Entenda o que é storytelling e saiba como utilizá-lo em sua estratégia
Você já ficou hipnotizado por uma história e pela forma como ela era contada, a ponto de não conseguir parar de ouvi-la e querer saber mais sobre aquilo que era narrado? Então, provavelmente já viveu o poder do storytelling na prática.
Esta poderosa ferramenta é utilizada por todos aqueles que precisam prender a atenção do leitor, seja em um filme, uma novela ou uma campanha publicitária.
Neste artigo, vamos desvendar os segredos do storytelling. Você vai entender o que significa storytelling, qual a sua importância, além de aprender técnicas para colocá-lo em prática. Leia agora e entenda tudo!
O QUE É STORYTELLING?
Para começar, vamos entender o que significa o termo storytelling. Escrito na língua inglesa, o termo é a junção de “story” (história) e “telling” (contar). Ou seja, a arte do storytelling nada mais é do que uma técnica para a contação de histórias.
Mas, não se trata apenas de contar histórias! Utilizar o storytelling significa transmitir uma mensagem de forma marcante e inesquecível para o espectador, de modo a se conectar com o ele no nível emocional.
Além do entretenimento, as áreas de Marketing e Negócios também podem se apropriar desta técnica para falar com o consumidor e alcançar bons resultados a partir do storytelling. Entenda a seguir por que vale a pena utilizá-la em suas comunicações!
POR QUE O STORYTELLING É IMPORTANTE PARA O MARKETING?
Existem muitos motivos pelos quais o storytelling tenha se tornado tão essencial para os resultados de Marketing. Alguns deles são:
Identificação
Uma história bem contada faz com que o consumidor se sinta representado pelo que está sendo apresentado por uma marca, enxergando ali suas dores e desafios.
Além de prender a atenção do público, a identificação contribui para o avanço do usuário no funil de vendas, passando da atração para consideração com maior facilidade.
Engajamento
Na era das redes sociais, o engajamento é uma das métricas mais analisadas para medir o sucesso de uma ação. Com o intuito de conseguir atrair a atenção do consumidor nas mídias sociais, o storytelling é uma prática utilizada tanto para posts no Instagram, quanto em vídeos no TikTok e até em anúncios no Youtube, onde as marcas têm apenas alguns segundos para captar o consumidor antes do famoso “skip ad”.
Emoção
Por fim, está o item que torna o storytelling algo tão importante para o Marketing: o apelo emocional. Quando uma mensagem desperta sentimentos no consumidor, as chances de conversão aumentam significativamente.
Logo, é possível identificar uma significativa melhoria na performance de campanhas e ações digitais quando o storytelling é bem utilizado na produção de conteúdo.
QUAIS OS MELHORES EXEMPLOS DE STORYTELLING?
Agora que você já sabe a relevância do storytelling para na produção de conteúdo focado em Marketing, vamos aprender alguns exemplos de storytelling vencedores?
3 formas de começar um bom storytelling
O jeito Pixar de contar histórias
Responsável por lançar sucessos absolutos de bilheteria, como Procurando Nemo, Monstros S.A. e Toy Story, a Pixar é um dos maiores exemplos de como contar boas histórias. O mais interessante é que sua estrutura de storytelling é relativamente simples, e conta com etapas como:
- Apresentação: neste momento, os personagens são apresentados e sua rotina é exposta, até que algum conflito muda o rumo da história;
- Jornada: o conflito inicial gera toda a trama e revela outros acontecimentos em decorrência disso, até que o ápice da jornada chega por meio de um obstáculo final a ser vencido;
- Mudança: a nova rotina dos personagens é apresentada, enfatizando as mudanças geradas após a resolução do conflito, A partir dessa mudança são gerados aprendizados que envolvem e emocionam a audiência.
Jornada do herói
Criada por Joseph Campbell no livro “O herói de mil faces”, a jornada do herói se apresenta como uma versão estendida em relação ao storytelling da Pixar, e pode ser encontrada em muitas narrações, não só de entretenimento, mas também em estratégias de marcas empresariais e pessoais.
Suas etapas são:
- O mundo comum;
- O chamado para a aventura;
- A recusa do chamado;
- O encontro com o mentor;
- A travessia para o novo mundo;
- Os testes, os aliados e os inimigos;
- A aproximação;
- A provação;
- A recompensa;
- O caminho de volta;
- A ressurreição do herói;
- O retorno com o elixir.
