Entenda o que é a pesquisa de palavra-chave, qual sua importância e como fazê-la

Quando uma marca começa a investir em Marketing de Conteúdo, normalmente acaba se concentrando nas etapas de redação e copywriting, mas nem sempre considera uma tarefa muito importante dentro desse contexto: a pesquisa de palavra-chave.

A verdade é que, antes de criar um bom conteúdo, é essencial ter um processo de planejamento bem definido, a fim garantir que a produção atinja os objetivos esperados.

Para isso, a pesquisa de palavras-chave, juntamente com a produção de pautas, são etapas  a serem cumpridas para uma estratégia de conteúdo bem sucedida.

Neste artigo, vamos explicar o que é a pesquisa de palavras-chave, qual sua importância e como fazer uma pesquisa eficiente. Confira!

O que é a pesquisa de palavra-chave?

Antes de explicar o que é a pesquisa de palavras-chave, vamos entender o contexto relacionado à produção de conteúdo digital.

Normalmente, quando a marca cria uma estratégia de Marketing de Conteúdo, tem como objetivo obter tráfego orgânico para seu site, aumentando, assim, o envolvimento do público com a marca.

Para concretizar o aumento do tráfego orgânico, é preciso criar conteúdo relevante que atenda às necessidades da persona e vá de encontro ao que ela busca na internet.

É aí que entra a pesquisa de palavra-chave! Ela é uma excelente ferramenta para descobrir o que a persona busca e quais termos são mais utilizados. Além disso, tem um grande poder estratégico para as marcas, que podem usar ferramentas de pesquisa de palavra-chave para descobrir quais os termos menos concorridos, que permitem rankeamento orgânico com mais facilidade.

Qual a importância da pesquisa de palavra-chave

O que torna a pesquisa de palavras-chave uma etapa essencial do Marketing de Conteúdo é o fato de que, sem essa etapa, as chances de atingir o potencial máximo de um blog acabam diminuindo.

Isso porque, quando a produção é feita sem a melhor utilização das palavras-chave mais adequadas, dificilmente o conteúdo auxiliará a empresa a gerar oportunidades de negócio e a gerar autoridade no seu segmento.

Com isso em mente, que tal aprender a elaborar uma pesquisa de palavra-chave que contribua com o planejamento do seu marketing de conteúdo? É o que veremos a seguir!

Como fazer uma pesquisa de palavra-chave eficiente?

Agora que você já entendeu o que é a pesquisa de palavra-chave e qual a sua importância, vamos entender qual o passo a passo para fazê-la. Confira!

Defina um tema

Para iniciar uma pesquisa de palavra-chave, o primeiro passo é definir os macro temas a serem abordados no seu conteúdo. Para isso, é importante considerar os interesses da sua persona

Por exemplo, se a sua marca vende cursos de inglês para profissionais e você sabe que sua persona está almejando ser promovida no trabalho, então pode usar essa questão como tema para direcionar sua pesquisa.

Utilize uma ferramenta apropriada para a pesquisa de palavra-chave

Existem diversas plataformas que dão acesso à pesquisa de palavra-chave: Google Ads, HubSpot, Neil Patel e outras.

Embora a maioria das ferramentas tenha acesso gratuito, as versões pagas da HubSpot e do Ubersuggest, por exemplo, oferecem informações mais detalhadas, com foco em SEO. Mesmo assim, é possível extrair muitos dados relevantes sem precisar pagar nada por isso.

 

Independentemente da ferramenta escolhida e de qual versão você estiver utilizando, o mais importante é saber como interpretar as informações obtidas na pesquisa.

Analise os resultados

Em geral, os resultados que a maioria das plataformas oferece são:

Volume de pesquisa das palavras-chave

Este é o primeiro dado que você analisar, pois demonstra se o termo tem alto, médio ou baixo volume.

Intenção de busca

Além de entender quantas pessoas buscam por determinado termo, um fator cada vez mais importante é descobrir qual a intenção por trás daquela busca. 

Vamos supor que seu tema é “curso de inglês” e, no resultado da sua pesquisa, foi identificado que existem duas palavras-chave com bons volumes de busca. São elas:

  • Curso de inglês grátis: 2 mil buscas por mês
  • Curso de inglês para líderes: 500 buscas por mês

Mesmo que “curso de inglês grátis” tenha maior volume de buscas, a intenção por trás do termo pode significar que este público não está preparado para adquirir um curso pago. Por este motivo, a opção mais assertiva seria investir em um conteúdo utilizando o termo “curso de inglês para líderes”.

Concorrência

Analisar quantas marcas estão buscando o rankeamento em determinada palavra-chave também é um ponto estratégico da pesquisa. Isso porque essa métrica vai demonstrar qual a dificuldade de obter um bom resultado na sua estratégia.

Crescimento nos últimos meses

Por fim, mas não menos importante, o crescimento da busca nos últimos meses pode trazer insights sobre quais os termos com maior chance de crescimento. 

Vamos a um exemplo:

Suponha que a palavra “A” receba 2 mil buscas por mês, mas tenha apresentado queda de 50% nos últimos três meses, enquanto o termo “B” tenha apenas 200 buscas, mas tenha crescido mais de 200% no período anterior: isso mostra uma tendência de que, em um futuro breve, a palavra “B” tem chances de ganhar maior destaque do que a palavra “A” e, por isso, pode ser uma boa estratégia apostar nela.

Selecione as oportunidades e crie as pautas

Depois de analisar as informações e entender quais palavras-chave representam as melhores oportunidades para sua estratégia de conteúdo, é hora de selecioná-las como base para a criação das suas pautas.

As pautas representam o detalhamento tático de como seu conteúdo será construído. É nessa etapa que você deverá pesquisar referências acerca da palavra-chave escolhida, verificar quais conteúdos estão no topo do ranking de buscas, descobrir como os termos se encaixam com o contexto do seu negócio etc.

Somente depois de concluir a pesquisa de palavras-chave e detalhar as pautas, é que você estará pronto para seguir com a produção de conteúdo que, com certeza, será muito mais efetiva depois da realização de todo esse estudo e planejamento detalhado.

 

E então, o artigo foi útil para entender para que serve a pesquisa de palavra-chave? Então, que tal aprofundar seu conhecimento e descobrir o que são landing page e por que elas funcionam tão bem?