QUICK WINS: O QUE É E COMO USÁ-LOS PARA ALCANÇAR RESULTADOS

As quick wins em SEO são elementos básicos que podem ser facilmente implementados e podem trazer resultados espetaculares. 

Dessa forma, as quick wins são modificações simples que você pode implementar facilmente em seu site para obter resultados satisfatórios em um curto período de tempo.

Ao contrário do que você possa pensar, simples e rápido não significa necessariamente barato. Embora a maioria dos especialistas em SEO liste essas correções rápidas sem problemas, elas podem não ser tão óbvias para pessoas que não operam no setor.

Continue lendo para descobrir oito vitórias técnicas de SEO e correções rápidas para implantar em seu site!

O QUE SÃO QUICK WINS?

Quick wins é uma técnica derivada da gestão. Ela consiste em introduzir pequenas soluções que não exigem muito tempo, trabalho e dinheiro.

Essas soluções também podem ser aplicadas com sucesso em SEO, como parte integrante da estratégia, útil não apenas no início, mas também durante o processo.

Essas correções rápidas podem ser implementadas imediatamente e possibilitam aumentar a eficácia das atividades realizadas.

Vale ressaltar também que essas atividades são importantes e ajudam a melhorar rapidamente as posições nos SERPs.

Os ganhos rápidos podem incluir avaliações e decisões simples sobre a continuação ou descontinuação de ações específicas ou melhoria de processos de SEO.

QUICK WINS QUE VOCÊ IMPLEMENTAR NA SUA ESTRATÉGIA HOJE MESMO

OTIMIZAÇÕES BÁSICAS DA PÁGINA INICIAL

Ao realizar auditorias nos sites é possível verificar elementos técnicos na página inicial e elementos como título, cabeçalho H1, logotipo e otimização de conteúdo.

Portanto, se você conhece as palavras-chave selecionadas para o processo de SEO, neste momento você pode:

  • Otimize a tag do título – ela deve refletir o conteúdo da página e incluir palavras-chave genéricas. Nesse ponto, é importante garantir que essas frases realmente apareçam no site;
  • Otimize o cabeçalho H1, que é o cabeçalho mais importante do site – é melhor colocá-lo na seção acima da dobra e garantir que seja semelhante à tag do título (isso é particularmente importante após a atualização da geração do título na pesquisa resultados);
  • Otimize o elemento alt do logotipo da empresa;
  • Otimize (ou adicione e otimize) a descrição da página inicial usando palavras-chave específicas e genéricas.

CONFIGURAÇÕES GLOBAIS

As modificações que podem ser feitas com o uso do CMS e que impactam nas posições nos resultados da pesquisa são cruciais quando se trata de ganhos rápidos de SEO.

Estas são as chamadas mudanças globais – elas consistem em configurar um modelo baseado em variáveis, de acordo com títulos de página de categoria ou meta descrições são criados.

Dependendo de qual sistema de gerenciamento de conteúdo você usa, encontrará as configurações necessárias em lugares diferentes.

Lembre-se de estar sempre atualizado com novas informações. Manter seu conhecimento de SEO atualizado é extremamente importante, pois você precisa reagir de acordo sempre que o Google fizer uma atualização.

Portanto, vale a pena garantir que seu cabeçalho H1 corresponde ao elemento title e que a meta descrição corresponde à parte do primeiro parágrafo marcada com a tag <p>. Tenha isso em mente ao implementar mudanças globais.

MODIFICAÇÕES DA ESTRUTURA DO CABEÇALHO

Esta etapa é um exemplo ideal de ganhos rápidos de SEO. Embora existam certas regras quando se trata de gerar cabeçalhos de sites, você pode implementar facilmente alterações básicas, mesmo que não tenha seguido boas práticas de estrutura de cabeçalho até agora.

É melhor modificar as tags <h1> ou <h2> nas configurações de estilo. Por outro lado, verificar toda a estrutura do cabeçalho pode ser mais demorado, mas pode ser feito olhando o código da página e comparando-o com o gráfico abaixo:

Quando se trata de ganhos rápidos de SEO, além de modificar a estrutura, é crucial otimizar os cabeçalhos para palavras-chave relevantes.

Uma das correções rápidas mais fáceis que o ajudarão a otimizar seus cabeçalhos é a opção de configurar cabeçalhos H1 automaticamente com base nos nomes das categorias.

