5 etapas para criar uma estratégia de marketing on-line bem-sucedida

A maioria das atividades de marketing acontecem online, especialmente nos dias de hoje em que os clientes passam horas em plataformas online tanto para suas vidas pessoais quanto para seus empregos.

É por isso que uma estratégia de marketing online é importante para o seu negócio, pois permite que você alcance diretamente seus clientes através da construção de canais de comunicação online robustos.

Deixe que essas 5 etapas o guiem na criação de uma estratégia de marketing on-line bem-sucedida para sua empresa.

O que é marketing on-line?

Conforme discutido em nosso artigo anterior, o marketing online é o uso de tecnologias digitais para comunicar informações sobre seus negócios, produtos ou serviços, a fim de gerar resultados positivos para seus negócios.

As vantagens do marketing on-line

Existem muitas razões pelas quais investir em marketing online é bom para empresas e proprietários de empresas. O marketing on-line não apenas custa muito menos em comparação com as estratégias de marketing tradicionais, mas também permite que você alcance clientes em todo o mundo 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Além disso, a mídia social ajuda você a construir um relacionamento sustentável com seus clientes e garante que as informações sobre seus negócios, produtos ou serviços sejam facilmente acessíveis.

Quando comparados com as técnicas de marketing tradicionais, os canais de marketing digital também permitem medir e avaliar a eficácia de suas estratégias, para que você possa sempre ajustar sua abordagem para atingir seu público-alvo de maneira mais eficaz.

O que é uma estratégia de marketing on-line?

Uma estratégia de marketing online envolve um planejamento cuidadoso e detalhado para garantir o desempenho mais eficaz de suas campanhas de marketing. 

A estratégia que você implementa deve ajudar a analisar os principais fatores que influenciam seus negócios e a base de clientes para determinar as etapas iniciais de sua jornada de marketing.

Além disso, também deve permitir que você avalie os resultados da estratégia para fazer ajustes para melhor oferecer suporte às suas campanhas de marketing online.

Abordamos o que é uma estratégia de marketing digital e por que ela é importante para o seu negócio. Agora, vamos nos aprofundar nos detalhes da criação de uma estratégia de marketing online eficaz.

Etapa 1: Defina suas metas de marketing

Primeiro, você precisa identificar os objetivos que deseja alcançar. Você precisa saber onde sua empresa está no mercado agora e onde deseja que ela esteja no futuro.

Se você definiu metas de longo prazo para o crescimento e desenvolvimento de sua empresa, certifique-se de que as metas de marketing online que você definiu irão promover e apoiar suas metas existentes.

A seguir estão algumas perguntas que você deve considerar ao identificar seus objetivos:

  • Você quer alcançar uma nova base de clientes ou expandi-la?
  • Você quer aumentar a receita?
  • Você está procurando reformular ou aumentar o conhecimento da marca?
  • Você está promovendo seus produtos, serviços ou promoções especiais?
  • Quer melhorar a satisfação do cliente?
  • Quer aumentar o tráfego do seu site?
  • Você está procurando aumentar suas vendas atuais?

Como definir metas smart

É importante ser específico ao definir metas de marketing on-line, pois isso ajudará você a transformar suas metas em estratégias acionáveis.

Você pode definir objetivos de marketing eficazes usando a técnica de metas ‘SMART’ da seguinte forma:

  • S (Específico): Seja específico sobre os objetivos que deseja alcançar.
  • M (Mensurável): Seus objetivos devem ter critérios para medir seu sucesso.
  • A (Achievable): Certifique-se de que seus objetivos são alcançáveis ​​para a empresa.
  • R (Relevante): Seus objetivos devem atender ao contexto do seu negócio e às necessidades da empresa.
  • T (Time-bound): Determine um prazo claro para atingir seu objetivo.

É uma necessidade absoluta registrar as metas que você mesmo definiu. Permite visitá-los mais tarde e avaliar os resultados alcançados.

Exemplos de metas smart

Aqui estão alguns exemplos de metas específicas e acionáveis ​​que você pode usar para suas campanhas de marketing online:

Melhore a classificação da empresa no Google em pelo menos 1 estrela no próximo mês.

Ganhe mais 100 seguidores nas redes sociais nas próximas 2 semanas.

Aumente o tráfego do site para 500 visitantes/semana nos próximos 2 meses.

Aumente as vendas em 15% em 3 meses.

Etapa 2: Pesquise seu mercado-alvo

Depois de definir claramente os objetivos que deseja alcançar por meio de sua campanha de marketing digital, você precisa pesquisar o mercado para entender seu público-alvo e seu comportamento online.

