Descubra Como Aparecer na Primeira Página do YouTube Com SEO Para Youtube!

Bem-vindo mais uma vez ao blog da Chili. Hoje vamos descobrir como melhorar o SEO do YouTube. SEO no YouTube? É mesmo, ou achou que o SEO era só para o Google?

É verdade: quando falamos de SEO, costumamos pensar no Google. Mas o SEO, como conjunto de técnicas para posicionamento em buscadores, é aplicável também em outros motores de busca, como o Bing, e em outras plataformas, como o YouTube.

De fato, não é errado pensar no YouTube como um motor de busca. Portanto, as regras do SEO podem ser aplicadas nessa plataforma.

 

O Que É YouTube SEO?

O SEO é um conjunto de técnicas para otimizar o conteúdo, a estrutura e a mecânica de uma página web para melhorar o posicionamento dela nos rankings de páginas dos motores de busca e alcançar uma boa posição na página de resultados de busca que é mostrada para os usuários quando fazem uma pesquisa web.

O objetivo do SEO é conseguir que o site apareça nos primeiros resultados orgânicos (sem pagamento) e obter, assim, visibilidade. Essa visibilidade pode se traduzir em mais leads, maior tráfego web, etc.

Um conteúdo do YouTube otimizado permite que a própria plataforma o encontre, classifique e mostre com maior facilidade.

 

Por Que Fazer SEO Para YouTube?

 

O YouTube é o terceiro website mais visitado do mundo (1.000 milhões de visitantes únicos mensais). Quase metade das pessoas que estão agora mesmo online estão no YouTube. Estima-se que em 2021 o conteúdo audiovisual será 82% do conteúdo total da Internet.

Não dar importância ao YouTube como canal de comunicação e publicidade é um erro grave.

 

Novos Hábitos Geram Novas Oportunidades

As pessoas não só assistem vídeos no YouTube para ouvirem música ou consumirem entretenimento: 70% dos usuários do YouTube assistem vídeos tutoriais para resolverem algum problema ou aprenderem alguma coisa.

Desse jeito, muitos criadores de conteúdo estão fazendo esse tipo de vídeos para responder a essa demanda.

Os seus concorrentes podem estar fazendo isso mesmo neste momento. Por isso, otimize seu conteúdo do YouTube para SEO se você não quiser ficar por fora dessa grande oportunidade de mercado.

 

Como Fazer SEO para YouTube?

Vamos ver agora três ações para melhorar o SEO no YouTube.

 

Palavras-chave

A primeira coisa que devemos fazer para otimizar o nosso conteúdo no Youtube é pesquisar, identificar e inserir corretamente as palavras-chave (SEO Tags YouTube).

As palavras-chave são a ferramenta básica do SEO. Elas são a conexão entre as intenções de pesquisa dos usuários e as intenções de captura de atenção dos nossos conteúdos.

Existem ferramentas, como o Google Keyword Planner, que são de grande ajuda para escolher as palavras-chave mais adequadas.

É importante incluir as keywords na informação do vídeo, mas também convém pronunciá-las. Se o vídeo tem voz, o YouTube consegue transcrever o que é falado graças à evolução dos processos de machine learning, que permitem o desenvolvimento da inteligência artificial e os algoritmos em matéria de interpretação de falas.

Assim, o YouTube consegue transformar o que é falado em texto e é assim que pode identificar palavras-chave ditas no vídeo. É recomendável que as keywords sejam pronunciadas dentro das primeiras 25 palavras.

Também é bom incluir algumas keywords secundárias.

 

Performance e Retenção de Audiência

Se o seu vídeo promete falar de uma coisa, mas rapidamente dá para perceber que o conteúdo trata sobre um outro assunto ou a introdução é longa demais, os usuários vão desistir logo do conteúdo.

Se os usuários saem logo após ter começado a reprodução do seu vídeo, o YouTube interpreta que esse conteúdo não é relevante, pois não consegue reter a audiência que, supostamente, estava interessada nele.

Em consequência, o lugar desse conteúdo no ranking de resultados do YouTube vai descer. O que fazer para evitar isso? Lembre da regra dos 15 segundos.

Se nos primeiros 15 segundos o vídeo não consegue capturar e reter a atenção dos usuários, esse conteúdo está condenado. Assegure-se de criar começos de vídeos bem engajantes.

Uma dica extra: 70% de todas as reproduções de vídeos no YouTube são feitas desde telefones móveis. Pense nisso quando for estruturar o seu canal e a sua página web.

 

YouTube Ads e Off-page SEO Para YouTube

Além das técnicas de on-page SEO, o YouTube também permite os anúncios para garantir uma maior visibilidade. A promoção de vídeos é uma das ações de marketing digital mais utilizadas hoje, considerando a enorme quantidade de conteúdos audiovisuais que são consumidos a cada dia.

Uma técnica de SEO off-page para YouTube é a menção e a inclusão de links em grupos, fóruns e páginas externas ao YouTube que direcionam aos conteúdos que queremos promover.

 

Interação (Call to Action)

 

Aproveite as possibilidades das mídias sociais e o fato de muitas delas estarem interconectadas. Desenvolva ações nas redes sociais para incentivar a participação dos usuários (desafios, concursos, etc.) com links aos seus conteúdos audiovisuais.

Ao mesmo tempo, faça perguntas nos seus vídeos e convide os usuários para se subscreverem ao canal e para compartilharem nos comentários as suas experiências, sugerir assuntos para novos vídeos, etc.

 

O Que É o Local YouTube SEO?

O SEO local é o conjunto de técnicas de SEO focadas no comércio local. A forma mais evidente deste tipo de SEO acontece quando os usuários fazem pesquisas do tipo “veterinária em Porto Alegre” ou “Restaurante vegano perto de mim”.

O SEO local está ligado ao Google Maps e ao Google My Business, plataforma na qual os anunciantes registram o seu negócio para que o Google consiga colocá-lo no seu mapa e mostrá-lo aos usuários quando fizerem pesquisas relacionadas com os nossos serviços ou produtos.

Além de se registrar (grátis) no Google My Business, é importante incluir tags de geolocalização ou geotags no vídeo do YouTube. Um erro básico é esquecer de incluir um link à página web do negócio na descrição do vídeo. Ainda assim, é recomendável também dizer essas informações como áudio no próprio conteúdo.

Não é difícil fazer SEO para YouTube, mas se o fizermos incorretamente, o esforço investido não se traduzirá em resultados concretos. Isso pode trazer frustração, mas o pior é que significaria um desperdício de recursos e a perda de oportunidades de marketing digital.

Por isso, é sempre bom contratar profissionais especializados em SEO para garantir o desenvolvimento de estratégias de marketing digital e SEO efetivas. Se quiser saber como fazer para otimizar os seus conteúdos audiovisuais, fale conosco aqui.

Já fez SEO para YouTube alguma vez? Compartilhe as suas experiências nos comentários!