E-commerce: as melhores estratégias de marketing

O e-commerce, ou comércio eletrônico, é a compra e venda de bens e serviços, ou a transmissão de fundos ou dados, através de uma rede eletrônica, principalmente a internet.

 

Essas transações de compra e venda possibilitadas pelo e-commerce ocorrem em diversas modalidades, como: business-to-business (B2B), business-to-consumer (B2C), consumidor para consumidor ou consumidor para empresa.

 

Os termos e-commerce e e-business são frequentemente usados de forma intercambiável. O termo e-tail também é usado às vezes em referência a compras e vendas realizadas no varejo online.

 

Nas últimas duas décadas, o uso generalizado de plataformas de comércio eletrônico, como Amazon e Mercado Livre, contribuiu bastante para um crescimento substancial do varejo online.

 

O e-commerce no Brasil continua em uma curva acentuada de crescimento, seguindo a tendência dos últimos anos.

 

Se no ano passado houve um crescimento de 16% de aumento em relação ao período anterior, a expectativa é que as vendas de e-commerce no Brasil devem crescer 95% até 2025.

 

Os brasileiros também possuem suas formas de pagamento preferidas na hora de realizar as compras online. O cartão de crédito é o escolhido por 44,7% dos consumidores, as carteiras digitais móveis são preferência de 16% e os cartões de débito representam 14% dessas transações.

Crescimento do e-commerce entre as pequenas e médias empresas

Mesmo que a taxa de utilização do comércio eletrônico por pequenas e médias empresas ainda seja menor, esse recurso pode transformar a forma como elas fazem negócios.

 

Em primeiro lugar, empresas de qualquer tamanho já sabem que usar a Internet para obter lucro é uma forma promissora de crescimento de vendas e da própria marca.

 

No entanto, são as empresas de maior porte que possuem orçamento para contratar equipes especializadas que possam desenvolver as ferramentas necessárias para se transformar a atuação digital da empresa com o desenvolvimento de um e-commerce.

 

Mas as PMEs também têm suas vantagens sobre as grandes empresas. Claro, elas não têm fundos e trabalhadores altamente especializados, porém é mais fácil trabalhar no lançamento de uma estratégia online de uma pequena empresa.

 

Devido ao seu porte, elas costumam ser mais ágeis para implementação de mudanças e inovações. Por essa razão, é mais simples criar e atualizar um e-commerce de pequenas e médias empresas de qualquer setor de atuação.

 

Em segundo lugar, as pequenas e médias empresas estão cientes de que, se quiserem permanecer competitivas e se manter à tona, devem aproveitar todas as chances de se tornarem melhores e evoluir. 

 

No mundo de hoje, uma das muitas oportunidades para fazer isso é aprender e implementar um e-commerce.

 

Seja com desenvolvimento próprio ou em uma das plataformas conhecidas já existentes, essa presença online permite tornar-se global, competindo com empresas de porte muito superior.

 

Por fim, as PMEs percebem que evoluir para implementação de um e-commerce é mais benéfico para elas do que permanecer fora da internet. 

 

As oportunidades de crescer são enormes e é possível se tornar a própria marca mais conhecida e ultrapassar os limites dos mercados locais.

Desafios que as pequenas e médias empresas podem encontrar no e-commerce

A implementação de e-commerce provou ter muitos benefícios, mas existem algumas barreiras existentes que as PMEs podem enfrentar ao construir um sistema de comércio eletrônico.

 

Em primeiro lugar, desenvolver uma rede produtiva que ajude a alcançar todas as vantagens mencionadas acima demanda tempo e dinheiro, sem contar o conhecimento e as fontes necessárias para manter um funcionamento sem interrupções.

 

Muitas vezes, as pequenas e médias empresas não possuem orçamento suficiente ou sentem a falta de competências e de colaboradores altamente profissionais necessários para desenvolver um projeto desse porte.

 

Em segundo lugar, como qualquer outro recurso que funcione com base na Internet, podem ocorrer falhas de segurança e privacidade, portanto, os riscos de perda de dados pessoais existem e podem gerar uma grande dor de cabeça.

