Google Discovery: entenda o que é e como funciona essa ferramenta

Marketing Digital

Notícias são extremamente relevantes para o mundo em que vivemos! 

Uma pesquisa recente mostra que uma minoria de pessoas (apenas 9%) acham relevante o que circula nas redes sociais. Geralmente, o que leva mais usuários da internet para notícias são pesquisas com palavras-chave (32%) e sites ou apps que organizam um feed com o conteúdo do usuário (29%). 

Nesses dois últimos casos é quase impossível escapar do Google, principal buscador da internet, e também do Google Discovery, aplicativo que centraliza conteúdo relevante para os seus usuários.

Mas será que você sabe exatamente o que é o Discovery no Google? Entenda melhor essa ferramenta e saiba como ela funciona. Boa leitura! 

O que é Google Discovery? 

Disponível para iOS e Android, sendo inclusive nativo em alguns smartphones, o Discovery no Google funciona como um agregador de leituras. Através das buscas do usuário e do aprendizado de máquina, ele lança para os seus usuários outros conteúdos similares aos que foram pesquisados. 

Assim, quem pesquisa em seu Discovery no Google informações sobre “mercado financeiro” durante o café da manhã de segunda-feira, terá mais conteúdo relevante do mesmo assunto quando abrir o app no dia seguinte, sendo uma ótima opção para usuários que querem se manter bem informados.

Vantagens da leitura do Discovery no Google

O excesso de informação na internet é um problema real para muita gente. Ter aplicativos que nos ajudem a selecionar as informações que consumimos é muito importante. 

Nesse sentido, o Google Discovery oferece as seguintes vantagens.

Interface confortável

Ainda há quem resista a ler na tela e prefira o papel. A iluminação e a formatação podem criar incômodos que afastam as pessoas da leitura. O Google Discovery resolve com uma interface de leitura confortável que pode adaptar fontes, cores e ainda usar páginas simplificadas, favorecendo os produtores de conteúdo e seus leitores.

Sites confiáveis

Além do excesso de informação na internet, existe também o problema das informações falsas veiculadas por sites pouco confiáveis. Com o Google Discovery, é possível contar com a curadoria do próprio Google para receber boas informações postadas em portais relevantes para os seus nichos. 

Conteúdo direcionado

Nas redes sociais e em diversos grupos de mensagem é muito comum vermos conteúdo aleatório — até mesmo desnecessário. 

Com a seleção de conteúdos do Google Discovery, as chances de esbarrar em alguma dessas coisas é muito menor! 

Gerenciamento de interesses

Clicando nas opções de qualquer texto do Google Discovery, é possível ver a lista de interesses que o app está mostrando para o usuário e, ali mesmo, selecionar o que deve aparecer no feed ou não.

Campanhas no Google Discovery

Vantajoso para usuários, criadores e anunciantes, o Discovery no Google também lança campanhas de publicidade paga. Porém, diferentemente do Facebook, Instagram ou Google Ads, existem algumas características particulares do app que são muito interessantes. Vale a pena ficar atento!

Como funcionam as campanhas no Discovery do Google

Como o Google Discovery funciona selecionando conteúdos dentro do mesmo campo de interesses e palavras chave procuradas pelos seus usuários, os anúncios acontecem seguindo esses mesmos interesses, mesclando-se ao feed orgânico do usuário. 

Confira, a seguir, algumas vantagens das campanhas no Google Discovery.

Vantagens de fazer campanhas no Google Discovery

Aparência de anúncio nativo

Como o Discovery do Google procura sempre enviar conteúdos de acordo com as preferências dos usuários, os anúncios também são assim e, além disso, o formato do ad (imagem, título e botão para ação) é muito parecido com o restante do conteúdo que figura no app. 

Ou seja, a publicidade paga dentro do Google Discovery não gera uma sensação tão grande de interrupção, algo muito positivo para os usuários. 

Público qualificado

Por conta da dinâmica do app de leitura do Google, o público encontrado normalmente é menor do que seria se esses banners estivessem circulando em um site, por exemplo. 

Entretanto, como o anúncio foi lançado em um feed já com os mesmos interesses dos usuários (e também no Gmail e no YouTube), é bem provável que o público ali seja mais qualificado para consumir o produto da publicidade.

Foco em conversão

Os dados da plataforma podem ser usados com alguns objetivos específicos, como veremos, mas graças ao público qualificado e às próprias características do Google Discovery, suas campanhas são focadas em conversação.

Principais objetivos das campanhas Google Discovery

Focados na conversão do público, os anúncios do Google Discovery podem ser usados para fins diferentes, basta a equipe de análise dos anúncios estabelecer a estratégica e colocar a campanha para rodar. 

Geração de leads

Uma rede de contatos sólida é a garantia de ter um público para as suas campanhas sempre por perto. Assim, concluir ações no Google Discovery pode levar o público a deixar endereços de email ou telefones para contato na sua lista de leads. 

Relacionamento com o consumidor

Dê para o seu público a oportunidade de te conhecer melhor através de uma via de relacionamento, seja com um pedido de orçamento, ou entrando em contato para tirar dúvidas e diversas outras formas de atrair o público para fazer negócio a médio e longo prazo. 

Vendas

Vender é sempre questão de ter o produto certo para oferecer para o público que tem uma necessidade legítima. Com o público qualificado do Discovery no Google, fica mais simples levar esses produtos e serviços para quem deles necessita.

Reconhecimento de marca

Não é um objetivo primário de quem usa as campanhas pelo Google Discovery, mas ter o seu serviço, produto ou marca visto em um anúncio dentro de um app do Google ajuda a criar uma associação de imagem positiva com a marca 

Concluindo

Ter um negócio sem anunciar é impossível e em tempos de marketing digital, não é possível ficar de fora da internet. Além disso, observar os locais da internet onde é possível anunciar com as melhores estratégias é muito importante. Neste texto, vimos todas as potencialidades do Google Discovery. Outra boa opção para a sua empresa é aparecer no Google Meu Negócio — que, além de ser um ótimo serviço, é gratuito

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