Aprenda as melhores técnicas de como fazer pesquisas no Google Imagens

Um ditado muito popular diz que uma imagem vale mais que mil palavras. Mas, se você estiver produzindo conteúdo na internet, já deve ter percebido que por aqui precisamos das duas coisas: das imagens e das palavras! 

Por isso, ao pensar em conteúdos digitais, são necessários textos claros, simples e relacionáveis, além de boas imagens que os ilustram. 

Como o Google é hoje o grande centralizador de buscas da internet, ele também acaba sendo o buscador de imagens mais usado, principalmente com sua ferramenta Google Imagens.

Mas será que você sabe como procurar imagens no Google de maneira eficiente? 

Google Imagens e palavras-chave

Os arquivos mostrados na página de resultados do Google Imagens estão hospedados nos mais diversos cantos da internet. Assim que você insere uma palavra chave na área de busca, eles são agrupados e apresentados de acordo.

Já fica aqui uma boa primeira dica para procurar imagens no Google — escolha bem as palavras-chave.

Antes da pesquisa por imagem, faça uma lista de termos para usar. Elimine aqueles que possam ter duplo sentido e foque nas palavras que possuem mais significado. 

Por exemplo, se você estiver buscando por modelos de meia com estampa, apenas a palavra “meia”será muito vaga. E se, além das estampas, o interesse for em modelos mais descontraídos, talvez a melhor opção para a busca seja “meias divertidas”. 

Vale, inclusive, usar o Google Trends para chegar nos melhores termos de busca.

Agora, digamos que você tenha encontrado a imagem de meia perfeita no Google Imagens e queira usá-la para ilustrar um post no Instagram ou no seu blog de moda. Será que você pode realmente usar essa imagem, ou ela é protegida por direitos autorais? Essa é uma pequena armadilha para quem não sabe como procurar imagens no Google.

Como procurar imagens no Google sem direitos autorais

Infelizmente, ainda há uma ideia perigosa de que tudo o que está na internet é gratuito e de uso comum. Mas não é bem assim. Se você tem, ou quer ter, um alcance grande nas suas postagens, é muito importante que você tenha os direitos, ou autorização, para usar as imagens que encontrar no Google imagens

Vale lembrar que o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) é taxativo sobre o assunto, afirmando que o fato de imagens poderem ser facilmente encontradas através de buscadores da internet não isenta ninguém de respeitar os direitos autorais

Felizmente, é fácil encontrar imagens com autorização para uso e não entrar em problemas desnecessários. Existe uma opção de filtragem de direitos autorais na busca do Google imagens. Para usá-la basta:

  • Antes ainda de digitar os termos buscados, entrar em “configurações”, acionar a ferramenta “busca avançada” e ligar o filtro que mostra “apenas resultados de imagens sem restrição de direitos autorais” ou;
  • Após fazer a pesquisa por imagem, clicar em “ferramentas” e depois acionar o mesmo filtro na opção “direitos de uso”. 

Mas atenção! O próprio Google Imagens afirma que esses filtros podem falhar de vez em quando, porque eles dependem do preenchimento correto das informações da imagem — o que é feito por quem faz a postagem da imagem na internet.

Então, mesmo que você saiba como pesquisar no Google imagens com esse filtro ativado, vale a pena visitar os sites de origem da figura selecionada ou até fazer uma busca reversa.

Como e por que fazer busca reversa no Google?

Normalmente, usamos as palavras chave para encontrarmos uma imagem. Mas você sabia que é possível partir da imagem e não das palavras? 

Mas por que alguém usuaria uma imagem no Google para fazer uma pesquisa?:

  • Saber mais sobre a imagem — onde ela está postada e se pertence a alguém;
  • Encontrar imagens semelhantes — podemos ter achado uma imagem quase perfeita para ilustrar uma postagem, talvez encontremos uma melhor na busca reversa;
  • Descobrir plagiadores — se o dono de uma imagem for você, jogá-la no Google pode te mostrar outros sites que a estejam usando (se isso estiver ocorrendo sem a sua autorização, convém pedir os créditos devidos para fazer um backlink);
  • Achar mais versões da mesma imagem — encontrar outros formatos, outros tamanhos ou, se a imagem estiver cortada, é possível recuperar a versão inteira em outro lugar. 

Como vimos ao longo deste texto, as imagens têm um papel de protagonismo na produção de qualquer tipo de conteúdo, porque elas chamam a atenção, ilustram as ideias e também podem se tornar respostas de busca para outras pessoas que saibam como procurar imagens no Google.

A qualidade e o tratamento que as imagens recebem no seu site ou blog irão influenciar tanto a leitura das pessoas que recebem seu conteúdo, quanto a maneira como o Google rankeia sua página nas pesquisas. Isso acontece porque as imagens mais encontradas e clicadas geram mais click-through rate (CTR), que é a quantidade de cliques em algum anúncio na sua página. Esse anúncio, inclusive, pode ser feito através de uma boa imagem!

Gostou do conteúdo sobre o Google imagens? Saber usá-lo de forma inteligente pode ser muito benéfico para sua estratégia de SEO. Quer saber como?

A Chili é uma agência de marketing de performance, atuando para identificar, atrair e converter consumidores com foco em resultados.