Google Trends: entenda o que é como usá-lo

Marketing Digital

Pesquisar é uma ação essencial para quem quer entender melhor sobre qualquer coisa e nunca foi tão fácil encontrar bons resultados para as nossas buscas. O mundo todo viu o ato de fazer pesquisas se transformar ao longo dos últimos 25 ou 30 anos. 

Antigamente, era necessário sempre contar com mídias físicas: revistas, jornais, livros — aquelas coleções enormes de enciclopédias e barsas. Mas agora, “pesquisa” tem um sinônimo muito simples: Google. Só para se ter uma ideia da importância do buscador, o Google concentra mais de 90% das buscas feitas na internet brasileira.

Com isso, o Google aliou sua tecnologia de dados à capacidade de compreender e aplicar informações, enxergando a oportunidade de entender melhor o comportamento das suas buscas e, em 2006, lançou o Google Trends, uma ferramenta para entender e comparar tendências de pesquisa. 

Google Trends: entenda tendências na internet mais rápido

Para entender algumas tendências é necessário conversar com o público através de pesquisas de mercado e opinião. Os resultados são positivos, mas costumam demorar um pouco. 

Usar o Quora pode ser um pouco mais rápido, porque lá já existem várias perguntas postadas por pessoas que podem fazer parte da sua audiência. Mas agrupar e analisar os dados de lá deve levar algum tempo. 

Resolvendo essa situação e nos ajudando a entender como as pessoas jogam no Google palavras chave para pesquisa, o Google Trends é a melhor ferramenta atualmente para entender tendências!

Mas você sabe como usar o Google Trends? Vem com a gente explorar algumas possibilidades.. 

Google Trends: o que é?

Você tem um plano para vender seu curso de operador de empilhadeira, por exemplo. Além de saber muito sobre o conteúdo, é importante também encontrar o público certo e comunicar-se com essas pessoas de maneira efetiva. 

A maioria das pessoas com necessidade e interesse nesse curso farão uma pesquisa no Google. Assim, é possível usar as próprias informações que o buscador registra para montar a sua estratégia através das palavras chave no Google Trends. 

Com um banco de dados que inicia em 2004, o Google Trends registra as buscas mais populares e disponibiliza seus dados com vários filtros para facilitar análise

Assim, ao entrar no trends e digitar “Empilhadeira” ou “Curso de empilhadeira” ou “como operar empilhadeira”, encontraremos quantas vezes essas buscas foram feitas ao longo do tempo e quais pesquisas são similares. Tudo isso vai te ajudar a pautar sua comunicação e seus objetivos para conseguir melhores resultados.

Como funciona o Google Trends?

Tomar riscos faz parte de empreender, mas ferramentas de análise como o Google Trends podem apontar caminhos para ampliar a margem de sucesso. Entender como usar o Google Trends certamente o ajudará a usar os dados a seu favor. Então, vamos entender como a ferramenta funciona! 

Primeiro, você lança uma palavra chave ou mais. Depois, filtra de acordo com as opções seguintes:

  • Local: restringindo a busca de maneira global, por países ou regiões específicas do país;
  • Tempo: limitando o período de tempo para buscas analisadas de 2004 até então;
  • Categoria: diferenciando nichos e subnichos de acordo com as categorias de conteúdo pesquisados; 
  • Tipo de busca:  analisando o tipo de mídia (sites, imagens ou vídeos do YouTube) procurado.

Com essas informações em mãos, é possível saber em quais lugares os esforços podem dar mais resultado, os períodos em que determinados assuntos ficam em alta e qual a sazonalidade de certas pesquisas, as melhores palavras chave para este ou aquele nicho e subnicho e, por fim, quais tipos de mídia funcionam melhor para o público que você deseja alcançar.

Para que usar o Google Trends?

Não é um exagero afirmar que a internet é um mar de oportunidades para quem quer criar audiência ou empreender, mas é justamente por serem muitas as oportunidades de sucesso que esse mar fica cada vez mais disputado. Ou seja, é preciso saber exatamente o que fazer. 

Por isso, o Google Trends é uma ferramenta com muito mais importância do que apenas analisar palavras chave. Vejamos algumas maneiras de usá-lo ao seu favor.

Produzir conteúdo

Um conselho que qualquer empresa ou empreendedor recebe atualmente para se posicionar na internet é “crie um blog”. Ter uma presença virtual capaz de agregar valor à marca é absolutamente obrigatório e, para tal, é preciso estar atualizado e falando de coisas que fazem sentido para a sua audiência.

É aí que conhecer as tendências de buscas no Google pode ajudar o produtor de conteúdo a não apenas não ficar sem pauta, mas estar sempre em dia com o seu público.

Planejar campanhas

Não importa se a ideia é vender ou ampliar visibilidade para obter mais contatos, campanhas precisam de um planejamento que envolva ter os conteúdos certos, lançados no momento certo e da maneira que o público possa consumir melhor

Tudo isso pode ser filtrado e projetado com informações do Google Trends.

Projetar resultados

Análises são feitas baseadas em dados que já existem, mas que ajudam muito a projetar o futuro. Então, para quem está produzindo conteúdo ou vendendo (ou os dois!), é possível buscar nas tendências analisadas quais serão os próximos passos

Sem informações precisas, projetar se torna algo muito mais incerto.

Comparar resultados

E por falar em projeções, outra ferramenta do Google Trends que ajuda muito são as comparações. É possível colocar lado a lado palavras chave e usar todos os filtros já mencionados a seu favor. 

Os resultados das comparações dão o caminho para alcançar o público alvo de maneira eficaz.

É hora de usar Google Trends

Um dos ativos mais importantes atualmente é a atenção das pessoas e no mercado da atenção ganha vantagem que está falando aquilo que a audiência quer ouvir. Para isso, é essencial conhecer bem as tendências e todos os seus pormenores. 

Para complementar o conhecimento que você acabou de ganhar sobre o Google Trends, que tal se aprofundar no universo das palavras chave aqui?