Entenda sua base de clientes

A base da pesquisa de mercado é entender sua base de clientes. Quem são seus clientes reais? Quais plataformas online eles usam? Como eles se envolvem com as empresas que seguem ou compram? E que tipo de conteúdo de marketing os atrai?

Você pode obter as respostas para essas perguntas de várias maneiras, por exemplo:

  • Pesquisas de clientes
  • Pesquisa de estatísticas do usuário
  • Comentários de clientes existentes
  • Dados de tráfego de sites e mídias sociais

Pesquise seu concorrente

Outro aspecto importante da pesquisa de mercado é observar a presença online de seus concorrentes.

Seguir seus concorrentes não apenas permite que você entenda o que está enfrentando, mas também fornece informações sobre o que funciona bem em seu mercado.

Aqui estão algumas perguntas que você deve se fazer ao analisar seus concorrentes.

  • Quais são os pontos fortes de seus concorrentes? Você deve tomar nota das estratégias concorrentes bem-sucedidas. Você pode aprender com suas estratégias e conhecer melhor seu mercado.
  • Quais são os pontos fracos de seus concorrentes? Se você conseguir descobrir pontos fracos, poderá aproveitá-los ajustando sua própria estratégia para destacar seu negócio no mercado.
  • Qual é o valor do seu negócio? Ao olhar para seus concorrentes, o que o torna único? Como você pode agregar valor para os clientes de uma forma que outras empresas não podem? Esses elementos devem ser o destaque e o foco de sua campanha de marketing online.

Ferramentas de marketing digital

Aqui estão uma variedade de ferramentas de marketing digital para você escolher:

  • Marketing de email
  • Marketing de mídia social
  • Otimização de sites e testes A/B
  • Otimização para mecanismos de busca (SEO)
  • Marketing de conteúdo
  • Marketing de vídeo
  • eventos virtuais
  • Publicidade paga por clique (PPC)

Use as ferramentas certas para o trabalho

Você deve selecionar as ferramentas que melhor se adequam ao seu negócio, suas habilidades atuais e seu orçamento. Além disso, você precisa considerar quais ferramentas serão mais benéficas e atraentes para seus clientes-alvo.

Etapa 4: Escreva uma estratégia de marketing on-line detalhada

Depois de reunir todos os dados, você deve finalizar sua estratégia de marketing, metas e ferramentas de marketing selecionadas. É hora de colocar seu plano de marketing em ação.

Para ter uma ideia mais clara, vamos dar uma olhada no exemplo desta pequena empresa de sabonetes artesanais.

Embora a empresa já tenha uma loja física, ela também deseja promover seus produtos online para aumentar o conhecimento da marca e expandir sua base de clientes. A empresa estabeleceu os seguintes objetivos:

  • Para garantir que sua loja online forneça um UX (experiência do usuário) e UI (interface do usuário) simples e intuitivos.
  • Para promover novos produtos às segundas e quintas-feiras postando no Facebook e Instagram com pelo menos 1 foto e uma legenda de cerca de 30 a 50 palavras.
  • Para enviar e-mails mensais para clientes existentes oferecendo promoções online especiais.

Teste suas estratégias antes de agir

É importante testar sua estratégia de marketing digital porque ela será custosa em termos de tempo e dinheiro.

Ao testar sua estratégia, você verá a eficácia de suas técnicas antes de implementá-las em uma escala maior.

Etapa 5: Execute e avalie seu plano

Agora você tem sua estratégia completa pronta para ser executada! Este é provavelmente o passo mais emocionante de todos, mas não termina aqui.

A chave para uma estratégia de marketing online eficaz é avaliar a eficácia de sua estratégia e ajustá-la conforme necessário.

Depois que sua estratégia for executada, você deve reservar um tempo para registrar os resultados semanais e mensais.

Ao fazer isso, você verá quais técnicas funcionam bem e quais não, para que você possa ajustar sua abordagem de acordo. 

Seja paciente e mantenha o foco em metas de longo prazo

Como em todas as campanhas de marketing, sua estratégia de marketing online pode levar algum tempo para produzir resultados, especialmente se você decidir fazer isso sozinho.

O mundo do marketing online pode ser bastante complicado e está sempre evoluindo, por isso é importante ser paciente.

Mesmo que você reserve um tempo para pesquisar e planejar sua campanha, há muito mais sobre marketing digital para aprender depois de executar sua estratégia.

Tentativa e erro desempenham um papel importante em descobrir o que funciona e o que não funciona para o seu negócio para promover resultados sustentáveis ​​e eficazes.

Se você não vê resultados instantâneos, continue se esforçando e mantenha o foco em seus objetivos de longo prazo.

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