MARKETING DE CONTEÚDO: COMECE JÁ A FAZER

O marketing de conteúdo explora o lado humano do público que uma marca deseja conquistar.

Suas dores, dúvidas, dificuldades e, principalmente, as soluções para esses problemas estão no foco central de uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente.

Justamente por ter esse propósito, o marketing de conteúdo deve possuir uma abordagem menos direta no sentido das vendas. É necessário focar em outras formas de contato e transmissão da mensagem.

O marketing de conteúdo é extremamente poderoso ao atrair e chegar a pessoas que estão procurando soluções para seus problemas.

Um conteúdo de qualidade tem o poder de educar esse público, gerar autoridade para a marca e criar a estrutura para um relacionamento muito sólido entre empresas e clientes.

De forma resumida, o marketing de conteúdo tem o poder de falar com um lead extremamente qualificado!

O QUE É MARKETING DE CONTEÚDO?

O marketing de conteúdo é o desenvolvimento e a distribuição de conteúdo relevante e útil – como blogs, boletins informativos, white papers, postagens de mídia social, e-mails, vídeos e similares – para clientes que já fazem parte do portfólio e os prospectos.

Quando bem estruturado, esse conteúdo transmite expertise e deixa claro que uma empresa valoriza as pessoas para quem vende.

A produção consistente do marketing de conteúdo cria, solidifica e nutre relacionamentos com seus clientes potenciais e existentes.

Quando seu público pensa em sua empresa como um parceiro interessado em seu sucesso e uma valiosa fonte de conselhos e orientações, é mais provável que escolham você na hora de comprar.

A principal ideia é que os benefícios que esses conteúdos gratuitos trazem para o público promovam nele o visão dessa marca como referência no mercado.

Uma construção natural de autoridade é benéfica para o branding, cria um buzz ao redor da marca, traz novos potenciais clientes e reforça valores que são fundamentais para o crescimento do negócio.

POR QUE O MARKETING DE CONTEÚDO É IMPORTANTE PARA O SEU NEGÓCIO?

São muitos os benefícios do marketing de conteúdo, uma das formas originais do marketing tradicional. As iniciativas de marketing de conteúdo da John Deere e Michelin duram mais de um século. O marketing de conteúdo é importante porque:

Cria engajamento genuíno: os consumidores que leem um blog ou boletim informativo patrocinado pela marca e ressoam com seu conteúdo têm maior probabilidade de desenvolver uma associação positiva e continuar a apoiar a marca.

Agrega valor: um podcast sobre produtividade de uma empresa de software de gerenciamento de conteúdo cria reputação de marca, de modo que seu valor para o cliente se traduz em fidelidade e vendas.

Oferece versatilidade: com ferramentas digitais, agora existem muitas maneiras de segmentar clientes em potencial. De modelos de tricô gratuitos a blogs sobre design de UX, há muitas abordagens para marcas que consideram o marketing de conteúdo. A mesma marca pode usar diferentes mídias para alcançar novos públicos.

O marketing de conteúdo é considerado uma estratégia de negócios central para 81% dos profissionais de marketing.

Em 2022, 90% dos profissionais de marketing investiram ativamente em marketing de conteúdo, enquanto apenas 10% não o usaram, de acordo com o relatório State of Marketing da Hubspot.

A Semrush relata que 89% das empresas pesquisadas confiam na busca orgânica como o canal de distribuição mais eficaz. Isso é importante porque, se as pesquisas do Google são como um cliente em potencial descobre uma marca, o conteúdo em que ele está clicando precisa ser de alta qualidade e útil.

MARKETING DE CONTEÚDO E O INBOUND MARKETING

O marketing de conteúdo é uma das estratégias que o inbound marketing possui. Porém, um não é necessariamente dependente do outro. Tudo vai depender das características do seu negócio e mercado de atuação.

Mesmo que a sua empresa não possua investimento em inbound marketing de forma estruturada, possuir um marketing de conteúdo sólido cria um canal muito rico de relacionamento com o público.

O primeiro objetivo do marketing de conteúdo é ser útil para o público e atraí-lo de forma natural!

Durante a jornada de compra do consumidor, o marketing de conteúdo tem a função de entregar conteúdos relevantes, ganhando a confiança do público.

Apenas quando esse lead já deu sinais suficientes de interesse pela marca, ele recebe ofertas com produtos e serviços pela sua empresa para convertê-lo a cliente.

COMO FAZER O MARKETING DE CONTEÚDO DA SUA EMPRESA

O planejamento é um elemento fundamental para o marketing de conteúdo. Portanto, é por aí que você deve começar.

Jamais comece a produzir conteúdo e postar aleatoriamente sem o suporte de uma estratégia.

DEFINA SUAS MÉTRICAS E OBJETIVOS

O primeiro passo é definir quais são os objetivos que a empresa deseja atingir com essa ação e quais serão as métricas avaliadas para analisar se está no caminho certo.

Seu objetivo é gerar mais engajamento do público com a marca? Gerar mais leads? Aumentar as vendas?

É fundamental que isso seja definido e alinhado com os gestores e tomadores de decisão dentro da empresa.

CRIE PERSONAS

A persona é um personagem semi-fictício que representa o cliente ideal para aquela marca. É pensando nele que o planejamento é a produção de conteúdos será feita.

Com a ajuda que a referência de uma persona proporciona, o marketing de conteúdo consegue entregar muito mais valor, um tom mais preciso na comunicação, além de uma assertividade nos temas e canais de divulgação.

PLANEJAMENTO DE PALAVRAS-CHAVE E SEO

De forma simplificada, as palavras-chave são os termos que as pessoas usam para fazer buscas na internet. Seja nos motores de busca como Google e Bing, nas redes sociais, e-commerces e mais.

O entendimento dos termos utilizados pelo seu público quando vai fazer suas buscas na internet é fundamental para estruturar uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente.

A partir das palavras-chave também é possível entender quais são assuntos de maior interesse para a sua persona.

PRODUZA CONTEÚDO PARA CADA ETAPA DO FUNIL

A produção de conteúdo é usada em todas as etapas do funil de vendas. A ideia é amadurecer o lead em seu processo de decisão de compra, até que após todas as etapas ele finalmente conclua sua compra.

TOPO DE FUNIL

Nessa etapa, o lead ainda está em processo de reconhecimento do problema que ele enfrenta.

O conteúdo produzido pode ajudá-lo a entender melhor qual problema é esse e quais são as possíveis soluções.

MEIO DE FUNIL

Nesse estágio já um pouco mais maduro da jornada de compra, o lead reconheceu o problema e também já possui algumas possíveis soluções a serem avaliadas.

O conteúdo pode ajudar o lead a se aprofundar e se educar mais antes da tomada de decisão.

FUNDO DO FUNIL

Finalmente é chegada a hora de vender o produto, serviço ou marca. O lead já sabe o que ele precisa, mostre que sua marca é a melhor alternativa para solução do problema dele.

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