Mapa de calor: por que você ainda não usa essa estratégia no seu marketing?

Você sabe o que é mapa de calor? Caso ainda não saiba, um mapa de calor é uma representação gráfica que mostra em quais pontos de um site, ou blog, ocorreram mais atividades do usuário.

 

A tecnologia do mapa de calor pode ser vista em diversas áreas, até mesmo no esporte, mostrando como um atleta se movimenta em um campo de futebol, por exemplo.

 

Na prática, quando estamos tratando de um site, o conceito aplicado é basicamente o mesmo. Assim, o mapa de calor mostra em quais partes das páginas, e consequentemente quais categorias ou produtos, o visitante costuma dedicar mais atenção.

 

Nesse caso, o mapa de calor mostrará quais seções, links e banner do site são mais clicadas e recebem mais interações dos usuários.

 

Essa tecnologia de mapa de calor também consegue identificar e mostrar em um texto, quais são as partes em que o visitante investiu mais tempo. 

 

Porém, é interessante avaliar qual é a categoria desse conteúdo, vídeos tendem a ter um maior tempo exposição, por exemplo.

 

Por padrão, o mapa de calor utiliza cores quentes e frias para representar informações essenciais, isso facilita muito trabalho para que os profissionais de marketing avaliem o comportamento dos visitantes nas principais páginas do site.

 

Cores quentes e frias são muito usadas para representar emoções, nas artes visuais esse conceito é utilizado há mais de 200 anos. O uso dessas cores também consegue ilustrar de forma simples e direta os padrões e frequências comportamentais dos usuários.

 

Enquanto cores quentes no mapa de calor tendem a representar áreas do site que recebem mais atenção dos usuários e terão uma maior interação. Já as cores mais frias, como azul ou verde, representam áreas que recebem menos atenção ou são completamente ignoradas.

 

Essa visualização que o mapa de calor oferece permite uma interpretação mais rápida das informações e a possibilidades de insights que não seriam possíveis observar em uma planilha com conjunto de dados complexos.

 

Em resumo, as análises se tornam interessantes, divertidas, visualmente mais atraentes e são uma maneira eficiente de apresentar o que está, ou não, funcionando na estratégia.

 

Vamos entender com mais detalhes como você pode implementar esse recurso na sua estratégia de marketing e conseguir ainda mais resultados e conversões.

Qual a função do heatmap na estratégia de marketing?

Ao utilizar o mapa de calor, os profissionais de marketing e designers podem capturar o comportamento do usuário para entender melhor suas necessidades, desejos e demandas em relação ao site.

 

Cada tipo de mapa de calor pode ter vários usos para diferentes propósitos e objetivos de profissionais para diferentes áreas. Vamos pensar nos mapas de cliques, por exemplo. Esse formato de mapa de calor, ajuda você a aprender com seus usuários:

 

Para os profissionais de marketing, os mapas de cliques mostram como determinada mensagem está impactando os usuários, se eles estão gostando ou não.

 

Com base nas interações com o Call to Action, é possível avaliar se seu usuário ou visitante está sendo persuadido pela mensagem escolhida para o copy. Caso sim, ele tomará uma ação, neste caso, um clique.

 

Porém, também existem outras hipóteses. O botão do Call to Action pode estar posicionado incorretamente, muito acima ou muito abaixo, pode estar se confundindo com o plano de fundo da página ou ser muito pequeno.

 

Viu como existem muitas possibilidades para um único problema? E isso é apenas um caso de uso para o uso de mapas de calor para sua estratégia de marketing.

 

Caminhando mais para o campo do design, por exemplo. É possível melhorar muito a taxa de conversão de uma página ao trabalhar e otimizar sua UX.

 

Na mesma situação de testes de CTAs, os designers podem usar os mapas de calor para testar os botões de CTA, por exemplo. Cores, formatos, tamanhos, tudo isso pode ser testado e modificado de acordo com a performance.

 

A possibilidades de uso dos diferentes mapas de calor são mesmo enormes. Ainda mais pela possibilidade de combinação entre diferentes mapas para gerar novos formatos que destaquem informações diferentes, gerando novos insights.

 

Por exemplo, uma combinação de mapas de calor e mapas de clique pode ajudar a saber quais CTAs tiveram melhor resultado.

