Métricas nas redes sociais e ferramentas de análise

Marketing Digital

Certamente quando se pensa em métricas nas redes sociais, logo se supõe que é algo muito difícil de medir, mesmo com ferramentas específicas de análise.

Imagine que você vai avaliar os resultados das suas campanhas de marketing nas redes sociais. O seu número de conversões subiu bastante e o número de cliques que seu anúncio recebeu excede as suas expectativas. Todos os dias recebe milhares e milhares de curtidas nas suas mensagens.

Isso significa que está fazendo algo que desperta o interesse das pessoas, mas como é que esses resultados o afetam? Bem, eles vêm através da métrica das redes sociais.

Aqui na Chili explicaremos o que são as redes sociais, suas métricas, benefícios e que tipo de ferramentas analíticas são melhores para medir resultados. Acompanhe!

Mas o que são as redes sociais?

Podemos dizer que as redes sociais são qualquer ferramenta digital nas quais os usuários podem publicar e compartilhar conteúdos com um público específico.

Alguns, como o Twitter, têm como principal objetivo pequenos textos escritos. Já outros, como Instagram e TikTok, são formatados para publicar  fotos e vídeos.

Qualquer pessoa pode ter uma conta nas redes sociais. No entanto, podem também ser uma parte importante de uma estratégia de marketing para empresas de todos os tamanhos e segmentos. Além disso, podem trazer benefícios extremamente vantajosos para aumentar as conversões no seu negócio se lhes der a atenção e manutenção de que necessitam.

 

Benefícios das redes sociais para o seu negócio

Não há como negar que as redes sociais realmente fazem a diferença quando se trata do crescimento da sua marca. Uma boa campanha de marketing nas redes sociais pode aumentar a visibilidade do seu negócio, conduzir o tráfego para o seu website e aumentar as conversões. 

Por outro lado, uma campanha pobre ou negligenciada não produzirá resultados muito bons.

Então não fique de bobeira e veja os benefícios que as redes sociais podem proporcionar:

  • Gera reconhecimento de marca: os usuários irão escolher o seu negócio se estiverem familiarizados com ele.

 

  • Aumenta as suas vendas: mais visibilidade significa mais oportunidades de conversão, o que por sua vez gera mais vendas.

 

  • Utiliza ferramentas de análise para obter resultados e medir o seu nível de sucesso.

 

  • Melhora as relações com os clientes: a utilização das redes sociais para a sua marca ajuda os usuários a se comunicar mais facilmente contigo, oferecendo uma plataforma para se expressarem (seja de forma positiva ou negativa).

Existem muitos outros benefícios, mas apenas estes podem lhe dar uma compreensão do grande impacto que as redes sociais podem ter no seu negócio.

Todavia, há um benefício específico que gostaríamos que você soubesse um pouco mais, pois fará muita diferença no seu negócio: medir os seus resultados nas redes sociais.

 

Métricas das redes sociais

As métricas das redes sociais são os dados utilizados para determinar a eficácia da sua estratégia de marketing nessas plataformas. Em outras palavras, as métricas são os resultados da sua campanha nas redes sociais.

Estas plataformas podem fornecer uma riqueza de informação sobre como o seu público descobre e interage com a sua marca, prática também conhecida como engajamento. Desta forma, pode-se avaliar quais seus acertos e o que pode melhorar ou mudar.

Assim, cada vez que medir resultados, pode ajustar a sua estratégia para atingir os seus objetivos e fazer crescer a sua marca.

Tudo isso soa bem, mas como posso medir os meus resultados nas redes sociais?

A resposta é simples e a execução é prática, basta utilizar as ferramentas analíticas das redes sociais. Veja abaixo como é possível.

Uso de ferramentas analíticas

Te mostramos quais tipos de resultados ou métricas pode se analisar com as ferramentas certas. Além disso, te daremos alguns exemplos de ferramentas que pode utilizar, dependendo do que pretende medir, é claro.

  • Impressões: é o número de vezes que os usuários vêem o seu conteúdo. O Twitter Analytics pode ser utilizado para ver o total das impressões dos seus tweets.

 

  • Alcance: refere-se ao número de usuários que vêem o seu conteúdo. O Facebook Insights te permite ver o alcance das suas mensagens no Facebook.

 

  • Taxas de envolvimento: pode ver quantas vezes um usuário interage com o seu conteúdo, ou seja, o número de likes, comentários ou compartilhamentos. O Iconosquare pode ser utilizado para ver o número de likes ou comentários sobre as contas do Instagram.

 

  • Taxa de cliques (CTR): esta é a porcentagem de vezes que um usuário vê o seu conteúdo e clica sobre ele. O cálculo é feito dividindo o número de cliques pelo número de impressões. Crazy Egg é uma boa ferramenta para ver um mapa de cliques e a porcentagem de cliques no seu site.

 

  • Taxa de “rejeição”: esta é a porcentagem de vezes que um usuário clicou no seu site e saiu sem tomar qualquer outra medida. Esse tipo de resultado pode ser obtido com uma ferramenta como WIX.

Estes são alguns dos resultados e métricas que se podem obter com diferentes ferramentas analíticas das redes sociais. É claro que há muito mais métricas das redes sociais possíveis para se analisar.

Consegue pensar em outros exemplos ou tem alguma pergunta sobre este tópico? Deixe nos comentários!