Tráfego pago: entenda tudo sobre o tema e saiba qual a diferença entre tráfego pago ou orgânico!

Para quem está fazendo negócios na internet, a palavra tráfego é extremamente importante. Assim como consta em qualquer dicionário, o termo na internet tem a ver com “circulação”, “movimento” e “fluxo” — nesse caso, referindo-se a visitantes em uma página, site ou loja virtual. 

Para quem está interessado em melhorar seus resultados na internet, ter uma boa noção de tráfego é importante: de onde meu público vem, o que ele faz nas minhas páginas, que tipo de usuário é mais recorrente para os meus serviços? Essas são todas perguntas que a análise de tráfego pode responder.

Uma das melhores formas de conhecer a resposta para essas perguntas é sabendo de que forma o seu tráfego é gerado. Por isso, ter uma boa compreensão de como funciona tráfego pago é muito importante. 

Para grandes, médios e pequenos negócios na internet, tráfego pago é um investimento que deve ser seriamente considerado como parte da sua estratégia de marketing digital, pois costuma dar muito retorno

Leia um pouco mais sobre este assunto conosco! 

O que é tráfego pago?

Já vimos que tráfego é o fluxo de pessoas que visitam um site, blog ou loja virtual da sua empresa. Mas existem formas diferentes de levar as pessoas até lá e uma delas é investindo dinheiro em tráfego pago. 

Você já deve ter notado, em diversos espaços diferentes da internet, propagandas em que existe a discriminação “anúncio” ou no inglês “ad”. Quando isso acontece, significa que a empresa ou agência de tráfego pago fez um investimento financeiro para que aquele anúncio ocupasse aquele espaço para render alguma ação — um clique para cadastrar, comprar ou redirecionar para o seu site.

Então, quer dizer que se um anúncio receber investimento de dinheiro, ele vai gerar tráfego? Não necessariamente, o fato de ser pago não quer dizer que esse anúncio não precise ser bem feito, planejado e pensado estrategicamente para gerar bons resultados. 

Daí a importância de uma agência de tráfego pago.

Tráfego pago x tráfego orgânico

Entender o que é tráfego pago é muito importante para ter bons resultados no marketing digital, mas não se deve deixar de investir em tráfego orgânico de maneira nenhuma. 

Ambos são importantes por motivos diferentes.

Vamos entender um pouco melhor as diferenças entre esses dois tipos de tráfego. 

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico é gerado “espontaneamente” através da produção de conteúdos da sua marca no próprio site, blog ou nas redes sociais. No tráfego orgânico, não se investe dinheiro diretamente, mas é preciso dedicar tempo e estudar estratégias para fazer uma comunicação efetiva com o público, gerando respostas, visualizações e engajamento

Tráfego pago

Diferente do tráfego orgânico, o tráfego pago necessita de uma aplicação financeira que pode ser feita através de plataformas de anúncios virtuais como o Google Ads e redes sociais. Duas grandes vantagens do tráfego pago são: 

  • As plataformas de anúncios privilegiam o aparecimento de anúncios pagos para os seus usuários. Ou seja, seu anúncio com certeza será visto e;
  • É possível segmentar seu anúncio para que ele chegue mais especificamente para o seu público-alvo. Ou seja, quanto melhor você conhecer o seu público, mais sob medida sua comunicação será e as chances de resultados aumentam consideravelmente!

Tráfego pago nas redes sociais

Não é possível pensar em gerar tráfego na internet sem usar as redes sociais, pois elas funcionam como grandes vitrines para marcas e serviços. O conteúdo acaba funcionando como uma uma isca que atrai a atenção do seu público-alvo. Quem vai entregar esse conteúdo para as pessoas serão as redes sociais. 

Cada vez mais, a oportunidade de negócios no Facebook e Instagram crescem, e quem usa essas redes sociais (mesmo os usuários comuns, sem pretensão de fazer negócios) sabe que os anúncios pagos aparecem com cada vez mais frequência. Daí a importância de pensar estratégias nesses espaços para gerar tráfego. 

Algumas vantagens de gerar tráfego pago através das redes sociais são as seguintes. 

Vantagens do tráfego pago nas redes sociais

Chamada para ação

Anúncios pagos no Facebook ou no Instagram precisam de objetivos específicos, que podem ser desde gerar impressões nas postagens e engajamento, ou até mesmo convidar as pessoas que estão vendo o anúncio para fazer um cadastro, visitar seu site ou comprar seus produtos. O fato é que nas postagens orgânicas o caminho para esse processo é bem mais longo o que desfavorece na tomada de decisão do público-alvo. 

Segmentação

Tanto o tráfego pago no Facebook quanto no no Instagram têm potencial de alcançar exatamente o público que se espera, porque essas redes sociais acumulam diversas informações demográficas de seus usuários. Assim, se você sabe que o seu produto é feito para mulheres de 25 a 35 anos, por exemplo, você não precisa incluir ninguém de fora desse demográfico. Fica subentendido que as possibilidades de sucesso da campanha aumentam bastante. 

Visibilidade

Não é de hoje que influencers de todos os tamanhos e diversos outros nichos de usuários das redes sociais olham as métricas e reclamam sobre a taxa de entrega das postagens dentro do tráfego orgânico. Então, se sua empresa tem uma comunicação específica para fazer e se é importante ter certeza que as pessoas a verão — o tráfego pago é a solução

Investimento

Investir em mídia tradicional ainda é bastante caro e, apesar de fazer muito bem para o branding, não é o tipo de campanha que dá resultado de resposta direta. Porém, para quem sabe como funciona o tráfego pago, é muito mais fácil ter mais resultados, mais retorno sem necessariamente ter que investir muito.

Conclusão

Gerar mais visitas em sites, mais cadastros, mais leads, mais vendas, tudo isso passa pela geração de tráfego e, apesar do tráfego orgânico ser muito importante, é impossível descartar as estratégias de tráfego pago. 

Se você está procurando por boas estratégias e direcionamento para implementar essa prática no seu marketing, não deixe de falar conosco aqui! Estamos esperando por você!