COMO APLICAR O STORYTELLING NAS SUAS CAMPANHAS DE MARKETING?
Se você quer aplicar as técnicas de storytelling na produção de conteúdo da sua marca, separamos algumas dicas práticas retiradas de exemplos como a Pixar e a Jornada do Herói. Confira!
Crie uma sequência de fatos
Um dos pontos mais importantes para criar bons conteúdos com storytelling é se atentar à ordem cronológica dos fatos. Para isso, pense nos dois pontos onde você quer levar o seu leitor por meio da história a ser contada.
Para linkar a história com seu produto ou serviço, por exemplo, você pode ilustrar a dor da persona no início da história, mostrando como ela pode ser resolvida com a ajuda da sua marca.
Transmita emoções
Como já falamos anteriormente, o aspecto emocional é um dos grandes diferenciais do storytelling e, por isso, é indispensável que sua história gere reações positivas no leitor. Pode ser por meio de lembranças, inspiração, alegria, desejo… Escolha os elementos emocionais que farão parte da sua estratégia de storytelling de acordo com a mensagem que deseja passar ao seu consumidor;
Use dados para criar storytelling
Com a rastreabilidade da internet e a possibilidade de coletar dados sobre o comportamento dos usuários, o storytelling com dados vem sendo uma excelente técnica para entregar aquilo que o consumidor espera.
Escolha o melhor conteúdo
A melhor forma de produzir um ótimo storytelling é criando uma narrativa que efetivamente mostre para o público o impacto positivo que o de seus produtos ou serviços possui na vida dos usuários finais.
A área de atuação do seu negócio ou a categoria de seus produtos é completamente irrelevante! O ponto é conseguir ou não gerar uma resposta positiva do seu público depende inteiramente de como você une os elementos de storytelling na estruturação da sua narrativa.
Como não fazer Storytelling
Ao se planejar para contar uma história que influencie e seja marcante para as pessoas, o que você não deve evitar é tão importante quanto o que você deve fazer.
Esse aspecto é tão importante, porque uma frase mal colocada ou tom de voz discrepante com o restante do conteúdo pode quebrar todo o encantamento que foi tão arduamente construído ao longo do storytelling.
Veja a seguir algumas atitudes que você não deve tomar para construir uma história que seja memorável para seu público:
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- NÃO faça parecer que você está vendendo algo – apenas conte uma história e mantenha o tópico fluindo
- NÃO conte, mostre – permita que seus recursos visuais falem pela história. Fazemos isso o tempo todo em nossas vidas, mas por algum motivo nos esquecemos disso e fazemos diferente em nossa vida profissional.
- NÃO SE ESQUEÇA da importância do trabalho em equipe – ter um grupo diversificado de colaboradores permite a troca de ideias, devido ao repertório que diferentes origens, culturas e religiões oferecem.
- NÃO complique demais – mantenha a comunicação simples, tornar muito complexo pode deixar sua mensagem confusa.
- NÃO romantize demais as histórias – o storytelling oferece a oportunidade de se comunicar emocionalmente com os leitores. Histórias muito perfeitas quebram essa conexão ao dar a impressão de que é tudo muito fácil. Dificuldades e conflitos tornam sua história mais verossímil e empática.
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- Não utilize personagens rasos ou superficiais – imagine que você está assistindo a um filme. Um personagem principal totalmente genérico, sem complexidade e carisma é interessante? Você torceria por ele? Ao criar um storytelling a situação é exatamente igual. Um herói com qualidades e defeitos, virtudes e falhas, torna a história muito mais rica e conectável.
- Não apresente a imagem de forma muito direta – comunicar-se de forma simples é diferente de ser muito direto ou seco. Ir direto ao ponto é bastante útil em determinadas situações. No storytelling, nem tanto. Para envolver o público em seu conteúdo, o storytelling demanda o uso de estágios e elementos que irão amadurecendo essa ideia, tornando-a mais potente.
- Não hesite em ser divertido! – especialistas indicam que o bom humor é uma ótima forma de tornar uma comunicação interessante e atrativa. Estar bem humorado contribui para que o cérebro consiga assimilar novas informações. Portanto, não tenha medo de usar e abusar desse recurso.
