Para que serve um blog da minha marca?

Para a maioria das empresas, criar e nutrir um blog pode parecer nada mais do que uma grande dor de cabeça.

 

Você precisa planejar seu conteúdo, decidir sobre um estilo e tom de voz, escrever suas postagens e garantir que elas sejam postadas e compartilhadas de forma consistente.

 

Tudo isso leva tempo e energia, que você pode pensar que seria melhor gasto em outras coisas. No entanto, o blog provou ser um meio eficaz de direcionar tráfego e leads para seu site, portanto, você deve reconhecer o potencial que ele tem para impulsionar seus negócios.

 

Com quase 4 bilhões de pessoas em todo o mundo atualmente conectadas à internet, nunca houve um momento melhor para as empresas incluírem o blog em sua estratégia de marketing.

 

Os blogs não apenas direcionam o tráfego do site e promovem seus produtos e serviços, mas também ajudam a criar confiança com seus clientes em potencial.

 

Confira os muitos benefícios dos blogs para negócios e como você pode começar a criar conteúdo relevante que direciona links de entrada e tráfego para seu site.

PARA QUE SERVE UM BLOG EMPRESARIAL?

Conectar-se com o seu público é a palavra-chave! Em última análise, trata-se de ação e é assim que é medido também. Além disso, os blogs corporativos simplesmente desempenham um papel na aquisição de clientes como tal e têm um impacto no ROI do inbound marketing.

 

Muitas empresas estão blogando sobre si mesmas sem levar em conta o contexto mais amplo. 

 

Assim como qualquer outra forma/formato/canal de marketing de conteúdo, os blogs corporativos são sobre personas e públicos-alvo. E acima de tudo sobre “resolver” os problemas que eles têm. O essencial da narrativa, lembra?

 

Isso significa que os blogs corporativos nunca podem ser sobre seus produtos ou soluções de maneira direta?

 

Não, não. Há exceções e lembre-se de que seu negócio pode ter vários blogs, caso a finalidade assim o exija. Você pode, por exemplo, criar um blog para clientes existentes onde você os ajuda a usar suas soluções de uma maneira melhor.

 

Embora, neste caso, você provavelmente usará plataformas de comunidade com um forte componente de blog. Existem vários exemplos dessas plataformas orientadas a blogs e conteúdo que abrangem produtos e soluções.

 

Mas eles também são construídos sobre a premissa de que resolvem questões e fornecem respostas às questões da comunidade.

 

Blogs corporativos no sentido estrito não são sobre suas soluções, mesmo que não haja problema em fornecer call-to-actions dentro do contexto do conteúdo do seu blog.

AUMENTE A VISIBILIDADE ONLINE DO SEU NEGÓCIO

A principal razão pela qual o blog corporativo é tão importante é que ele melhora o reconhecimento da marca. Um blog cria mais oportunidades para sua empresa ser descoberta por potenciais clientes e parceiros.

Cada postagem tem conteúdo que pode ser encontrado por meio de mecanismos de pesquisa e lido e compartilhado nas mídias sociais e outros sites.

 

Isso deve resultar em aumento de tráfego e, portanto, mais pessoas se conscientizando da sua marca e do que você faz – isso só pode ser uma coisa boa!

APROXIME-SE DO SEU PÚBLICO

Os blogs corporativos podem ajudar a criar e nutrir relacionamentos com as pessoas nas quais você gostaria de se concentrar, seja seu mercado-alvo, clientes existentes, fornecedores, funcionários ou outras pessoas envolvidas em sua empresa.

 

Você pode criar uma conversa bidirecional com postagens de blog solicitando pensamentos e comentários dos leitores, e também pode envolver seus leitores pedindo que escrevam postagens de convidados para você.

 

Construir relacionamentos dessa forma promoverá a fidelidade à marca e ajudará os leitores a ter uma impressão positiva do seu negócio – eles perceberam rapidamente que você é uma empresa que tem prazer em se comunicar, receber feedback e responder a perguntas.

