SEO para Youtube: entenda algumas dicas para performar melhor dentro da plataforma de vídeos mais famosa da Internet

Sabia que também existe SEO para Youtube? Atualmente as compreensões sobre search engine optimization estão cada vez mais amplas mas engana-se quem pensa que essas técnicas servem apenas para obter melhores ranqueamentos no Google. 

Abaixo, entenda um pouco mais sobre SEO para vídeos e como aplicar algumas dicas ao seu canal para que seus conteúdos tenham um melhor desempenho. Fique de olho e acompanhe! 

Comece do início: o que é SEO?

Antes de falarmos sobre vídeos SEO no Youtube, precisamos contextualizar essa prática de maneira geral: o que é SEO?

SEO significa “search engine optimization” uma sigla de origem inglesa que se traduzida, significa: otimização do mecanismo de busca.

Dessa forma, SEO é um conjunto de técnicas para fazer com que o seu conteúdo, marca, ou site ranqueie melhor em buscadores como o Google.

Um dos pontos principais do SEO, seja ele para Youtube ou não, é que ele é focado na experiência do usuário, unindo frentes em programação, design, produção de conteúdo e até mesmo o relacionamento com outros sites via links.

Essas frentes presentes em páginas da web são captadas por algoritmos, que entendem se a página oferece uma boa experiência e conteúdo de relevância e se o resultado for positivo posiciona sua página entre os primeiros links ao realizar uma busca. 

Agora que você entendeu no que consiste o SEO, veja abaixo como você pode aplicar essas técnicas em seu canal do Youtube para os seus vídeos se posicionarem melhor.

SEO para Youtube: entenda mais sobre o mecanismo

Para falar de SEO no Youtube é importante entender que a plataforma de vídeos foi comprada pelo Google, então ela utiliza o mesmo mecanismo de busca em seu site.

Quando alguma busca é feita no Youtube, o algoritmo da plataforma percorre toda a base de vídeos e traz uma recomendação de conteúdos baseada em diversos aspectos. 

Dentro desses aspectos você pode encontrar o seu histórico de busca e seus vídeos recém assistidos para que a recomendação seja feita com conteúdos que sejam de valor para você.

Outro fator que pesa muito no posicionamento de vídeos no Youtube é o engajamento que ele possui. Se um conteúdo tem uma grande quantidade de comentários, curtidas e visualizações, a plataforma entende ele como um conteúdo de qualidade, tornando mais provável dela recomendar o vídeo em uma busca futura.

Por fim, a otimização do canal também é um dos fatores mais primordiais para um bom ranqueamento. Vídeos com campos de título, tags e descrições corretamente preenchidos têm mais chances de ter um posicionamento melhor do que outros conteúdos que não possuem isso. 

SEO para Youtube: descubra algumas dicas para posicionar melhor os seus vídeos

Para posicionar seu vídeo melhor existem algumas medidas que fazem toda a diferença. Veja abaixo algumas dicas simples para melhorar o seu SEO no Youtube. 

Faça um planejamento de palavras-chave

SEO tem tudo a ver com palavras chave. E saber as mais importantes para o seu vídeo permite que o algoritmo marque o seu vídeo como importante para aquela palavra-chave em específico e aumenta as chances do vídeo ser recomendado. 

Pesquise suas palavras-chave e faça um planejamento para os seus conteúdos e veja os resultados!

Coloque um bom título em seus vídeos

O título é o primeiro ponto de contato entre o seu vídeo e o público. Um bom título não só seduz o espectador a assistir o seu vídeo como também mostra ao algoritmo que aquele conteúdo tem um bom formato e uma boa qualidade, atribuindo mais relevância a ele.

Use tags em seus vídeos

As tags são vitais para que o Youtube faça uma indexação assertiva dos seus conteúdos e demarcar a categoria a qual aquele vídeo pertence. As tags também facilitam a recomendação de outros conteúdos relacionados ao vídeo.

Faça uma boa descrição

Uma boa descrição é muito inteligente. Ela permite que você resuma o seu conteúdo nela, dê informações importantes e também inserir CTAs com links para direcionar as pessoas para a sua página pessoal ou para até mesmo outros vídeos.

Os CTAS também podem incentivar que o espectador engaje com o vídeo na plataforma do Youtube, o que também ajuda na hora de posicionar seu vídeo no mecanismo de busca do site. 

SEO para Youtube: gostou de nossas dicas? Descubra ainda mais

Entendeu nossas dicas de SEO para Youtube para rankear melhor os seus conteúdos? Aplique esses passos simples e veja um crescimento expressivo de seu canal a longo prazo. São mudanças que fazem toda a diferença.

Não deixe também de percorrer nosso blog e descobrir mais conteúdos como esse, para se informar mais sobre o universo da internet e marketing digital.