indispensável para uma boa leitura do desempenho das ações feitas e para a tomada de decisões certas no futuro.. 

O que a gente aprendeu hoje? Que além de ter um bom planejamento estratégico e uma definição clara dos objetivos e do público-alvo, há certas habilidades que todo digital marketer deve ter. Há dicas muito úteis para conseguirmos atingir os nossos objetivos comerciais e devemos lembrar que às vezes é melhor quebrar os moldes e sermos criativos, e até um pouco arriscados.

Você concorda com essas dicas e skills? Tem outras que você gostaria de adicionar? Deixe a sua opinião nos comentários.

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