Marketing Digital: Aprenda TUDO Sobre a Estratégia [2020]

Marketing Digital

Vivemos em uma era na qual a presença online é indispensável para o sucesso de qualquer empresa. 

Daí a importância das estratégias que as companhias desenvolvem para ganhar visibilidade, promover os seus produtos e serviços e atingir uma maior quantidade de potenciais clientes.

A maioria das pessoas conhecem os conceitos básicos do mundo da publicidade, mas e o marketing digital, o que é? Quais as estratégias que se usamos nesse tipo de marketing? 

Continue lendo para descobrir ferramentas, exemplos e dicas sobre!

 

O Que É Marketing Digital?

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O marketing digital é toda atividade de comunicação feita com fins comerciais de maneira online. 

A era digital fez com que o marketing “tradicional” virasse “marketing offline”, por causa dele acontecer por fora da Internet.

Já sabemos o que é, mas agora cabe a pergunta: o que ele faz? 

No livro Marketing Digital (Digital Marketing) (Pearson, 2012 – Business & Economics), Dave Chaffey e Fiona Ellis-Chadwick oferecem uma explicação abrangente para entendermos como é que as empresas utilizam as tecnologias da informação e das comunicações para atingir os seus objetivos comerciais.

Vamos nos basear nos conceitos de Chaffey e Ellis-Chadwick para defender a seguinte afirmação: a estratégia é tudo

Fazer marketing online sem ter um feito uma análise e um planejamento prévio é como velejar sem bússola e sem leme. 

Muitos experts concordam com a existência de três pilares básicos para entender como funciona o marketing digital:

 

Jornada do Cliente

É a análise e monitoramento do comportamento dos usuários em todos os canais online e offline da empresa. Geralmente, o percurso do usuário é dividido em quatro etapas:

  1. Conhecimento: Quando o usuário descobre a marca pela primeira vez;
  2. Consideração: O usuário avalia o nosso produto ou serviço e compara ele com outros;
  3. Compra: O usuário está pronto para fazer uma compra;
  4. Lealdade: O usuário recomenda a nossa marca.

 

Canais Digitais

Os canais digitais são o meio mediante o qual as empresas enviam mensagens aos seus potenciais clientes. 

São os caminhos que os usuários usam para chegar até a nossa marca ou produto. Alguns exemplos de canais digitais:

  1. Pesquisa Orgânica: Os usuários buscam (no Google, geralmente) utilizando palavras-chaves;
  2. Pesquisa Paga: São os primeiros resultados que aparecem no buscador quando um usuário introduz certas palavras-chaves relacionadas com a nossa marca;
  3. Display: São, geralmente, banners que aparecem em páginas relacionadas com a pesquisa que fizeram os usuários. Exemplo: Google Ads;
  4. E-mail: O e-mail é um dos canais mais utilizados para atingir os potenciais clientes;
  5. Social Media: As redes sociais são, sem dúvida, um dos maiores canais digitais que existem. Um exemplo de marketing digital nas redes sociais é o Facebook Ads;
  6. Referral: São os usuários que chegam até a nossa página através de links existentes em outras páginas. Portanto, eles não chegaram através de pesquisas no Google e sim através de sites de parceiros estratégicos.

 

Criatividade e Conteúdo

O terceiro pilar do marketing online é a criatividade e o conteúdo. Estes podem ser encontrados em diferentes padrões, como, imagens, vídeos, textos ou uma combinação de todos eles. 

Há quem diz que o marketing de conteúdo é a moeda do século. As peças criativas e de conteúdo podem ser:

  • banners;
  • vídeos publicitários;
  • publicidades de texto;
  • blogs;
  • tutoriais e vídeos explicativos;
  • e infográficos.

 

Como Fazer Marketing Digital?

Trabalhar com marketing digital é muito mais complexo do que postar no Facebook ou ter um site. 

Por isso, a principal pergunta que as pessoas fazem quando começam a se interessar pela estratégia é: como fazer?

De acordo com Chaffey, podemos nomear cinco aspectos que uma empresa deve adotar em uma campanha de marketing digital:

 

Dispositivos Digitais

Os potenciais clientes utilizam diferentes dispositivos para entrar em contato com a empresa ou os produtos e serviços oferecidos (smartphone, computador, TV, Alexa, etc.). 

Às vezes é mesmo uma combinação de dispositivos. Por isso, é importante reconhecer essa complexidade na hora de planejar uma estratégia de marketing.

 

Plataformas Digitais

A grande maioria das interações dos nossos potenciais clientes acontecem através de apps e buscadores, como Google, YouTube, Facebook, Instagram, Amazon, etc. 

Uma boa campanha de marketing digital deverá considerar todas essas plataformas e apps.

 

Mídia Digital

Mas não é só através das apps e redes sociais que os nossos potenciais clientes entram em contato conosco. 

