Afinal, o que é endomarketing? Confira um guia completo sobre o tema!

Marketing Digital

Não há nenhuma dúvida que o marketing é uma das áreas mais importantes para qualquer empresa atualmente. A maioria das pessoas consegue perceber rapidamente a importância de fazer propagandas, criar campanhas envolventes e construir uma imagem junto ao público que transmita os valores da empresa. Mas será que esse esforço deve ser direcionado apenas para quem está de fora? 

Ao conhecer o endomarketing, descobrimos que não apenas a audiência da empresa precisa conhecer as vantagens e benefícios oferecidos, mas os colaboradores também — afinal, eles são responsáveis pelo sucesso da empresa porque participam de todos os processos executados pela marca. 

Isso faz sentido para você? Então, continue lendo este artigo para aprender mais sobre o que é endomarketing, e descubra também maneiras eficazes para aplicá-lo.

O que é endomarketing?

“Endo” é um prefixo da língua portuguesa associado a tudo o que vem ou é feito para o lado de dentro. Assim, outro nome comum para o endomarketing é “marketing interno”. Nesse caso, em vez de o objetivo das campanhas ser o de alcançar um público externo, no endomarketing, o público-alvo é quem está por dentro das marcas: os próprios colaboradores

Existem muitas formas de fazer endomarketing e inúmeras vantagens para trabalhar com essa estratégia. Vejamos algumas delas a seguir.

Por que é importante fazer endomarketing?

Colaboradores mais engajados e dispostos a fazer propaganda do próprio trabalho, prontos para defender sua marca com unhas e dentes, será que isso é realmente possível? 

A resposta é sim! Quando o marketing interno é trabalhado, fica muito mais fácil de isso acontecer. Veja a seguir, por que você deve elaborar uma estratégia de endomarketing hoje mesmo para a sua empresa! 

Fortalecimento da cultura organizacional

Em linhas gerais, cultura é tudo aquilo que é compartilhado por um grupo de pessoas de maneira automática. Dessa forma, uma cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças e atitudes compartilhados pelos integrantes da sua empresa.

Ou seja, imagine que “organização”, “colaboratividade” e “eficácia” sejam valores que a empresa exija dos seus colaboradores. Com um endomarketing bem feito, é possível transmitir esses valores mais naturalmente, criando um círculo virtuoso entre os colaboradores e suas entregas. 

Motivar colaboradores

Fala-se, cada vez mais, em uma vida profissional com propósito. As pessoas, especialmente as gerações mais jovens, não se veem mais trabalhando em funções e empresas que não comunguem dos seus valores. 

Assim, sem um bom endomarketing pode haver uma falha na transmissão dos valores da empresa, o que pode desmotivar os colaboradores. Ao enxergar a integração harmoniosa de valores pessoais e trabalho, a motivação será muito mais plena e contagiante. 

Reter talentos

Bons profissionais são a “menina dos olhos” de qualquer empresa. Quem tem um colaborador talentoso, porém, precisa manter a atenção, porque as outras empresas também estão atrás dessa pessoa. 

Um bom marketing interno pode oferecer para os colaboradores motivos que os façam querer ficar na empresa, sejam eles benefícios palpáveis, projeção de carreira ou até mesmo o clima agradável do qual não se quer desfazer.

Ambiente produtivo

Por fim, não há nada mais motivador do que o sucesso — muito mais simples de ser alcançado em um ambiente produtivo, em que a equipe está motivada e engajada em fazer o seu melhor e, acima de tudo, sente-se feliz e satisfeita por fazê-lo.

6 estratégias de endomarketing

Eficaz e não tão complicado de fazer, o endomarketing não vai exigir que a sua empresa reinvente a roda. Já existem inúmeras estratégias funcionais que podem ser aplicadas com visão e planejamento. Vejamos algumas delas a seguir, será que se encaixam no perfil da sua empresa?

1 – Comunicação interna

Essencial para qualquer tipo de marketing, especialmente o interno, a comunicação é imprescindível para a melhoria de processos e de integração dos funcionários às rotinas da empresa. Para que isso aconteça, é importante investir no diálogo: os colaboradores precisam sentir-se ouvidos e participantes ativos da vida da empresa na qual trabalham.

2 – Pesquisas de satisfação

Ainda como uma forma de tornar a comunicação mais fluida, pesquisas de satisfação são ótimas para saber o que os colaboradores estão pensando sobre determinados assuntos. Além disso, desse tipo de diálogo, podem nascer soluções para impasses com a vantagem de os colaboradores se verem representados em suas opiniões — o que gera um sentimento de pertencimento muito forte e benéfico.

3 – Referências dos colaboradores

Ao abrir processos seletivos, é interessante buscar referências dos próprios colaboradores. Uma vez que eles já conhecem a cultura da empresa, é possível que eles, em suas redes de networking, já tenham em mente outros talentos que serão de grande valia para as áreas em necessidade.

4 – Plano de carreira

Poucas coisas podem ser tão motivadoras quanto a perspectiva de avançar na sua função e crescer junto com a empresa. Assim, um plano de carreira acaba funcionando como um mapa de objetivos. Se os colaboradores souberem onde podem chegar e o que é preciso fazer para isso, certamente o ambiente da empresa como um todo ficará mais produtivo.

5 – Treinamento, capacitação e ensino

Aprender é outra ação que faz com que os colaboradores ganhem um grande senso de pertencimento. Assim, investir em treinamentos, capacitações, cursos e palestras é extremamente importante. Além de cultivar a ideia de estar em constante aprimoramento, também promove reciprocidade por parte dos colabores. 

6 – Benefícios para os colaboradores

Vale-transporte, alimentação e assistência médica são alguns clássicos dos benefícios oferecidos como endomarketing, mas é possível pensar em outras coisas também. 

Atendimento psicológico, tratamentos estéticos, flexibilidade de horários e home office também são opções muito em alta para fazer com que o colaborador sinta-se mais valorizado pela empresa. 

Mais valorizado é sempre igual mais produtivo.

Conclusão

Quem não quer trabalhar em um ambiente saudável, animado e produtivo? O endomarketing é capaz de fazer tudo isso, gerando valor para a empresa e também para os colaboradores. Para isso, vimos diversas ações — algumas envolvendo algum investimento em benefícios, outras envolvendo apenas planejamento e novas abordagens para práticas cotidianas. 

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