 

Já o uso de mapas de rolagem auxilia na percepção se eles estavam envolvidos o suficiente com o conteúdo para deslizar a página, enquanto os mapas de movimento rastreiam o caminho de navegação realizado pelo usuário.

Mas quando usar um mapa de calor para minha estratégia?

Os mapas de calor podem fornecer uma grande quantidade de informações apresentadas de uma forma que fique  fácil de entender.

 

Enquanto as planilhas oferecem uma visualização mais difícil e menos direta, com o mapa de calor é possível entender rapidamente como as mudanças e testes que você realizar afetarão a usabilidade da página.

 

Mas afinal, quando você deve usar essa ferramenta?

Os testes A/B são um bom ponto de partida

Os testes A/B representam duas opções, geralmente com uma pequena alteração entre uma e outra. Porém, apesar de discreta, essa mudança pode melhorar significativamente a experiência dos visitantes no site.

 

O teste é rodado por um tempo pré-estabelecido, que varia de acordo com o objetivo. Ao final, você então é informado sobre qual foi a opção vencedora e recebe dados valiosos que contribuem para a otimização da página.

Otimização da taxa de conversão ou CRO

A taxa de conversão mostra o número de visitantes que concluem uma ação em seu site. Esse número é calculado a partir do número total de visitantes. 

 

Então, como você pode otimizar sua taxa de conversão? 

 

Mapas de calor e mapas de cliques são ótimas ferramentas para descobrir por que um determinado botão não está recebendo a quantidade de cliques esperada.

 

Sites com muita informação que costumam apresentar problemas de usabilidade

Esse é outro aspecto em que os mapas de calor podem ser úteis. Eles ajudam a identificar esses problemas de navegação na sua página ao destacar áreas em que seus usuários estão ficando confusos e acabam não seguindo os caminhos definidos para uma melhor experiência de usuário.

Ao adicionar produtos à sua loja online

Apenas ao observar as cores definidas no mapas de calor é possível identificar se as pessoas estão clicando no novo produto que você adicionou à sua loja.

Quando você muda completamente o design do seu site

É uma etapa crucial quando há mudanças fundamentais em seu site. Você pode usar mapas de foco para entender quais aspectos estão chamando a atenção do visitante.

Os principais tipos de mapa de calor

Na maioria dos casos, os proprietários de sites analisam mapas de calor para conseguir as respostas das seguintes perguntas:

  • As pessoas veem os conteúdos mais importantes do meu site?
  • As pessoas estão clicando nos botões de call to action que eu quero que elas cliquem?
  • Como as pessoas se comportam em relação às partes não clicáveis ​​das minhas páginas da web?
  • As pessoas estão focadas nas seções mais relevantes das minhas páginas da web ou estão sendo facilmente distraídas?
  • Quão bem os usuários estão interagindo com meu site em diferentes dispositivos?

 

Para descobrir essas informações, os proprietários de sites podem usar diferentes tipos de mapas de calor, os principais são os seguintes:

Mapas de calor de cliques

Esse tipo de mapa pode ajudar a analisar quais partes da página da Web recebem mais cliques e quais recebem menos.

Mapas de calor de rolagem

Usam transições de cores quentes para frias com o objetivo de mostrar até onde os usuários estão descendo na sua página.

 

A parte com cores mais quentes mostra onde os usuários passaram mais tempo, e a cor mais fria mostra o conteúdo que foi ignorado.

Mapas de calor de segmentação de tráfego

Esses apresentam dados de tráfego do site, categorizando-os em segmentos de clientes com base em informações demográficas, como idade, localização, etc.

Mapas de calor de rastreamento do mouse

Rastreiam os movimentos do cursor do mouse na sua página da web, mostrando quais são os pontos de maior foco dos usuários nesta página.

Mapas de calor para dispositivos móveis e desktop

Esses mapas apresentam uma comparação da performance do seu site nas versões mobile e para desktop. Dessa forma, quais são as diferenças de interação dos usuários nos dois formatos.

 

Gostou do conteúdo sobre mapas de calor? É fundamental ter um plano de ação bem estruturado para utilizar essa ferramenta e obter os melhores resultados para o seu site. Quer saber como?

 

A Chili é uma agência especialista em marketing de performance e atua para identificar, atrair e converter os consumidores com foco em resultados.

 

Fale pra gente sobre suas experiências! Deixe nos comentários suas experiências usando essa técnica. Será de grande ajuda para outros profissionais.