Lazy Loading: entenda o conceito e saiba como usá-lo a favor do SEO

Marketing Digital

Tempo e atenção são dois ativos importantes quando se trata de conteúdo e negócios na internet. À medida que a atenção é estimulada, o usuário tende a passar mais tempo em páginas e aplicativos, o que faz com que as métricas para avaliar a qualidade de engajamento do público sejam melhores. 

Contudo, não é raro encontrarmos empecilhos para reter a atenção da nossa audiência e um deles, é o carregamento lento de páginas, que pode acontecer por vários motivos.

Quase todo mundo já passou pela desagradável situação de ir com muito interesse a uma página da internet e, ao perceber que o carregamento do conteúdo demora demais, acabar desistindo e ir buscar outra coisa.

Para solucionar este problema, manobras como o lazy loading podem ser utilizadas para evitar que isso aconteça no seu site.

Mas você sabe o que é lazy loading? 

Vem com a gente nesse texto para descobrir que essa prática não dá trabalho e pode produzir muitos resultados positivos para as páginas e postagens do seu site ou blog. Acompanhe!

O que é lazy loading?

Imagine que você está tentando acessar um site cuja página tem várias imagens em alta qualidade. Por melhor que seja a conexão usada, o navegador da internet tende a ter alguma dificuldade para carregar tantos arquivos pesados de mídia. Mas será mesmo que todos esses arquivos precisam realmente serem carregados? 

Na verdade, não!

Uma imagem, vídeo ou qualquer outro arquivo multimídia em uma página da internet, via de regra, só precisa estar totalmente carregado quando estiver sendo visto. Isso significa que, quando um usuário está no primeiro scroll do seu site, ele não precisa de todas as imagens dos outros scrolls carregadas, sendo que elas podem carregar conforme sua navegação for se aprofundando.

Com o lazy loading, que no inglês quer dizer “carregamento preguiçoso”, é possível carregar seletivamente as mídias. Ou seja, só serão totalmente carregados aqueles arquivos que entrarem no ponto de visão do usuário. Isso é extremamente importante para melhorar a experiência de uso de um site, blog ou app. Vejamos por quê.

Por que o lazy loading é importante para o seu site?

Aprimorar o funcionamento de recursos na internet é um desafio constante e o lazy loading faz muita diferença na otimização de alguns aspectos do seu site. Vejamos alguns bons motivos para aplicar o lazy loading na sua página. 

Carregamento mais rápido

Sem a necessidade de carregar todos os arquivos multimídia em uma página, o funcionamento da página naturalmente ficará mais rápido. Essa agilidade é essencial para reter a sua audiência já que, em geral, as pessoas procuram praticidade na internet, abandonando qualquer coisa que exija um pouco mais de paciência.

Qualquer demora, por menor que seja, tende a afastar sua audiência do que ela procura. É importante não perder a atenção do público uma vez que ela já esteja depositada na sua página.

Boas práticas de SEO

Um dos fatores que o Google tem usado para ranquear melhor os sites em pesquisas é a experiência do usuário. Assim, o lazy loading tende a fazer com que as páginas obtenham melhor rankeamento orgânico.

Mais conteúdo de qualidade, sem prejuízo

Outra grande vantagem do lazy loading é possibilitar que mais conteúdo multimídia de alta qualidade seja lançado na página sem, necessariamente, reduzir a velocidade de carregamento. Outra opção para ter os mesmos resultados seria reduzir a qualidade das mídias, o que pode ser prejudicial para transmitir a mensagem desejada para seus clientes.

Com o lazy loading é possível ter as duas coisas: carregar mais mídia e manter a alta qualidade sem deixar seu site lento.

Outras coisas que vale a pena saber sobre o lazy loading

Agora que você já ficou sabendo o que é lazy loading, vale mencionar que existem ainda algumas informações importantes na hora de considerar o uso desse recurso. 

A primeira delas é que, caso você não esteja usando WordPress para o seu site, será necessária a ajuda de um programador para implementar esse processo. Mas, ainda assim, não é algo tão complicado, já que os navegadores já estão pré-programados para fazer o carregamento seletivo de mídia — é necessário apenas acionar a função no código do site.

Por outro lado, quem usa WordPress tem ainda mais facilidade, porque desde a versão 5.5 a plataforma trabalha com lazy loading automaticamente. Ou seja, não é necessário nem ao menos a instalação de qualquer plugin. 

Por fim, o Google tem trabalhado com um formato de arquivo chamado WebP, que compacta imagens em até 20% sem perda de qualidade. Outra ferramenta importante para manter o carregamento de páginas veloz e consequentemente melhorar o SEO

Conclusão

A experiência do usuário conta muito para que o Google defina os primeiros resultados de SEO e o carregamento rápido de páginas é muito importante para isso. Assim, o lazy loading é um grande aliado, ajudando a manter sua audiência na página e rendendo resultados positivos direta e indiretamente — sem necessariamente termos que fazer muito mais trabalho para isso. 

Mas além da importância de ter páginas carregando rapidamente, para o SEO também temos que ter uma boa estratégia de palavras chave para que  o seu site seja encontrado por quem precisa dele. Acesse este post e entenda como funciona a pesquisa de palavras-chave e também a importância dela para o seu site.