Existem diferentes canais de comunicação para engajar públicos, desde publicidade e SEO até mensagens e e-mails.

 

Digital Data

Através de algoritmos e inteligência artificial é possível colher informações dos perfis das pessoas que visitam as nossa páginas e contas das redes sociais e identificar padrões de comportamento e tendências. 

Essa prática está sendo cada vez mais regulamentada no mundo, visando o direito das pessoas à privacidade.

 

Tecnologia Digital

A tecnologia digital é o conjunto de ferramentas que uma agência de marketing digital utiliza para atingir e interagir com o seu público.

O domínio desses cinco aspectos é a garantia de uma campanha de marketing digital bem encaminhada.

 

O Plano de Marketing Digital

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Toda estratégia de marketing digital deve se basear em um plano que será o nosso guia para atingir os nossos objetivos. Os passos desse plano são:

 

1. Definição dos Objetivos

O que é que queremos atingir com a nossa estratégia? Até onde queremos chegar? 

Na definição dos objetivos é importante ter fatores determinantes como o tempo disponível, os recursos e o budget, etc.

 

2. Criação dos KPIs

Os key performance indicators ou indicadores-chave de performance é a informação à qual devemos prestar atenção para saber se estamos indo pelo caminho certo ou não. 

Se o nosso objetivo é aumentar o tráfego na nossa página, um KPI que deve se olhar é a quantidade de visitas que ela recebe todos os dias.

 

3. Definição da Persona

A definição da persona é construção do nosso cliente estandardizado. É a personalização do nosso público. 

O conceito de persona serve para entender quais as motivações, preocupações e interesse dos nossos potenciais clientes.

 

Marketing Digital: Exemplos

Vamos ver a seguir só alguns exemplos que servirão, também, como dicas de marketing digital. Bora!

 

Content Marketing

Uma companhia que fabrica e vende drones produz artigos para um blog próprio sobre atualidade, notícias e tendências do setor. 

Assim, as pessoas que se interessam pelos drones entrarão no blog para se informar, tendo à própria companhia como uma voz autorizada, uma referência que merece ser consultada.

 

Search Engine Optimization (SEO)

É o processo de atingir mais usuários qualificados através das pesquisas nos buscadores. 

Os primeiros resultados serão os resultados pagos e os seguintes serão os resultados orgânicos. 

Uma das atividades básicas do Search Engine Optimization é a inclusão de palavras-chave relevantes no texto. 

Se a nossa empresa vende computadores, é importante pesquisar quais as palavras-chaves mais usadas pelos usuários no Brasil relacionadas com computadores. 

Mas se a nossa empresa só vende certa marca, é importante que as palavras-chaves sejam bem escolhidas, para evitar trazer usuários que não têm real interesse nos nossos produtos.

 

Mídia Paga

Podemos entender a Mídia Paga como o SEO focado na publicidade paga

Se uma empresa que vende indumentária desportiva em São Paulo compra e coloca anúncios no Google, os usuários que façam pesquisas relacionadas a roupa esportiva na área de São Paulo encontrarão essa publicidade entre os primeiros resultados.

Estes foram só alguns exemplos dos vários que poderíamos ter escolhido (social media marketing, e-mail, marketing de afiliação), mas é suficiente para entendermos a complexidade e as possibilidades do marketing digital.

 

Dicas Para Uma Boa Estratégia de Marketing Digital

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Vamos assumir que você já entendeu as noções básicas de estratégia em marketing digital e conhece as ferramentas mais comuns. 

Agora vamos compartilhar algumas dicas que vão ser de grande utilidade para desenvolver uma estratégia efetiva. Veja:

 

Informe-se

O mundo do e-commerce e da publicidade online é dinâmico e está sempre a mudar. Por isso é importante nos manter atualizados com as últimas tendências de marketing digital. 

 

Não fique por fora, não fique por trás. Seja proativo, investigue, leia blogs, siga as pessoas que sabem mais que você. Não perca o interesse pela informação.

 

Foque nos Dados

Até os especialistas mais experientes às vezes erram quando pretendem prognosticar resultados e comportamentos. 

Além da experiência e os conhecimentos que você possa ter, tome decisões sempre em base aos dados obtidos. No marketing digital 1 + 1 nem sempre é 2.

 

Atualize a Sua Estratégia

Você pode ter construído uma estratégia de marketing digital sólida e eficiente, mas não esqueça que o mercado, as pessoas e as tendências mudam o tempo todo. 

A revisão constante da própria estratégia é indispensável para manter ela relevante para o seu público.

 

Estabeleça Objetivos Imediatos

É bom nunca perder o foco no objetivo geral, mas para mensurar o progresso das suas ações de marketing é recomendável estabelecer metas pequenas para você conseguir rastrear passo a passo o desenvolvimento da sua campanha.

