Google Web Stories: entenda o que é e saiba como aparecer nos stories do Google

Marketing Digital

Existe conteúdo na internet para todos os gostos e não há dúvidas que todas as plataformas têm investido pesado nos stories. Basta ver como cada rede social tem a sua versão e como, apesar das diferenças, em todos os lugares onde se encontram, os stories seguem mais ou menos a mesma lógica. 

Eles são curtinhos, dinâmicos, alguns são interativos, atrativos e também estão no Google. O Google Web Stories está disponível no app do Google para smartphones e, em alguns aparelhos, o aplicativo já vem embarcado de forma nativa. 

Se você tem uma estratégia de marketing digital, então precisa conhecer o Google Web Stories e considerá-lo em sua estratégia. Vamos aprender um pouco mais sobre eles? Acompanhe!

Google Web Stories: o que é?

Assim como no Instagram, onde você abre o app e encontra automaticamente os stories das pessoas que acompanha pela rede, o Google Web Stories funciona de forma semelhante. Ao abrir o app do Google no celular — vale lembrar que não é o navegador Google Chrome — você verá conteúdos relacionados às suas opções de interesse, seguido por outros stories com mais conteúdo. 

A dinâmica aqui é a mesma dos demais stories espalhados pelas redes sociais, cada conta lança uma quantidade determinada de stories que o usuário consegue consumir arrastando na horizontal. Porém, existem algumas peculiaridades dos stories dentro do Google às quais vale a pena ter atenção — especialmente para sites. 

Vantagens de usar Google Web Stories

Além de aproveitar que o formato de stories está em alta para lançar seus conteúdos na internet, o Google Web Stories oferece algumas vantagens que não se vê em nenhuma outra rede social. Veja quais são. 

Integração com o Google Discovery

Caso você não conheça o Discovery no Google, esta é uma função do app do Google que centraliza leituras de um mesmo interesse do usuário. Ou seja, se você estiver produzindo Google Web Stories para o seu site de moda, dentro do Google Discovery esses stories vão chegar apenas para pessoas que têm moda como interesse. 

Ou seja, é muito mais simples do conteúdo encontrar seu público-alvo do que em uma rede social.

O Google está Investindo no Web Stories

O Google está sempre se desenvolvendo e o Brasil é um dos países que está recebendo esforços constantes para os web stories. Isso quer dizer que existem usuários interessados no formato e o Google está incentivando esse tipo de conteúdo. 

É mais interessante entrar nesse jogo do que na intrincada batalha pelo tráfego orgânico dos algoritmos das redes sociais. 

Stories mais completos

Apesar da dinâmica semelhante à dos demais stories, o Google Web Stories tem algumas opções mais elaboradas. Nele, é possível colocar a logo do site ou marca, um título em destaque e uma descrição da publicação. 

Além disso, os web stories podem conter metadados que ajudam a otimizar o SEO, porque também podem aparecer como resultado de buscas no aplicativo do Google e no Google Imagens. 

Como criar Google Web Stories?

Existem algumas formas diferentes de criar Google Web Stories. A primeira delas é com programação, mas se essa não é a sua praia, sem problemas! Existem algumas maneiras de contornar isso. 

Para quem usa WordPress, existe o plugin específico do Web Stories para WordPress, através do qual será possível criar o story dentro da ferramenta sem muita complicação.

As outras opções para quem não está no WordPress são o Make Stories e o Newsroom AI. A interface de criação dos dois é parecida com a do Canva, bastante intuitiva. Além disso, é fácil encontrar tutoriais que te ajudarão a soltar a criatividade. 

Dicas para criar Google Web Stories

Pronto para criar? Ótimo! Mas antes, dê uma olhada nessas dicas para fazer os seus Google Web Stories. 

Conteúdo de alta qualidade

No Google Web Stories, assim como em qualquer outro tipo de story, o conteúdo ocupa toda a tela do smartphone. Por isso, é muito importante manter alta qualidade nos vídeos e imagens — temos algumas dicas para  pesquisar imagens aqui.

Imagens sem texto

Nos stories do Google existem as opções de adicionar título e informações escritas na publicação. Nesse caso, é desaconselhável deixar textos na sua imagem, deixando que a imagem tenha o destaque necessário e seja complementada pelos espaços de texto do próprio Web Stories.

Títulos Pequenos

Pelo mesmo motivo de não usar textos nas imagens, é imprescindível deixar os títulos pequenos, caso contrário, eles podem ocupar espaços mais interessantes para a visualização da imagem.

Vídeos Legendados

Ser mais inclusivo é um esforço global e, por isso, o Google vem incentivando os vídeos com legendas no Google Web Stories, como forma de favorecer a compreensão dos surdos, por exemplo. 

Além disso, há muitas pessoas que visualizam o conteúdo sem ligar o som ou aumentar o volume, de modo que um conteúdo sem legendas pode perder a atratividade.

Use vídeos

Tudo indica que o futuro da internet é o vídeo. Então, assim como nos stories e nas redes sociais, o Google parece estar favorecendo quem cria conteúdo nesse formato. 

Publicações completas

Nos stories do Google, é possível acrescentar metadados como títulos e legendas. Aproveite todos os espaços da melhor maneira possível, porque todas essas informações otimizam as buscas sobre as suas publicações no Google. 

Integração com o site

Além de ter o Google Web Stories circulando no Google Discovery, é possível integrá-los ao seu site. Vale a pena ter uma sessão do site com eles para que os visitantes possam ter mais esse formato de conteúdo à disposição. 

Texto alternativo para as imagens

Aqui existem duas práticas benéficas, além dos textos alternativos nas imagens favorecerem o consumo do conteúdo pela comunidade cega, o Google também faz uma leitura muito positiva desses dados, indexando melhor as imagens dos seus stories nas pesquisas dos usuários. 

Conclusão

É importante estar antenado com os formatos que a internet consome mais para obter mais tráfego e criar uma presença marcante na internet. Assim, os Web Stories são uma ótima vitrine para qualquer conteúdo. Da mesma é o Google Meu Negócio, que além de ser simples e ter inúmeras funcionalidades é grátis. 

Preparamos um guia super prático para você colocar seu Google Meu Negócio pra funcionar — leia aqui!