O que é Marketing de Conteúdo? Entenda tudo sobre o tema!

Se a sua empresa já é digital ou está começando a inovar, é importante conhecer o marketing de conteúdo. É necessário saber como usá-lo para aproveitar o potencial online.

Segundo a HubSpot, empresas que usam o marketing de conteúdo de forma correta têm um custo de aquisição de leads 67% mais baixo.

Está interessado em otimizar seus resultados? Entenda em detalhes sobre o tema e aprenda a aplicá-lo no seu negócio. Continue a leitura e descubra como!

O que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de conteúdo é a estratégia de uma marca para educar seu público com conteúdos relevantes sobre seus interesses.

Algo muito importante sobre este conceito é que os conteúdos gerados pelas marcas não precisam ter ligação direta com seus produtos e serviços. O conteúdo precisa ser interessante para o público-alvo e atender aos objetivos da marca, de acordo com o processo de conversão.

O marketing de conteúdo é essencial no inbound marketing e pode incluir diferentes tipos de produção de conteúdo.

  • Email marketing;
  • Posts para redes sociais;
  • Artigos para blogs;
  • Páginas de sites;
  • E-books e outros materiais ricos;
  • Vídeos;
  • Webinars;
  • Entre outros.

Quais os benefícios do Marketing de Conteúdo?

Você pode estar se questionando se as estratégias de marketing de conteúdo são, de fato, relevantes para os negócios da sua empresa. Para comprovar sua eficácia, trouxemos aqui alguns dos principais benefícios do marketing de conteúdo para o seu negócio. Confira!

Aumenta o tráfego do site

Para aumentar as conversões, o crescimento do tráfego do site é uma etapa fundamental. Nesse sentido, investir em uma estratégia de conteúdo pode acelerar a visitação no site sem perder a qualificação dessas visitas. Como consequência, a taxa de conversão tende a aumentar com o tempo, garantindo um crescimento sustentável.

Gera conhecimento de marca

Marcas que criam conteúdo relevante para seus clientes são mais lembradas, pois o contato é mais constante.

Cria relacionamento com os consumidores

A web 2.0 permite que as marcas falem com os consumidores e torna a interação mais rápida, sendo uma via de mão dupla.

Com isso, marcas podem se relacionar com seus consumidores, ouvindo-os e adaptando sua produção de conteúdo de acordo com este relacionamento.

Impulsiona a geração de leads

Uma boa estratégia de marketing de conteúdo pode aumentar muito o número de leads gerados e ainda reduzir o custo em até 67%.

Qualifica melhor os leads gerados

Quando os clientes aprendem sobre seu produto e mercado, as chances de ter leads melhores aumentam muito. O conteúdo da sua marca pode ajudar os clientes a entenderem melhor. Isso permite que eles avancem no funil de vendas quando estiverem prontos.

Marketing de Conteúdo Exemplos e Estratégias:

Agora que você já sabe o que é marketing de conteúdo e como ele pode ajudar seu negócio, vamos aprofundar um pouco mais o tema e entender quais as etapas que compõem essa disciplina!

Planejamento

Nesta fase, é importante saber como planejar o marketing de conteúdo, definindo objetivos, metas e canais utilizados. Além disso, é o momento de definir o investimento e os responsáveis pelo projeto, considerando por exemplo, se uma especializada agencia de marketing de conteúdo será contratada para criar e implementar a estratégia.

Definição de personas

A pesquisa que envolve a definição e o mapeamento de personas é essencial para o sucesso do marketing de conteúdo. Afinal, é preciso entender quais tipos de materiais podem atrair pessoas relevantes para o negócio.

Um ponto importante a considerar ao criar sua persona é que ela precisa ser específica e suas dores precisam ser mapeadas.

Caso você tenha mais de uma persona, não tem problema! Pode dividir sua estratégia com conteúdos segmentados para cada uma dessas personas. Isso é mais efetivo do que tentar ser genérico e acabar não gerando identificação com nenhum desses públicos.

Criação de pautas

O próximo passo é criar as pautas dos conteúdos que serão produzidos. Esta criação deve estar alinhada aos objetivos e à persona. Se quer ser mais relevante na busca orgânica, crie pautas com base em palavras-chave populares para sua persona.

Produção de conteúdo

Depois da definição das pautas, é hora de colocar a mão na massa e iniciar as produções de conteúdo, seguindo como base aquilo que foi planejado nas etapas anteriores e cumprindo os processos corretos de acordo com seu objetivo, como no caso de artigos para blog, que precisam contar com as boas práticas de uma agencia de SEO, por exemplo.

Distribuição

Depois que os conteúdos estão prontos, é chegado o momento de criar o plano de distribuição dos materiais. Para isso, é preciso definir as seguintes questões:

  • Em quais canais o conteúdo será divulgado?
  • Haverá investimento em mídia paga?
  • Quais as datas e horários de publicação?
  • Por quanto tempo será divulgado?

Análise de resultados e otimizações

Agora, vamos analisar os resultados e usar o que aprendemos para melhorar o próximo ciclo de conteúdo.

Além de verificar se as metas foram alcançadas, é importante analisar KPIs secundários. Esses indicadores podem mostrar quais tipos de conteúdo, assuntos e estilo de comunicação trazem os melhores resultados para o seu público.

Como vimos ao longo do artigo, entender o que é marketing de conteúdo e saber aplicá-lo em seu negócio é um diferencial competitivo que pode acelerar seus resultados na geração de leads e, consequentemente, nas vendas.

Sabemos que o marketing de conteúdo tem várias etapas. Queremos compartilhar nossa experiência de mais de 7 anos com Marketing Digital na América Latina. Conheça a Chili e descubra como os nossos serviços podem ajudar o seu negócio!