Otimização de Imagem

Você sabia que a otimização de imagem desempenha um papel fundamental quando falamos de técnicas de SEO para sites e blogs? Isso mesmo, otimizar imagens permite que você proporcione uma melhor experiência ao usuário que lê seu conteúdo, fazendo com que o texto seja considerado de relevância e, portanto, ranqueando melhor.

Abaixo, entenda um pouco mais sobre a otimização de imagem, como ela funciona e também descubra mais a fundo como este processo impacta o search engine optimization (SEO) da página. Fique atento e acompanhe!

O que é realmente a otimização de imagem?

Para quem não é familiarizado com o assunto, quando falamos de otimização de imagem pode ser que o assunto pareça bem complicado, mas não é. Na realidade todo o processo de otimização de imagem é bastante simples se você souber o que fazer.

Em suma, a otimização de imagem refere-se a redução do arquivo, tornando-o um pouco mais leve sem comprometer a sua resolução ou qualidade. 

Este processo é essencial para aumentar a velocidade do carregamento de um site, já que se a imagem for pesada demais a lentidão pode prejudicar a experiência do usuário. 

Para entender no detalhe como otimizar imagens é necessário saber que em cada uma delas é possível encontrar diversos dados e pixels com informações repetidas. Como há essa repetição, ao comprimir a imagem – reduzindo o seu tamanho – você elimina o excesso de pixels iguais.

A otimização de imagem funciona para qualquer tipo de formato, seja a imagem JPG, TIF, PNG ou até mesmo GIF. Todos estes formatos podem ser otimizados para que sua página tenha um melhor desempenho online. 

Mas, é importante destacar que esse processo de compressão, embora deixe a imagem mais leve, não compromete a qualidade dela.

Motivos para otimizar imagens

Já falamos sobre algumas das principais vantagens de fazer otimização de imagens, mas salientar a importância desse processo é fundamental. 

Abaixo, veja alguns motivos para tirar o tempo e otimizar suas imagens.

  1. Reduz o peso da imagem mas sem comprometer a qualidade ou resolução;
  1. Deixa o seu site mais rápido, melhorando a experiência do usuário;
  1. Aumenta a velocidade de sites responsivos, melhorando o uso via mobile.
  1. Atribui mais qualidade ao seu conteúdo, aumentando o EAT e, por consequência, desempenhando melhor em SEO.

Os diferentes tipos de imagens

Quando falamos de imagens na internet você já deve ter reparado que elas se apresentam em diferentes formatos, mas você sabe o que elas significam? Veja abaixo</h2>

Imagens JPG

O JPG é um dos formatos mais comuns de encontrarmos na web. Quando comprimido, este formato proporciona o melhor tamanho do arquivo possível, oferecendo um carregamento mais veloz e um melhor desempenho de maneira geral. 

Imagens PNG

Já o PNG é aquele formato de imagens com uma qualidade impressionante, mas que são naturalmente mais pesadas, principalmente se comparadas com os JPGs.

Imagens GIF

Os GIFs são famosos, muitas vezes por serem divertidos. Normalmente são montados com diversos frames compilados para criar movimento. Este formato se limita a 256 cores.

Imagens TIFF

Você sabe o que é TIFF? Esta é uma sigla que tem como significado Tag Image File Format. Ele é muito utilizado por profissionais de fotografia já que permite armazenar imagens de resolução extremamente alta e também armazenar gráficos raster e informações de imagem. 

Recomendações gerais para a otimização de imagens e também para seu site desempenhar melhor em SEO

É claro que existem boas práticas quando se diz respeito a técnicas de SEO. Normalmente, elas não são muito difíceis de aplicar, basta tirar um tempo para otimizar tudo o que é possível e colher os frutos a longo prazo. 

Abaixo, veja algumas das principais recomendações simples de otimização de imagem que você pode começar a fazer a qualquer momento.

  • Procure utilizar imagens autorais, produzidas por você, para ter mais originalidade e exclusividade.
  • Não se esqueça de renomear o arquivo da foto com a palavra-chave do conteúdo;
  • O texto alternativo é extremamente importante, não esqueça dele. Ele deve ser curto e descritivo.
  • Procure utilizar imagens em formato PNG pois são as mais leves e que também não deixam a desejar em qualidade.
  • Previamente ao upload, procure otimizar a imagem e reduzir o seu peso, para que a velocidade de carregamento da página aumente. 

Achou nosso conteúdo interessante? Descubra ainda mais em nosso blog

Sem dúvidas, entender o que é otimização de imagem e como fazê-la é muito importante para quem quer destacar o seu conteúdo e também otimizar a página para que tenha mais relevância dentro do Google e adquira um melhor posicionamento. 

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, que tal conferir outros conteúdos disponíveis em nosso blog para descobrir ainda mais sobre o universo de SEO. Não deixe de navegar por nossos textos e aproveitar para expandir seus conhecimentos!