 

Habilidades Indispensáveis Para Fazer Marketing Digital

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Quais as habilidades necessárias para desenvolver uma boa campanha de marketing digital? Vamos ver algumas delas:

 

SEO e SEM

Se você ou seu time carecem de conhecimentos de Search Engine Optimization e Search Engine Marketing dificilmente vão conseguir construir uma campanha eficiente. 

O posicionamento de conteúdos nos buscadores de Internet é uma das bases do marketing digital atual e uma das suas mais fortes tendências.

 

Conteúdo Audiovisual

Cada vez mais as pessoas usam vídeos para se informar e se entreter. Por isso, o conteúdo audiovisual é o rei dos conteúdos. Quer chegar a mais pessoas? Aprenda a editar vídeos ou inclua no seu time alguém que saiba. 

A criação de vídeos curtos para fins publicitários é uma das tendências de marketing mais fortes dos últimos anos.

 

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é um dos pilares do marketing digital. Sem ele é impossível alcançar o seu público-alvo. 

Crie conteúdo de qualidade, otimizado com técnicas de SEO e orientado à persona que você construiu.

 

Analytics

Saber identificar, ler, analisar e interpretar os dados das campanhas de marketing feitas é indispensável para uma boa leitura do desempenho das ações feitas. 

Sem uma boa visão da data gerada pela sua campanha, resulta impossível tomar decisões certas.

 

Alguns Casos de Sucesso

Vamos ver agora alguns casos de sucesso para entendermos a importância dessas skills e dessas dicas que a gente compartilhou. Vamos lá.

 

Mint: do Nada ao Topo

A Mint é uma app onde os usuários podem centralizar todas as suas contas financeiras, obter atualizações em tempo real, fazer transações, realizar análises de orçamentos, etc. 

O desafio da Mint era se instalar no mercado promovendo dois conceitos: a segurança da sua app e os benefícios de condensar toda a sua atividade financeira nela. Basicamente, a Mint tinha que construir uma reputação online do zero.

Como fez a Mint para convencer todo mundo das bondades do seu serviço? Através do marketing de conteúdo. A Mint criou um blog direcionado a millennials com posts pensados para as necessidades e preocupações desse segmento social. 

Por exemplo: Como começar a comprar uma casa? É possível comprar um carro com um histórico de crédito ruim? Etc.

Outra estratégia desenvolvida pela Mint foi a rápida resposta nas redes sociais. Também utilizou muitos vídeos explicativos em poucos anos (de 2006 a 2009) já tinha se convertido em caso de sucesso estudado no mundo todo.

 

Dropbox: Embaixadores e Engajamento

Como o Dropbox faz para passar de ter 1 milhão de usuários em 2009 a mais de 500 milhões em 2016? Primeiro, começou com a conversão dos usuários em embaixadores da marca e depois apontando a contas premium, portanto: alvejando empresas e organizações civis.

É um produto grátis, porque o objetivo é engajar os usuários a passarem para uma conta premium. Uma das ações efetivas que o Dropbox fez foi criar e manter uma landing page simples que explica em uma frase só o que é e o que faz.

Outra ação foi encorajar usuários a partilharem nas redes sociais e convidarem mais usuários em troca de benefícios, como o aumento do espaço de armazenamento de arquivos.

 

Oreo: Criatividade e Oportunidade

Oreo é bem conhecida pela sua presença nas redes sociais. A famosa marca de biscoitos (ou bolachas para os fluminenses) tem com certeza uma equipe muito boa de social media que está sempre prestes a gerar conteúdo de emergência perante situações de grande atualidade. 

Com imagens originais, hashtags e posts ingeniosos, a Oreo aproveita situações da vida cotidiana para fazer marketing digital de qualidade.

Um claro exemplo disso é o caso da vez em que houve uma queda de energia durante um Super Bowl. A queda se prolongou por 30 minutos, durante os quais uma imagem viralizou na web: era uma Oreo na escuridão e uma frase: “Queda de energia? Sem problema. Você ainda pode molhar na escuridão”.

Percebeu o duplo sentido? Além de se você achou engraçado ou não, o senso de oportunidade e a rapidez do post aproveitando a situação fez com que esse conteúdo viralizasse na hora.

É bom ter um calendário de conteúdos, mas é bom também sermos rápidos, criativos e pensar fora da caixa.

O que a gente aprendeu hoje? Que além de ter um bom planejamento estratégico e uma definição clara dos objetivos e do público-alvo, há certas habilidades que todo digital marketer deve ter, há dicas muito úteis para nós conseguirmos atingir os nossos objetivos comerciais e há casos de sucesso que demonstram que às vezes é melhor quebrar os moldes e sermos criativos e até um pouco arriscados.

Você concorda com essas dicas e skills? Tem outras que você gostaria de adicionar? Deixe a sua opinião nos comentários.