Dicas de storytelling: passo a passo para criar uma história de sucesso
Se você chegou até aqui, significa que você já entendeu a importância de usar técnicas de storytelling em sua produção de conteúdo e processos de comunicação.
Uma boa história pode transmitir uma mensagem, entreter ou criar uma faísca em seu público.
Muitas pessoas pensam que a arte de contar histórias é algo difícil e complexo, reservado apenas para pessoas extremamente criativas e com o dom de criar história. Isso não poderia estar mais longe da verdade!
As habilidades necessárias para contar uma história podem ser adquiridas através da prática constante, todos podem se tornar mestres em storytelling.
Criar a narrativa mais interessante para sua marca, empresa ou produto é fundamental, porque se você não fizer, outros farão no seu lugar.
Confira um passo a passo completo para criar um uma história de sucesso:
Conheça sua audiência
Este primeiro passo é crucial e determinará quanto tempo a história deve ter e qual linguagem você deve usar. Antes de começar sua produção de conteúdo, invista 5 minutos pensando para quem essa história está sendo segmentada.
Com quem você está falando? Quantos anos eles têm? Com o que eles se importam? Eles estão procurando uma experiência premium ou mais em conta? Você precisa usar um tom mais profissional ou um caminho mais amigável funcionará melhor? Será publicado como um post de blog, na sua rede social ou em outra plataforma?
Esses são aspectos muito importantes a serem considerados e irão te ajudar a definir o tom certo para conseguir atingir os objetivos do storytelling com seu público.
Faça com que o público se importe
Seja emocionalmente, intelectualmente ou esteticamente, você precisa fazer com que seu público se importe!
Isso é fundamental em nossos tempos atuais, onde as pessoas tendem a deslizar pela tela e percorrer dezenas de conteúdos em poucos minutos.
Por que o público deveria se interessar pela história? Como ela é relevante para eles?
Tenha seu objetivo muito claro ainda durante o planejamento, antes de começar a elaborar a história. Se não estiver claro para você, também não ficará claro para o leitor.
Dica de ouro: Escreva em um post-it e cole-o em sua mesa para se lembrar por que essa história é importante.
Crie o cenário
Nós experimentamos o mundo através de nossos sentidos e, portanto, se você deseja capturar totalmente seu público, deve envolver seus sentidos. Crie um cenário bem construído e forneça ao seu público contexto para a história.
Onde a história aconteceu? Qual era o cheiro no ar? Qual era o clima? Qual era a textura daquele lugar?
Ao envolver os sentidos do seu público e criar cenário, você alcançará uma experiência mais imersiva de storytelling para seus leitores.
Seja criativo com a cronologia
Às vezes, você pode optar por catapultar o leitor direto para o meio de toda a ação ou para o final da história com o objetivo de chamar sua atenção.
É também uma das maneiras mais fáceis de despertar curiosidade, suspense e tensão em sua história. Como seu leitor não sabe o que está acontecendo, ele continuará lendo para resolver as peças que faltam no quebra-cabeça que você construiu para esse storytelling.
Porém, é importante ter noção que ninguém quer brincar de detetive direto da tela do celular. Assim, uma certa complexidade é importante para manter seu público entretido, mas aprofundar demais esse enigma pode ter o efeito oposto.
Tenha uma frase de impacto
Qual é o seu propósito ao contar essa história? Não se esqueça de que, embora esteja fazendo isso para eventualmente vender um produto ou serviço, você não deve transparecer isso para o leitor.
A história pode ser engraçada, ter um significado, ser emocionante, uma mistura de tudo isso, ou algo completamente diferente. Seja criativo, mas não se esqueça de sempre manter essa narrativa relevante e interessante.
Use a tensão
Já leu um livro tão intenso que você simplesmente teve que ler até terminar, você acaba até perdendo noção do tempo e do espaço?
Isto é o que você está tentando alcançar com sua história. Seja descritivo ao contar sobre os momentos de clímax na sua história.
As técnicas de storytelling também servem para você aumentar a qualidade da sua comunicação presencial. Seja ao dar uma palestra ou um treinamento, seja expressivo e fique animado enquanto conta a sua história.