AUMENTE A CREDIBILIDADE DO SEU NEGÓCIO

Junto com a transparência, você também pode construir credibilidade com seu blog corporativo.

 

Ao publicar consistentemente conteúdo de alta qualidade sobre tópicos relacionados ao seu campo, as pessoas começarão a ver sua empresa como uma empresa com autoridade.

 

Quando eles precisarem de informações sobre a área em que você se especializou, eles irão ao seu blog ou entrarão em contato com você, sabendo que podem confiar no conteúdo que você forneceu.

CRIE UM CANAL DE COMUNICAÇÃO PRÓPRIO

Ao publicar um conteúdo que responde aos problemas de seus clientes, você os inspira nas escolhas para as próximas compras, alimenta sua curiosidade ou os mantém informados sobre assuntos que lhes são caros.

 

Este estatuto de profissional de referência, especialista, reconhecido, no seu tema aos olhos dos seus potenciais clientes, o que contribui assim para estabelecer a sua reputação, permite-lhe maximizar as hipóteses de que naturalmente se voltarão para si quando fizerem a sua compra.

 

As redes sociais permitem que você amplie seu público. Comentar, responder, dar sua opinião para sua comunidade de assinantes pode ajudá-lo a ampliar sua reputação, mas você terá que escolher a(s) rede(s) social(is) mais adequada(s) ao seu negócio.

DESENVOLVA E MELHORE A IMAGEM DA SUA MARCA

Um blog corporativo permitirá que você humanize sua comunicação corporativa e melhore seu capital de simpatia, de fato:

 

Um blog de empresa é menos formal do que um site de vitrine ou um site de e-commerce, o tom é mais livre, o que permite “humanizar” sua empresa.

 

Em um blog você poderá de fato divulgar informações não comerciais sobre seus produtos ou serviços.

 

Um blog não é um espaço fechado, geralmente também permite que você troque com seus clientes sobre seus produtos e traga a eles uma experiência de marca enriquecida.

GERE LEADS!

Os blogs corporativos geram leads, o que, é claro, é o que todo pequeno empresário está tentando fazer.

 

A cada conteúdo que você publica em seu blog, você aumenta a chance de sua empresa ser descoberta.

 

Mais tráfego chegará ao seu site, e alguns deles se transformarão em leads, tornando-se assinantes, enviando uma consulta, seguindo você nas mídias sociais ou conectando-se com você de alguma outra maneira.

 

As empresas B2C que blogam recebem cerca de 88% mais leads por mês, e as empresas B2B geram 67% mais leads. Sem uma presença regular no blog, você reduz significativamente suas chances de ser encontrado.

POR FIM, TRANSFORME LEADS EM CLIENTES

Se, como vimos nos pontos anteriores, o blog é uma poderosa ferramenta de marketing que permite controlar sua comunicação digital, estabelecer sua autoridade e gerar tráfego direcionado, não devemos perder de vista que o objetivo final de uma empresa comercial site é transformar visitantes em clientes, ou até mesmo um embaixador da empresa.

 

Portanto, como no diagrama abaixo, você deve considerar seu blog como uma máquina de geração de leads, certifique-se de que esses leads se tornem leads maduros e, no final do túnel de conversão, transforme-os em clientes.

 

O método mais comumente usado para alcançar a conversão de leads em clientes é o Call to Action.

 

O Call to Action é um “botão” em uma página da web que convida o visitante a agir em troca de um benefício prometido em troca (assinar nossa newsletter, solicitar um orçamento gratuito) ou se envolver em uma interação mais direta.

 

Gostou do conteúdo sobre a importância de criar um blog para seu negócio? É fundamental ter um plano de ação bem estruturado para ter uma presença de sucesso da sua empresa nessa plataforma. Quer saber como?

 

A Chili é uma agência especialista em marketing de performance e atua para identificar, atrair e converter os consumidores com foco em resultados.

 

Fale pra gente sobre suas experiências! Deixe nos comentários suas experiências usando essa técnica. Será de grande ajuda para outros profissionais.