O que é WordPress e como ele funciona? Entenda!

Marketing Digital

Um bom site ou blog é essencial para que as marcas tenham uma presença virtual marcante. Através dele, o público pode encontrar mais informações do seu negócio e avançar no funil de vendas por meio de campanhas e estratégias digitais. Certamente, isso vai gerar mais confiança no público, tornando-o cada vez mais cativo do carisma da sua marca e convertendo sua audiência em clientes. 

Muita gente ainda acha que é preciso saber muito de programação para criar um site ou blog. Mas não é! Especialmente quando você descobre o que é o WordPress, tema deste artigo. Entenda tudo e tire suas dúvidas!

O que é o WordPress?

Lançado em 2004, o WordPress é uma plataforma para criar e hospedar sites e blogs na internet e, além disso, auxiliar criadores de conteúdo a alimentar suas páginas.

Existem vários sites de instituições sérias que usam o WordPress, como a página da Casa Branca, por exemplo. E não é de se surpreender que 43% de todos os sites da internet tenham seu conteúdo gerenciado pelo WordPress.

Se você tem um site ou está pensando em criar um, continue a leitura para saber um pouco mais sobre para que se usa o WordPress. Vamos lá?

Como começar a usar o WordPress

Agora que você já sabe o que é o WordPress, basta entrar no site da plataforma e criar uma conta. A princípio, é possível usar tudo gratuitamente com algumas limitações. Porém, mesmo na versão gratuita, é possível ter acesso a várias funcionalidades que veremos neste texto. 

E se o usuário quiser as vantagens do plano pago, é possível fazer a troca e sair do WordPress.com para o WordPress.org — o que também disponibiliza o uso de plugins e oferece outras vantagens..

Funcionalidades do WordPress

Depois de descobrir o que é WordPress e ter criado a sua conta, chegou a hora de aproveitar as funcionalidades que a plataforma oferece para a criação de conteúdos dinâmicos e capazes de engajar a sua persona. Vejamos algumas delas!

Criação de posts

Dentro do WordPress é muito simples produzir postagens de blog, pois seu editor de textos, além de ser bastante intuitivo, é parecido com o Word e ainda conta vários recursos gráficos simples de se operar, gerando um padrão estético agradável e dinâmico que só agrega ao conteúdo criado. 

Hospedagem de arquivos

Caso seja necessário disponibilizar arquivos para o público (um mídia kit, por exemplo), o WordPress possibilita meios simples de fazer upload dos arquivos para a plataforma e torná-los disponíveis para download depois. 

Organização de conteúdos

Organize sua comunicação em páginas, menus, categorias e tags personalizados com facilidade, tornando tudo mais fácil de ser encontrado (pelo Google e pela sua audiência). 

Moderação de comentários

A validação do público é um ativo muito importante para influenciar pessoas e criar autoridade. Assim, através da ferramenta de comentários do próprio WordPress é possível receber retorno nas postagens, comunicar-se de volta com o público e também moderar aquilo que for indesejável (spams e comentários desnecessários). 

Análise de dados

Atualmente, o marketing vem sendo alimentado por dados, o que permite elevar os resultados de negócios. Com o WordPress é possível saber quantidades de acessos por páginas e posts, dados demográficos e muito mais. 

E as informações recolhidas ainda podem estar aliadas ao Google Analytics, com ainda mais detalhes, possibilidades e benefícios. 

Troca de layout

É possível alterar facilmente a aparência do seu site ou blog sem uma equipe de design ou programação por trás. As próprias opções do WordPress são bonitas, funcionais e simples de serem aplicadas. 

Gerenciamento de permissões e postagens

Caso a página esteja sendo trabalhada por uma equipe, é possível garantir diferentes permissões para os colaboradores (administrador, autor, revisor etc). 

Além disso, as postagens podem ser programadas e automatizadas junto a redes sociais e outros canais de distribuição.

Plugins e extensões

Os plugins e extensões são imprescindíveis para executar ou otimizar determinadas tarefas. As opções vão desde plugins que melhoram o carregamento de páginas até os que auxiliam no SEO (Search Engine Optimization) das postagens — é possível encontrar de tudo. 

Por que usar o WordPress?

Como vimos até aqui, o WordPress é uma das ferramentas mais utilizadas no mundo todo para a construção de sites. Mas, caso esteja se perguntando se ele será benéfico para o seu negócio, confira alguns motivos pelos quais vale a pena usar o WordPress.

Fácil de usar

Ferramentas simples e efetivas fazem toda a diferença, especialmente para quem não tem uma grande equipe de apoio. Assim, não dá trabalho usar o WordPress.

Com ele, é possível aprender muita coisa na prática graças ao seu design intuitivo. Além disso, como muitas pessoas já o utilizam, existe bastante conteúdo instrutivo para tirar as dúvidas. 

Não é preciso gastar muito tempo tentando entender código, HTML e programação para aproveitar as principais funcionalidades da plataforma.

Mobile friendly

Mais da metade da população brasileira acessa a internet pelo celular. Por isso é importante que as páginas embarquem nesse formato, alcançando um número maior de pessoas. 

Os templates do WordPress são flexíveis e deixam o conteúdo fácil de ser consumido nas telas de quaisquer dispositivos.

Atualizações constantes 

O WordPress recebe atualizações constantes, garantindo que seus serviços estejam sempre atualizados. O que também quer dizer que a navegação é segura — extremamente importante especialmente se o seu negócio envolve algum tipo de ecommerce.

Centralização

Qualquer tipo de alteração em qualquer parte do site ou qualquer inserção de informações e opções novas está ao alcance do mesmo painel de controle, que pode ser gerenciado facilmente por apenas uma pessoa, se necessário.

Concluindo 

Para ter uma boa presença virtual é importante tornar-se fácil de ser achado, produzir bom conteúdo e relacionar-se com seu público. Todas essas são funções para que se usa o WordPress — uma plataforma simples e segura para gerenciar sites.

Se você já estiver pronto para configurar o seu WordPress, mas ainda não sabe que tipo de conteúdo colocar lá, aprenda um pouco mais sobre marketing de conteúdo e saiba como planejar uma estratégia de conteúdo para o seu site ou blog. Boa leitura!