Termine com um grand finale
A menos que a história continue e você esteja intencionalmente construindo o suspense, deve haver um encerramento na história e ele deve ser grandioso. Qualquer que seja o enredo que você construiu deve ser concluído, não faz sentido deixar dúvidas no ar.
Adicione magia à sua história deixando seu público com uma sensação de admiração, o tipo de sentimento que você tem quando sai do cinema depois assistir a um grande filme. Você pode fazer isso deixando o público com uma “grande reflexão” sobre a humanidade ou algo semelhante para refletir quando voltarem para sua vida cotidiana.
Não fique limitado às palavras
Uma imagem vale mais que mil palavras e vídeos ainda mais. O ditado pode ser antigo, mas quando se trata de storytelling ele é extremamente real.
O público pode apoiar suas histórias escritas e vice-versa, mas isso não significa que você precisa ficar limitado a essa mídia. Explorar outros formatos e narrativas pode ter um grande impacto e tornar sua mensagem ainda mais atrativa.
Com isso, você não apenas surpreende e entretém seu público, mas também pode construir uma identidade ainda mais completa para a sua marca. As pessoas poderão identificar sua empresa por uma imagem, um som ou qualquer outro recurso que a tecnologia ofereça.
Aproveite a jornada
O quanto você gosta de criar a experiência, você também deve gostar de viver a jornada das histórias. Pense desta forma: a aventura que você oferece pode viver para sempre e pode ser apreciada indiretamente por todos que a lêem ou ouvem.
Leve seu marketing e branding para outro nível com storytelling
O storytelling pode realmente diferenciar sua marca das outras. Se você for capaz de criar uma história sobre por que sua empresa existe e o que ela representa, você terá mais chances de se conectar com o público certo e desenvolver relacionamentos de valor com seus clientes.
Uma compreensão clara de por que você defende esse princípios também pode ajudar a entregar mensagens de marketing consistentes em todas as plataformas – seja nas mídias sociais, no seu site ou em sites de revendedores.
O marketing também pode ajudar a nortear os próximos passos da sua empresa. Ao influenciar as decisões que você toma, desde os parceiros com quem escolhe trabalhar até os serviços que fazem sentido você oferecer.
Mas como as empresas podem criar histórias atraentes para sua marca e marketing? Veja a seguir!
Descubra seus valores e as histórias ao seu redor
Comece focando na identidade da empresa, qual a sua história e quem são as pessoas que fazem parte dessa instituição.
Pense em eventos específicos que você ou outros membros da empresa vivenciaram e que levaram a organização a estabelecer valores específicos que posteriormente serão refletidos na empresa.
Uma boa história é uma história autêntica e genuína. Não tenha medo de compartilhar experiências pessoais com seu público, mas esteja atento para não cruzar a linha e expôr demais.
Crie uma comunidade em torno dos valores do negócio
Com seus valores e eventos-chave descritos, precisamos conectá-los aos valores mais amplos compartilhados por seu segmento de clientes-alvo.
O que importa para você se sobrepõe ao que seu público se importa? Volte para o início desse texto e relembre a resposta para essa pergunta.
Esta é uma oportunidade para você criar uma narrativa comum para seu público, conectando-se com eles antes mesmo de realizar qualquer transação com você.
Uma boa narrativa focada no coletivo constrói uma comunidade em torno de valores compartilhados e articula claramente como esses valores surgiram.
Deixe sua comunidade agir com você
Por último, inclua um bom call to action (CTA). Diga ao seu público como eles podem se juntar à sua comunidade e colocar esses valores em prática. CTAs bem contruídos costumam engajar bastante o público.
Esteja você trabalhando em um roteiro para uma nova turnê, escrevendo uma postagem no blog para gerar conscientização ou compartilhando um vídeo nas mídias sociais, saiba que as histórias que você conta podem ser poderosas.
Comunique-se da maneira certa e assista seu negócio prosperar!
Para isso, investir em planejamento e análise de métricas pode ser essencial para o sucesso das suas ações, criando histórias relacionadas às necessidades e preferências dos seus clientes.
Agora que você já sabe o que significa storytelling e como usá-lo a favor do seu negócio, que tal aprender mais sobre técnicas efetivas de Marketing? Leia agora nosso artigo sobre Benchmarking e aprenda a fazê-lo!