5 práticas indispensáveis para qualquer estratégia de marketing digital

Marketing Digital Marketing Organico Marketing Pago SEO

Diante de todas as possibilidades que o marketing digital oferece para marcas e consumidores, é comum que as empresas se questionem sobre quais as melhores estratégias existentes.

Já faz algum tempo que o marketing digital já ultrapassou as mídias offline e dispõe da maior parte da verba publicitária em qualquer empresa. Sendo assim, as melhores estratégias de marketing passam a ser necessariamente através do online.

Pensando nisso, reunimos neste artigo 5 práticas indispensáveis para qualquer estratégia de marketing digital.. Afinal, elas deixaram de ser tendências e passaram a ser essenciais para que marcas e empresas tenham bons resultados em seus esforços de marketing.

SEO

O Search Engine Optimization — ou simplesmente SEO — é responsável por elevar o tráfego orgânico do seu site. Dentre as estratégias de marketing digital essenciais, é uma das mais econômicas e efetivas a médio e longo prazo. Fundamental para fomentar qualquer negócio essencialmente digital.

Trata-se de um constante trabalho de longo prazo, que visa posicionar sua marca nas primeiras posições dos buscadores como resposta às buscas relacionadas ao seu serviço ou produto.

As melhores agências especializadas em SEO não são aquelas que prometem o melhor posicionamento, pois isso depende de muitos fatores. Procure por anunciantes que ofereçam relevância e autoridade no Google para a sua marca.

O meio mais assertivo para encontrar um bom parceiro para trabalhar com SEO é entender seu know-how e sua disponibilidade para detectar tendências e aplicá-las em tempo hábil, a fim de que o crescimento seja exponencial ao longo do projeto.

Mídia Paga

“Poxa vida, mais um anúncio!”

Pois é. Somos expostos, em média, a 4.000 anúncios por dia! Talvez tenha um abaixo desse texto ou na barra lateral. Após a leitura, você vai abrir uma rede social no seu smartphone e visualizar mais meia dúzia em menos de 5 minutos. Precisamos dizer mais alguma coisa?

Se você não está investindo em anúncios pagos, já está atrás da sua concorrência. É um item básico para qualquer estratégia de marketing digital.

Mas não vá sair anunciando de qualquer maneira em todo lugar! Cada plataforma (rede social) tem um conjunto de boas práticas de utilização. Para traçar uma estratégia de mídia paga efetiva, procure uma agência especializada em PPC – como é o caso da Chili!

CRO

Conversion Rate Optimization (Otimização da Taxa de Conversão), ou CRO, é mais simples de se entender do que a maioria imagina! Vamos exemplificar com uma situação cotidiana:

Enquanto seres humanos habituados ao fácil acesso à informação, nossa decisão de compra através de um site segue uma combinação de fatores – desde o preço, até a velocidade de carregamento das páginas e a facilidade de encontrar o botão de “adicionar ao carrinho”. São inúmeros fatores que convergem para a decisão de compra.

Isso é CRO! Facilitar as ações (eventos) dos potenciais compradores no seu site.

Adicionar headlines chamativas, desenvolver UX design, simplificar formulários, garantir que as páginas estão carregando adequadamente em todos browsers, formatos e aparelhos, enfim, remover fontes de fricção (e irritação) com os usuários e fazer com que eles façam aquilo que se deseja: comprar da sua marca!

Inbound Marketing

A estratégia de atrair consumidores para o seu negócio por meio de conteúdo relevante é a base para o que chamamos de Inbound Marketing.

Um de seus principais pilares — o Marketing de Conteúdo — posiciona as marcas como autoridades ao oferecer solução para as suas dúvidas e dores, engajando-os com a sua marca e os incentivando a evoluir no funil de conversão.

Em resumo, as etapas da estratégia de Inbound Marketing envolvem:

  • Atrair prospects;
  • Converter leads;
  • Transformar leads em consumidores;
  • Fidelizar consumidores;

Para isso, é preciso contar com profissionais altamente qualificados em estratégias de marketing digital, que planejam todos os pontos de contato do Inbound Marketing

Desenvolvendo conteúdos indicados para a sua persona, visam agregar valor e coletar dados, além de linkar a estratégia de Inbound com as demais frentes do marketing digital acima citadas.

Remarketing

Você tem interesse num determinado produto. Logo, sua primeira ação é procurá-lo na internet. Você dá uma olhada nas opções, faz uma breve pesquisa de preços, condições de pagamento, maaaaas acaba não comprando. Deixa pra depois!

Nos dias que seguem, você é bombardeado por anúncios de diversas marcas oferecendo aquele produto que você havia procurado – alguns, inclusive, que você até chegou a visualizar e cogitar a compra.

Você foi atingido pelo remarketing. E por trás destes anúncios, certamente existe uma agência de marketing digital competente que coletou seus dados através de seus acessos e disparou os citados anúncios de remarketing.

Resumindo…

A melhor estratégia de marketing digital que você pode utilizar é aquela elaborada sob medida para as necessidades do seu negócio e alinhadas ao comportamento do seu público-alvo.

Se você precisa implementar as melhores estratégias de marketing digital na sua empresa, mas não sabe como, fale com a Chili. Somos a solução integral que ajudará o seu negócio a crescer na América Latina!