Para fazer isso, verifique se o seu CMS permite definir o cabeçalho H1 com base na categoria e nos nomes dos produtos (plataformas com suporte a e-commerce costumam oferecer essa opção).

Esta é uma modificação global rápida que pode apoiar seu processo de SEO.

MODIFICAÇÕES DE MENU

As boas práticas de SEO dizem que nomear categorias em seu menu corretamente é a chave para o sucesso.

Muitas mudanças benéficas podem ser implementadas em uma hora e seus efeitos podem exceder suas expectativas com esta simples quick win de SEO.

Lembre-se de que é crucial garantir que os robôs do Google sejam capazes de reconhecer facilmente para onde um determinado link leva.

Por exemplo, em uma loja de bebidas a categoria “vinho” é dividida em “seco” e “tinto”, por exemplo. Em termos de SEO, é muito melhor usar os nomes “vinho seco” e “vinho tinto”, pois o próprio adjetivo não informará o Google sobre nada. 

Além disso, nomes de categorias devidamente estruturados no menu constituem links âncora de correspondência exata e suportam links internos.

MODIFICAÇÕES E IMPLEMENTAÇÕES DE REDIRECIONAMENTO

No caso de redirecionamentos, é fundamental prevenir erros que impeçam a correta digitalização e indexação do site.

Se o seu CMS tiver as configurações corretas desde o início, as modificações não serão necessárias.

Os chamados links quebrados são outro problema, pois clicar neles gera erros 404.

Links para uma subpágina excluída dentro do site ou para uma plataforma externa que não existe mais são exemplos de links quebrados.

É necessário evitar erros 404 resultantes de links para subpáginas com serviços ou produtos excluídos.

Restaurar essa página ou redirecioná-la adequadamente ajudará você a reconstruir o poder do link. É uma importante quick win de SEO que você deve ter em mente.

Outra quick win do SEO permite que você modifique rapidamente os links internos para observar melhorias visíveis nos SERPs.

Se você deseja atingir seu objetivo de forma rápida e eficiente, comece com estas duas ações:

  • Adicione links de categoria no rodapé do seu site ou implemente breadcrumbs – geralmente são apenas alguns cliques nas configurações e seus links internos serão aprimorados. Se você tiver mais tempo e quiser trabalhar um pouco mais, aplique links nas postagens do blog e nas páginas de categorias ou produtos;
  • Aplique o atributo nofollow em links externos – se você vincular sites de seus parceiros de negócios ou fabricantes de produtos (ou até mesmo seus próprios perfis de mídia social), lembre-se de adicionar um atributo nofollow em cada link.

IMPLEMENTAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE ALT TEXT

É uma atividade relativamente fácil e – especialmente se você não criou descrições alternativas até agora – essa quick win de SEO pode realmente aumentar sua visibilidade. Por isso, deixe o Google analisar seus gráficos também!

VERIFICAÇÕES TÉCNICAS: SSL, SITEMAP, ROBOTS.TXT

Estes são elementos básicos do site que você pode facilmente esquecer se fizer SEO por conta própria. Cuidar deles é uma das quick wins de SEO que podem realmente aumentar seus resultados:

SSL

Um certificado SSL é importante tanto para os usuários quanto para os mecanismos de pesquisa, pois torna seu site mais credível.

Você pode encontrar certificados gratuitos ou muito baratos na web para garantir pagamentos e privacidade do usuário.

SITEMAP – UM ARQUIVO XML

É um conjunto de todas as URLs que pertencem a uma determinada página – um mapa pode ajudar na indexação delas.

Muitos CMSs o criam automaticamente, mas se você não conseguir encontrá-lo, você pode gerá-lo com o uso do plugin Yoast no WordPress. Em seguida, carregue o mapa do site pronto para o Google Search Console.

TXT

Este é outro arquivo importante que seu site deve ter para melhorar sua condição. Se você não estiver localizando em seu site, talvez seja necessário criá-lo manualmente.

Embora seja um processo um pouco complicado, vale a pena o esforço, pois uma configuração incorreta do arquivo pode até resultar na indexação do seu site fora dos resultados da pesquisa. A boa notícia é que temos uma entrada onde explicamos o que é o arquivo robots.txt e como usá-lo corretamente.

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