Meu Site Não Aparece no Google, e Agora?

Seu site não está aparecendo nos resultados de pesquisa do Google? Vamos te ajudar a descobrir e resolver os problemas que impedem que seu site não apareça no Google.

 

É importante notar que quando você digita algo no Google esperando ver seu site nos resultados de pesquisa, você não está realmente procurando pelo seu site.

 

Você está procurando uma página em seu site. Essa é uma distinção importante.

 

Se o Google não souber da existência da página que você está tentando classificar ou achar que ela não merece classificação, ela não aparecerá em nenhum lugar importante nos resultados da pesquisa.

 

O Google sabe que seu site existe e pode encontrar e acessar todas as suas páginas importantes. Você tem uma página que é um resultado relevante para a palavra-chave para a qual deseja aparecer.

 

Você demonstrou ao Google que sua página é digna de classificação para sua consulta de pesquisa de destino, mais do que qualquer outra página de outro site. A maioria das questões que abordamos abaixo relaciona-se a uma dessas três coisas.

CASO SEU SITE SEJA NOVO, PODE SER QUE O GOOGLE NÃO ENCONTRE

O Google rastreia a Internet seguindo links em sites já indexados. Se nenhum site estiver vinculado ao seu novo site, provavelmente não saberá que seu site existe.

 

A maneira mais rápida de fazer o Google saber que seu site existe e quais páginas ele contém é compartilhar um sitemap com ele. Você pode fazer isso com o Search Console do Google.

VEJA COMO INCLUIR SEU SITEMAP NO GOOGLE

Primeiro, você precisa criar um mapa do site

Se você tem um site WordPress com o plugin Yoast SEO, ele gera automaticamente um mapa do site para você.

 

Existem outros plugins disponíveis para o WordPress que irão gerar seu mapa do site para você, basta verificar o repositório do WordPress e você os encontrará.

 

Em seguida, você precisará de uma conta do Google Search Console

A próxima etapa para enviar seu site ao Google é criar uma conta do Google Search Console.

 

O Search Console, anteriormente conhecido como Google Webmaster Tools, é a ferramenta que o Google fornece aos proprietários de sites para permitir que eles conheçam o status do índice de seus sites.

 

Além de fornecer dados sobre o número de vezes que um site aparece na pesquisa, as consultas para as quais ele aparece e uma tonelada de outros pontos de dados, ele também permite enviar um mapa do site e solicitar a indexação.

Envie seu mapa do site para o Google

Depois de criar a conta e verificar seu domínio, você verá uma guia à esquerda que diz “índice” e abaixo dela “sitemaps”.

 

Você vai adicionar um novo mapa do site e clicar em “enviar”.

 

Tempo para solicitar a indexação

Depois de enviar seu mapa do site, você deseja que o Google rastreie o site mais cedo ou mais tarde. Você vai clicar na ferramenta “Inspeção de URL” na barra lateral esquerda.

 

Você vai digitar o URL do seu site na barra que aparece na parte superior da tela e pressionar enter.

 

Se sua página estiver indexada, você verá uma tela como esta:

 

Se não estiver, clique no botão “solicitar indexação” e o Google colocará sua página na fila para ser rastreada.

COMO FAZER SEU SITE APARECER NA PRIMEIRA PÁGINA DO GOOGLE

Você naturalmente deseja que seu site seja classificado na primeira página, que normalmente reúne as 10 páginas mais bem colocadas.

 

Dependendo do seu negócio, você precisará empregar estratégias de otimização de mecanismos de pesquisa e SEO para melhorar sua classificação.

Faça uma auditoria de SEO completa

Para garantir maior sucesso no futuro, agora é a hora de realizar uma auditoria de SEO do seu site. Isso lhe dará uma visão clara de onde você está em relação a:

 

  • Otimização on-page;
  • Otimização off-page;
  • Seleção de palavras-chave.

Adicione palavras-chave ao conteúdo do seu site

As palavras-chave podem ser uma única palavra ou uma frase curta de até quatro ou cinco palavras.

 

Esses termos devem ser relevantes para seu site e que as pessoas provavelmente usarão quando pesquisarem no Google.

 

Obviamente, eles precisam ser relevantes para o assunto do seu site.

Use metatags para adicionar mais palavras-chave

Meta-tags são códigos ocultos – os visitantes do seu site não os veem, mas os “bots” do mecanismo de pesquisa do Google que analisam seu site os coletam.

 

Você mesmo pode adicionar essas meta-tags ao seu site se tiver um programa de web design ou se souber codificar HTML.

Encontre palavras-chave que não sejam excessivamente competitivas

Sugerimos que você use o Planejador de palavras-chave gratuito do Google para descobrir isso.

 

Essa ferramenta de pesquisa de palavras-chave permite avaliar a popularidade de termos de pesquisa específicos, bem como o nível de concorrência que você enfrenta ao usá-los.

 

Palavras-chave altamente competitivas podem ter dezenas de milhares de sites brigando por elas, então é menos provável que você acabe na primeira página do Google se as escolher.

Procure backlinks

Páginas da Web que contêm links para seu site: Um grande fator para os mecanismos de pesquisa são os backlinks orgânicos de qualidade. É o que os motores de busca estão procurando.

 

Se você tiver vários sites vinculados ao seu site, o Google dará à sua página maior credibilidade e classificação de pesquisa.

Crie uma listagem para seu site no Google Meu Negócio

Esta dica é para empresas físicas com locais físicos.

 

O Google Meu Negócio vincula seu site a uma listagem de mapas, portanto, quando as pessoas procurarem sua empresa ou pesquisar usando palavras-chave vinculadas à sua empresa, elas encontrarão uma listagem de mapa do Google e poderão clicar no seu site para obter mais informações.

Tenha conteúdo relevante para o seu negócio

Use artigos ou outro material específico para os produtos e serviços que você está fornecendo. Não use preenchimento que seja apenas vagamente relacionado.

 

O algoritmo do Google classifica sites com conteúdo original e relevante mais alto do que aqueles com conteúdo repetido em outros lugares.

Analise seu SEO técnico

Meu relatório de SEO gratuito é um ótimo recurso para basear o desempenho do mecanismo de pesquisa de URL específico. Também fornecemos uma longa lista de verificação de maneiras de melhorar o SEO do seu site por conta própria.

 

Gostou do conteúdo sobre como fazer seu site aparecer no Google? É fundamental ter um plano de ação bem estruturado para ter uma presença de sucesso da sua empresa nessa plataforma. Quer saber como?

 

A Chili é uma agência especialista em marketing de performance e atua para identificar, atrair e converter os consumidores com foco em resultados.

 

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