KPIs de SEO que você deve acompanhar

Em geral, as pessoas medem o sucesso de seus esforços de SEO pela classificação de seu site no Google.

No entanto, como podemos ver nas informações do Google Analytics e do Google Search Console, existem muitas outras maneiras de medir o sucesso do SEO.

Vejamos os 7 importantes KPIs de SEO que você deve acompanhar no Google Analytics.

Categoria: Público

A categoria Audiência mede os visitantes do site por número, idade, localização e interesses.

Número de visitantes

Isso mostra insights sobre o número de visitantes e visualizações, divididos por comportamento de clique, como frequência ou atualidade, ajudando a mostrar a popularidade do site.

Os melhores sites que usam práticas eficientes de SEO terão um alto número de visitantes.

A proporção de visitantes novos e recorrentes

O Google Analytics usa cookies para contar o número de visitantes e dividi-los em novos e recorrentes, que você pode ver clicando em ‘Comportamento’ em ‘Novos x recorrentes’.

Um alto número de visitantes que retornam a um site significa que ele é eficiente para os usuários. Um alto número de novos visitantes mostra um bom conhecimento do site entre seu público-alvo.

Ambos implicam que suas práticas de SEO são bem-sucedidas porque os visitantes podem encontrar seu site nos mecanismos de pesquisa.

Duração da sessão

Esta seção mostra a duração do tempo que os visitantes passam no site. Veja esta estatística clicando em ‘Comportamento’ em ‘Engajamento’.

Esta seção divide os usuários pela duração de sua visita. Mais tempo gasto no site sugere que o conteúdo é valioso e os usuários estão se envolvendo com ele.

Se o tempo gasto no site for baixo, isso pode significar que a qualidade do seu conteúdo também é baixa.

Portanto, o conteúdo e o design da página devem ser considerados com cuidado para incentivar os usuários a permanecer no site por mais tempo, o que ajudará o site a ter uma classificação mais alta no mecanismo de pesquisa.

Categoria: Aquisição

Aquisição mede o número de visitantes ou tráfego de SERPs.

Número de usuários de SERPs Orgânicos

Clique em ‘Visão geral’ em Aquisição de categoria para visualizar o número de visitantes dos mecanismos de pesquisa orgânica.

Um número alto nesta categoria indica SEO de boa qualidade, pois você pode alcançar clientes sem a necessidade de anúncios.

Categoria: Comportamento

A categoria Comportamento mostra como os usuários interagem com o conteúdo.

Velocidade média

Isso mostra a velocidade de carregamento do site. Um tempo de carregamento mais longo geralmente resulta em clientes saindo do site, afetando a classificação do seu site.

Portanto, a velocidade de carregamento da sua página deve ser rápida para um SEO eficiente.

Tempo médio na página

Em ‘Conteúdo do site’, clique em ‘Todas as páginas’ para observar o tempo médio que os usuários gastam em suas páginas da web.

Tente combinar seu conteúdo com a intenção de pesquisa de seus usuários para mantê-los em seu site por mais tempo.

Categoria: Conversões

A categoria Conversão mostra informações sobre sua taxa de conversão.

Taxa de conversão

A taxa de conversão considera cliques para comprar, seguidores, visualizações de conteúdo e preenchimento de formulários.

Você pode definir metas no Google Analytics clicando em ‘Admin’ e ‘Configurações de propriedade’, selecionando ‘Metas’ e clicando em ‘Novas metas’ para criar uma meta para conversões.

Como você pode ver, o sucesso do SEO é medido de várias maneiras, além da classificação do seu site.

As métricas acima são bons indicadores de quão popular é um site, então esses KPIs de SEO devem ser rastreados regularmente.

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