Quais as principais tendências de Marketing Digital para 2022?

Marketing Digital

Acompanhar as tendências de Marketing Digital nem sempre é uma tarefa fácil, afinal, a cada dia muitas novidades surgem e enriquecem as possibilidades de atuação para as marcas.

Os profissionais do segmento podem acabar se sentindo confusos com tantas atualizações constantes, mas a verdade é que é preciso focar nos pilares mais essenciais do Marketing Digital e investir seu conhecimento naquilo que é possível aplicar de imediato.

Pensando nisso, criamos este artigo com as principais tendências de Marketing Digital para aplicar em 2022 em relação à SEO e Social Media. Confira!

Tendências de Marketing Digital 2022: SEO

Para começar, um assunto muito importante: entender o que o Google está implementando em relação à busca orgânica. Continue lendo e entenda!

Experiência da página: Core Web Vitals

A primeira novidade está relacionada à qualidade da experiência que o usuário tem ao acessar uma página.

Nesse sentido, o Core Web Vitals trouxe uma atualização recente nos algoritmos do buscador, incluindo novas métricas que têm como objetivo acompanhar três variáveis:

  1. A velocidade do carregamento de um site;
  2. A interatividade do usuário em cada página;
  3. A estabilidade visual do site.

Por mais que estes quesitos já fossem importantes anteriormente, a mudança de algoritmo comprova que eles passam a ter maior peso nos resultados, sendo cruciais para o bom desempenho em SEO em 2022.

Qualidade do conteúdo: Princípio EAT

Não é novidade que o conteúdo é a “menina dos olhos” do Google em relação à sua busca. Por isso, a big tech implementa constantemente novas formas de medir a qualidade do que é publicado nos sites.

O princípio EAT é a metodologia mais recente que o Google vem usando para cumprir essa verificação. Sua sigla significa que o algoritmo está olhando para especialização, autoridade e confiabilidade (trustiness).

Na prática, as marcas e os produtores de conteúdo precisam se atentar à profundidade e à especificidade de um texto, pois são estes os fatores que o farão se destacar na SERP.

Resultado das buscas: Featured Snippets

O movimento do “clique zero” está tomando conta das buscas. Afinal, desde o ano passado as featured snippets vêm tomando conta da SERP, de modo que os usuários passam a encontrar as respostas para aquilo que buscam sem precisar acessar o site.

O grande desafio para as marcas está em como ganhar relevância para o seu negócio mesmo com a esperada queda na taxa de cliques.

Tendências de Marketing Digital 2022: Paid Media

Agora que já esclarecemos as principais novidades da mídia orgânica, vamos trazer um olhar para a mídia paga, por meio das tendências das redes sociais. 

Pinterest Ads

Com um número de usuários cada vez maior no Brasil, o Pinterest lançou recentemente sua plataforma de anúncios para o mercado brasileiro.

É a chance que as marcas têm de apresentar seus produtos para os mais de 46 milhões de usuários ativos nesta rede social.

O principal diferencial que vem chamando a atenção das empresas em relação ao Pinterest Ads é a diferença no  comportamento do consumidor quando está usando a plataforma.

Diferentemente de buscar atualizações de pessoas e empresas ou de consumir conteúdos transacionais, o Pinterest é, no momento, a principal rede social voltada à inspiração.

Em um momento em que a velocidade das atualizações aceleram ainda mais a mente dos consumidores, o Pinterest se propõe a ser um oásis de tranquilidade e boas experiências para seus usuários. 

Por conta da profundidade de navegação dos usuários na plataforma, é possível explorar segmentações voltadas aos seus assuntos de interesse, bem como informações demográficas.

TikTok Ads

Além das infinitas possibilidades de segmentação e da alta concentração de usuários ativos na plataforma, a plataforma de anúncios do Tik Tok vem atraindo anunciantes brasileiros que buscam um canal onde consigam receber a atenção e a aceitação do público para engajar com conteúdos patrocinados.

Segundo uma pesquisa de 2021 da OpinionBox, 38% dos brasileiros já realizaram pelo menos uma compra na internet a partir de um anúncio no TikTok.

Além disso, o formato costuma ser bem aceito: 67% afirmaram que não se incomodam em assistir anúncios no TikTok, a única premissa é que eles precisam ser divertidos.

Segmentações no Meta

Junto com a mudança de nome — de Facebook para Meta — algumas modificações significativas em relação à segmentação da plataforma que engloba Facebook, Instagram e Messenger.

Recentemente, Mark Zuckerberg anunciou a remoção de segmentações avançadas que poderiam esbarrar em dados sensíveis, ponto crucial para o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Isso significa que as marcas não poderão mais segmentar suas campanhas com base nas seguintes informações dos usuários:

  • Saúde;
  • Etnia;
  • Posição política;
  • Religião;
  • Orientação sexual.

Com essas mudanças, as denominadas segmentações 1st party — que englobam retargeting e lookalike de públicos pertencentes à marca — são as grandes apostas dos especialistas em Facebook Ads para este ano.

 

Agora que você já sabe quais são as principais tendências de Marketing Digital para 2022, que tal receber uma consultoria de como implementá-las? 

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