O QUE É UMA MATRIZ DE CONTEÚDO? A ESTRATÉGIA CHAVE QUE OS CRIADORES DE CONTEÚDO PRECISAM SABER!

Atualmente, em que a mídia social tem uma influência tão significativa no comportamento dos consumidores online, o ambiente de marketing online está se tornando cada vez mais intenso.

As empresas precisam agora buscar as melhores técnicas e canais para divulgar suas marcas e superar seus concorrentes. O marketing de conteúdo é uma arma poderosa para os negócios online de hoje.

O conteúdo pode ser classificado em diferentes tipos. Hoje, veremos a estratégia de matriz de conteúdo, uma técnica de marketing oculta na redação de conteúdo. 

O QUE É UMA MATRIZ DE CONTEÚDO?

Isso já aconteceu com você? Você tem criado conteúdo a ponto de ficar sem novas ideias sobre as quais escrever.

Quanto mais você tenta ter ideias, mais chatas e sem criatividade elas parecem. Todos esses problemas tornam sua marca desagradável para os leitores, pois o conteúdo que você cria não é mais atraente, resultando em uma oportunidade de vendas perdida.

Mas e se você soubesse como criar uma matriz de conteúdo para escrever um conteúdo mais atraente? A matriz de conteúdo é uma ótima ferramenta para te ajudar a sair da situação citada acima!

A matriz de conteúdo ou matriz de marketing de conteúdo é uma estrutura para categorizar, organizar e gerenciar diferentes tipos de conteúdo, para que você possa ir direto ao ponto e se comunicar com seu público-alvo.

ESTRATÉGIA DA MATRIZ DE CONTEÚDO

A estratégia de matriz de conteúdo pode ser categorizada em 4 tipos de conteúdo:

CONTEÚDO PARA EDUCAR

Esse tipo de conteúdo visa principalmente educar os leitores para criar reconhecimento da marca.

No entanto, esse tipo de conteúdo pode não resultar em conversões, a menos que o conteúdo informe diretamente os leitores sobre os próprios produtos ou serviços.

Alguns exemplos de conteúdo educacional são infográficos, coletivas de imprensa, reportagens, seminários, cursos, etc.

Geralmente, esse tipo de conteúdo demonstra credibilidade e profissionalismo que ajudam a criar uma boa imagem de marca.

FATORES PARA AVALIAR O CONTEÚDO EDUCACIONAL

  • % de sessões inscritas
  • O número de leads qualificados 
  • O número de novos usuários

CONTEÚDO PARA CONVENCER

Esse tipo de conteúdo tem como foco convencer os consumidores usando a lógica, como explicar os benefícios de seus produtos ou serviços, apresentar estudos de caso, oferecer promoções ou mostrar aos clientes o que eles receberão se apoiarem a marca.

O público-alvo pode comparar os produtos e serviços de cada marca no mesmo setor antes de decidir de compra. Como resultado, você deve garantir que seu conteúdo se destaque de outras marcas para atrair a atenção dos consumidores.

No entanto, uma coisa a ter em mente é que o conteúdo persuasivo gera um reconhecimento de marca relativamente baixo. Portanto, oferece melhores resultados com um público-alvo que fez uma compra inicial.

FATORES PARA AVALIAR O CONTEÚDO PERSUASIVO

  • Ciclo de vendas mais curto;
  • Um aumento no valor das vendas;
  • Conversões mais altas.

CONTEÚDO PARA ENTRETER

Esta parte da matriz de conteúdo se concentra na comunicação divertida e emocional. O conteúdo divertido geralmente resulta em um reconhecimento de marca ótimo.

Exemplos de conteúdo divertido incluem marketing viral, como jogar ou responder a perguntas para ganhar prêmios. Isso ajuda a aumentar o engajamento e pode ajudar a expandir sua base de clientes.

Resumindo, se você deseja que sua marca seja amplamente conhecida e ganhe mais seguidores, a matriz de conteúdo de entretenimento seria útil para você.

FATORES PARA AVALIAR O CONTEÚDO DIVERTIDO

  • % de sessões inscritas;
  • Um aumento nas impressões orgânicas;
  • O número de pessoas que compartilham seu conteúdo.

CONTEÚDO PARA INSPIRAR

Esse tipo de conteúdo cria conexões emocionais que andam de mãos dadas com as vendas.

Mesmo que seja uma avaliação de produto ou serviço, ainda há emoção no conteúdo para estimular o público-alvo a decidir de compra.

Normalmente, o conteúdo inspirador vem na forma de resenhas, semeadura de conteúdo, marketing de influenciadores ou plataformas comunitárias.

A questão é: como você pode levar as pessoas a avaliar seus produtos ou serviços? Se o seu orçamento for limitado, considere organizar um evento de sorteio para os clientes escreverem avaliações.

Fazer isso mata dois coelhos com uma cajadada só, pois você pode ter conteúdo divertido e inspirador em uma postagem.

FATORES PARA AVALIAR O CONTEÚDO INSPIRADOR

  • Tendências crescentes de pesquisa sobre o assunto sobre o qual você escreve;
  • Sentimentos da marca em plataformas de mídia social;
  • Um aumento nas vendas logo após a postagem do conteúdo.

POR QUE VOCÊ PRECISA USAR UMA ESTRATÉGIA DE MATRIZ DE CONTEÚDO?

  • Isso ajuda a alinhar seu conteúdo às necessidades do seu público-alvo.
  • Ele ajusta seu plano de marketing para alinhá-lo ao modelo de vendas de seus produtos e serviços.
  • Isso ajuda a reduzir o conteúdo que não é benéfico para sua marca.
  • Você pode se concentrar mais no conteúdo relacionado aos seus próprios produtos ou serviços.
  • Ele permite que você identifique áreas onde seu conteúdo pode ser melhorado.
  • Ele oferece novas maneiras de criar conteúdo, facilitando a segmentação de novos grupos.

TÉCNICAS PARA ESCREVER CONTEÚDO COM A ESTRATÉGIA DE MATRIZ DE CONTEÚDO

  • Observe cada tipo de conteúdo que você cria, avalie os resultados e veja qual conteúdo recebeu a melhor resposta.
  • Em seguida, analise esse conteúdo específico para determinar em qual parte da matriz de conteúdo ele se encaixa.
  • Compare com seus concorrentes no mesmo setor e dê uma olhada nos tipos de conteúdo que eles criam para usar como exemplos ao criar seu conteúdo.
  • Defina um bom cronograma para o seu conteúdo e certifique-se de que ele atenda aos seus clientes-alvo.
  • Crie seu conteúdo e meça continuamente seu desempenho em relação aos seus KPIs.

RESUMO

Em poucas palavras, uma matriz de marketing de conteúdo é uma ferramenta que ajuda você a criar e planejar seu conteúdo sistematicamente, dando a você um escopo mais claro para a criação de conteúdo.

Essa estratégia ajuda a enfatizar as necessidades dos consumidores, além de aumentar o desempenho do seu conteúdo.

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