Afinal, o que é Marketing de Conteúdo? Entenda tudo sobre o tema!

Marketing Digital

Se a sua empresa já atingiu a Maturidade Digital ou se está dando os primeiros passos rumo à inovação, uma coisa é certa: saber o que é Marketing de Conteúdo e como aplicá-lo é essencial para desbravar todo o potencial do meio online.

Em uma recente estatística da HubSpot, notou-se que o custo de aquisição de leads é 67% menor para as empresas que aplicam o Marketing de Conteúdo de maneira assertiva.  

Se você está interessado em otimizar seus resultados, entenda em detalhes o que é Marketing de Conteúdo e aprenda a aplicá-lo no seu negócio. Continue a leitura e descubra!

 

O que é Marketing de Conteúdo?

Em linhas gerais, Marketing de Conteúdo é toda a estratégia que uma marca aplica por meio de produção de conteúdos relevantes que têm o objetivo de educar seu público em relação a seus assuntos de interesse. 

Algo muito importante sobre este conceito é que os conteúdos gerados pelas marcas não precisam ter ligação direta com seus produtos e serviços. O ponto chave para a produção de conteúdo é que eles sejam atraentes para a persona e cumpram com objetivos da marca, de acordo com a evolução do funil de conversão.

Em resumo, o Marketing de Conteúdo é o pilar central do trabalho de inbound marketing, e pode contemplar produções de conteúdos nos seguintes formatos:

  • Email marketing;
  • Posts para redes sociais;
  • Artigos para blogs;
  • Páginas de sites;
  • E-books e outros materiais ricos;
  • Vídeos;
  • Webinars;
  • Entre outros.

 

Quais os benefícios do Marketing de Conteúdo?

Você pode estar se questionando se as estratégias de Marketing de Conteúdo são, de fato, relevantes para os negócios da sua empresa. Para comprovar sua eficácia, trouxemos aqui alguns dos principais benefícios do Marketing de Conteúdo para o seu negócio. Confira!

Aumenta o tráfego do site

Para aumentar as conversões, o crescimento do tráfego do site é uma etapa fundamental. Nesse sentido, investir em uma estratégia de conteúdo pode acelerar a visitação no site sem perder a qualificação dessas visitas. Como consequência, a taxa de conversão tende a aumentar com o tempo, garantindo um crescimento sustentável.

Gera conhecimento de marca

Marcas que se propõem a produzir conteúdo relevante para seus consumidores tendem a ser lembradas por eles, já que o contato passa a ser mais frequente.

Cria relacionamento com os consumidores

Um dos benefícios da web 2.0 é que ela é uma via de mão dupla, permitindo não só que as marcas falem com os consumidores, mas também tornando o processo de interação muito mais ágil. 

Com isso, marcas podem se relacionar com seus consumidores, ouvindo-os e adaptando sua produção de conteúdo de acordo com este relacionamento.

Impulsiona a geração de leads

Já mencionamos aqui, mas vale reforçar que uma estratégia de Marketing de Conteúdo bem implementada por aumentar consideravelmente o volume de leads gerados por um custo até 67% menor.

Qualifica melhor os leads gerados

Quando seus consumidores têm a oportunidade de se informar sobre seu produto e o mercado em que ele está inserido, as chances de ter leads mais qualificados aumentam exponencialmente. Afinal, o conteúdo gerado pela sua marca pode tirar dúvidas mais básicas dos clientes, fazendo com que eles gerem o lead apenas quando estiverem prontos para seguir para as etapas mais avançadas do funil de vendas.

 

Quais as etapas da estratégia de Marketing de Conteúdo?

Agora que você já sabe o que é Marketing de Conteúdo e como ele pode ajudar seu negócio, vamos aprofundar um pouco mais o tema e entender quais as etapas que compõem essa disciplina!

Planejamento

Nesta etapa, são definidos os objetivos e as metas, bem como os canais trabalhados no Marketing de Conteúdo. Além disso, é o momento de definir o investimento e os responsáveis pelo projeto, considerando por exemplo, se uma agência especializada em Marketing de Conteúdo será contratada para criar e implementar a estratégia.

Definição de personas

A pesquisa que envolve a definição e o mapeamento de personas é essencial para o sucesso do Marketing de Conteúdo. Afinal, é preciso entender quais tipos de materiais podem atrair pessoas relevantes para o negócio.

Um ponto importante a considerar ao criar sua persona é que ela precisa ser específica e suas dores precisam ser mapeadas.

Caso você tenha mais de uma persona, não tem problema! Pode dividir sua estratégia com conteúdos segmentados para cada uma dessas personas. Isso é mais efetivo do que tentar ser genérico e acabar não gerando identificação com nenhum desses públicos.

Criação de pautas

O próximo passo é criar as pautas dos conteúdos que serão produzidos. Esta criação deve estar alinhada aos objetivos e à persona.

Por exemplo, se seu objetivo é aumentar a relevância na busca orgânica, as pautas deverão ser criadas com base em um estudo de palavras-chave, considerando os termos mais buscados pela sua persona.

Produção de conteúdo

Depois da definição das pautas, é hora de colocar a mão na massa e iniciar as produções de conteúdo, seguindo como base aquilo que foi planejado nas etapas anteriores e cumprindo os processos corretos de acordo com seu objetivo, como no caso de artigos para blog, que precisam contar com as boas práticas de SEO, por exemplo.

Distribuição

Depois que os conteúdos estão prontos, é chegado o momento de criar o plano de distribuição dos materiais. Para isso, é preciso definir as seguintes questões:

  • Em quais canais o conteúdo será divulgado?
  • Haverá investimento em mídia paga?
  • Quais as datas e horários de publicação?
  • Por quanto tempo será divulgado?

Análise de resultados e otimizações

Por fim, é chegado o momento de analisar os resultados e, a partir dos aprendizados gerados nesta análise, otimizações podem ser feitas para o próximo ciclo de conteúdo. 

Além de verificar se as metas foram atingidas, é preciso analisar KPI’s secundários que podem mostrar a você quais os tipos de conteúdos, temas e tom de voz que geram os melhores resultados para a sua audiência. 

 

Como vimos ao longo do artigo, entender o que é Marketing de Conteúdo e saber aplicá-lo em seu negócio é um diferencial competitivo que pode acelerar seus resultados na geração de leads e, consequentemente, nas vendas.

Sabemos que o fazer Marketing de Conteúdo envolve cumprir com muitas etapas e, por isso, queremos oferecer nossa expertise de mais de 7 anos com Marketing Digital na América Latina. Conheça a Chili e descubra como os nossos serviços podem ajudar o seu negócio!