Plataformas digitais: entenda o que são e como elas funcionam

As plataformas digitais foram invenções criadas com o propósito de reinventar a maneira como fazemos comércio e a contratação de serviços. São ferramentas que procuram facilitar processos e também aproximar empresas e consumidores de maneira prática.

Está querendo investir em plataformas digitais mas ainda não tem familiaridade com o assunto? Não se preocupe.

Abaixo, vamos explicar o que são plataformas digitais, como elas funcionam e muito mais para você ficar a par de tudo sobre elas. Fique de olho e acompanhe! 

O que são plataformas digitais?

Vamos começar do começo: o que são as plataformas digitais?

De maneira simplificada, podemos dizer que as plataformas digitais são a solução para modelos de negócio que precisam fazer conexões com seus consumidores por meio da tecnologia.

Dessa forma, as plataformas digitais têm a responsabilidade de hospedar a interação entre as empresas – independente do segmento – com os usuários. Elas atuam como uma ponte entre serviços e pessoas, facilitando processos que offline seriam mais complexos. 

Pense em exemplos como o Zé Delivery, IFood, ou qualquer outra plataforma de delivery ou serviço. Esses são modelos clássicos de plataformas digitais que tem como principal objetivo operacionalizar digitalmente serviços que já existiam antes.

Dessa forma, é possível dizer que as plataformas digitais nada mais são do que processos que acompanharam a tecnologia e se modernizaram de acordo com a demanda que passou a existir.  

Como as plataformas digitais funcionam?

Acima, demos alguns exemplos de plataformas digitais famosas que atendem o setor de delivery, mas esse não é o único propósito dessas ferramentas.

Além de sistemas para delivery, é possível encontrar plataformas digitais específicas para atuarem como marketplaces, como a Americanas, Amazon, entre outras que funcionam por um sistema de comissão.

Neste caso, a cada venda feita no marketplace, a loja que vendeu o produto paga uma comissão.

Existem também plataformas digitais que operam dentro do sistema de recorrência. Nesse modelo, o usuário tem que pagar uma taxa fixa por mês que o permite ter acesso ao serviço que essas plataformas digitais oferecem.

Outro ponto muito importante é que as plataformas digitais, assim como o próprio nome sugere, ficam presentes no virtual permitindo que você ou qualquer pessoa possa acessá-la a qualquer momento em qualquer lugar, possibilitando uma alta lucratividade, o que é muito atrativo.

Existem diferentes tipos de plataformas digitais? Descubra mais

Conforme mencionamos anteriormente, as plataformas digitais podem operar de maneiras diferentes e também é correto afirmar que elas também possuem tipos diferentes, específicos para algumas situações.

Abaixo, vamos falar sobre os diferentes tipos de plataformas digitais que você pode encontrar no mercado, atualmente. Acompanhe e entenda tudo.

Plataformas de transação

Este tipo de plataformas digitais é aquela que facilita qualquer tipo de transação entre pessoas e empresas. Dentro desta categoria podemos encontrar marketplaces famosos especializados em varejo e também serviços.

Plataformas de inovação

Assim como o próprio nome induz, esse tipo de plataforma é utilizado para fazer a ponte entre serviços e produtos relacionados com tecnologia. Aqui, podemos ver plataformas do Google e da Apple em destaque.

Plataformas de híbridas

As híbridas são as plataformas que unem os elementos das duas plataformas digitais acima, transação e inovação.

Motivos para investir em plataformas digitais

Ainda não está convencido sobre se deve ou não fazer o investimento em plataformas digitais para o seu negócio? Tudo bem, é natural que com um assunto novo surjam algumas dúvidas e incertezas.

Mas, não se preocupe. Existem muitos motivos para tomar essa decisão. Acompanhe abaixo e convença-se! 

Alcance uma maior base de clientes

Um dos pontos mais interessantes de qualquer ferramenta digital é a sua habilidade de atingir muitas pessoas, a qualquer momento e em qualquer lugar. Dessa maneira, com a estratégia correta, é possível expandir muito a sua base de clientes!

Economize!

Outro aspecto positivo das plataformas digitais é que elas permitem que tudo seja aproveitado e não se tenha excedentes. Essa característica possibilita que os gastos sejam mais conscientes e, minimizados, para economizar custos a longo prazo!

Operacione tudo de maneira mais simples

Um dos grandes desgastes em negócios são as operações. Com uma plataforma digital é possível que você automatize muitos processos e economize tempo.

Estabeleça um canal de contato mais aberto

O relacionamento com o cliente é, sem dúvidas, um dos pontos mais primordiais em qualquer negócio. Ter um ponto de contato transparente e eficiente aumenta as chances dele voltar a comprar com você. E é aqui que as plataformas digitais se destacam pois possibilitam criar canais de atendimento mais diretos e velozes.

Lucre mais!

Para a maioria dos negócios – se não todos – o maior objetivo é o lucro. E com todos estes pontos acima, você aumenta as chances de elevar o seu faturamento significativamente a longo prazo.

Gostou do nosso conteúdo sobre plataformas digitais? Confira mais em nosso blog!

Agora que você entende um pouco mais sobre plataformas digitais, os diferentes tipos e como funcionam, procure aprender ainda mais com outros conteúdos em nosso blog. Navegue e descubra!