 

Terceiro, o comércio eletrônico é um sistema aberto, o que significa que os usuários têm a oportunidade de comparar os preços oferecidos em todas as lojas online disponíveis no mercado.

 

No caso das pequenas e médias, nem sempre é possível competir com empresas maiores que podem propor preços mais baixos em função dos volumes de suas operações no e-commerce.

O que é e-commerce?

Desenvolver um e-commerce significa muito mais do que simplesmente abrir uma lojinha online. 

 

Uma loja virtual completa deve oferecer para seus clientes as principais funcionalidades que garantam uma navegabilidade agradável, um processo de compra 100% seguro, além da garantia de que esse cliente sinta-se confortável para voltar à loja mais vezes.

 

Essa loja virtual possui uma ampla gama de ações possíveis baseadas na internet voltadas para a realização de compras, vendas e mesmo possibilidades de trocas.

 

Começando pelo uso do e-mail para contato com clientes, fornecedores até a promoção de mercadorias e a realização de transações financeiras.

Há muitas razões pelas quais as lojas virtuais são benéficas para uma maior integração dos mercados do mundo todo.

 

Como uma ferramenta que conecta pessoas de diferentes partes do globo sem considerar fronteiras, o e-commerce pode se tornar um instrumento para reduzir a diferença tecnológica e de acesso entre os países em desenvolvimento e desenvolvidos, por exemplo.

 

Junto com isso, transforma as condições de concorrência existentes e torna a economia global mais integrada e globalizada, erradicando as fronteiras não apenas entre os países, mas também entre clientes e fornecedores.

As principais plataformas de e-commerce do mercado

Uma plataforma de e-commerce é uma ferramenta usada para gerenciar um negócio de comércio eletrônico. 

 

As opções de plataformas variam em tamanho, desde pequenas empresas até grandes empresas.

 

Essas plataformas de comércio eletrônico incluem os marketplaces como Amazon e eBay, que simplesmente exigem a inscrição para contas de usuário e pouca ou nenhuma implementação de TI.

 

Outro modelo de plataforma de comércio eletrônico é o SaaS, onde os lojistas assinam um serviço onde essencialmente alugam espaço em um serviço hospedado em nuvem. 

 

Essa abordagem não requer desenvolvimento interno ou infraestrutura local. Outras plataformas de comércio eletrônico incluem plataformas de código aberto que exigem um ambiente de hospedagem – nuvem ou local – ou implementação e manutenção manual completa.

 

Alguns exemplos de plataformas de e-commerce disponíveis no mercado nacional incluem:

Wix

É indicado para empresas de qualquer porte, com o melhor construtor de ambiente digital do mercado.

 

Entre as melhores características, se destacam: uma plataforma de e-commerce completa, excelente experiência de vitrine virtual para os clientes, soluções de pagamento avançadas e design moderno.

Nuvemshop

Conta com um painel próprio de aplicativos para complementar o e-commerce. Além disso, possui diversos cursos gratuitos para ajudar empreendedores a começar essa jornada digital.

 

Algumas das principais vantagens da ferramenta estão: vendas automatizadas e seguras, soluções de frete nativamente conectadas com a plataforma, integração com canais de venda externos (como Facebook e Instagram).

Shopify

Uma solução global que já atende 1,7 milhões de negócios no mundo todo, ela oferece modelos de sites profissionais, modernos e responsivos. Além disso, a plataforma de vendas permite a análise de visitas e número de vendas da loja online.

 

Confira algumas das melhores características desta plataforma: temas responsivos e personalizáveis, planos acessíveis, avaliação gratuita, plataforma inclui gerenciamento do marketing aos pagamentos.

SITE123

É uma plataforma mais completa, que além da solução de e-commerce oferece serviços de criação de websites e blogs de forma 100% intuitiva.

 

O que diferencia o Site123 no mercado é: o painel de administração intuitivo para rastrear os pedidos na plataforma de e-commerce, o pagamento com checkout rápido, facilidade do gerenciamento do inventário da loja e a criação de cupons com outras ferramentas de vendas e marketing.

 

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