Estratégia x tática: Qual é a diferença?

Na guerra o objetivo final é derrotar o inimigo e trazer a vitória para seu exército. Para isso é necessário investir em estratégia e consistência. Essas duas características também são fundamentais para a realização de negócios.

Além disso, também é fundamental incluir os concorrentes na equação para que o negócio cresça e obtenha sucesso sobre os concorrentes  

Sun Tzu, um conhecido filósofo chinês, certa vez escreveu no livro “A Arte da Geurra” que “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas”. 

Você provavelmente já ouviu essa frase diversas vezes. No mesmo livro, Sun Tzu também escreveu sobre os princípios da Estratégia e da Tática.

Atualmente, esses princípios não são usados apenas para a guerra, mas também podem ser amplamente utilizados nos seus negócios.

O que é estratégia?

Estratégia é o planejamento de processos futuros que vão te ajudar a atingir seus objetivos. Inclusive ter que pensar em diferentes formas de ser uma diretriz para alcançar um objetivo até o sucesso. 

Quais são algumas boas estratégias?

Uma boa estratégia consiste em três elementos-chave.

  1. Um bom plano estratégico requer reflexão, reflexão, planejamento e estudo cuidadoso. No qual você terá que coletar várias informações, incluindo a experiência com a qual você se deparou. Se é um sucesso ou um erro para ser analisado em conjunto
  2. Para criar um bom plano estratégico. Você precisa ter objetivos claros e específicos. seu objetivo Não deve ser um conceito ou imagem ampla, mas os detalhes devem ser claramente definidos.
  3. Não importa o quão bem você crie uma estratégia e estabeleça metas claras. Mas há uma coisa que você nunca deve esquecer. Isso é preparar um plano de backup. porque se houver uma emergência ou força maior ocorrer Você será capaz de fazer ajustes em tempo hábil. E pode prosseguir para a próxima etapa sem ter que abandonar esse plano primeiro

O que é tática?

A estratégia é composta por diversos planos, processos e ações que nos levarão aos objetivos que estabelecemos.

Em outras palavras, tarefas ou etapas que devem ser executadas em que cada indivíduo ou equipe terá coisas diferentes para fazer, mas o objetivo ainda deve atingir a grande meta definida na estrutura e métodos do plano estratégico.

O que são boas táticas? 

Como estratégias ou planos estratégicos, táticas ou táticas também possuem três qualidades e elementos importantes. 

  1. A estratégia é o planejamento de uma estratégia de longo prazo, enquanto a tática é a ação de curto prazo para atingir os outros objetivos secundários, um passo de cada vez. 
  2. Não importa o que as táticas tenham etapas, processos ou planos. Deve estar sempre dentro da estrutura da estratégia. 
  3. Táticas são ações que produzem os melhores resultados, somente quando há um prazo claro para que outros processos possam continuar sem demora e são uma etapa eficiente e tradicional.

Estratégia x Tática: Qual é a diferença?

Comparado aos jogos, Estratégia é onde você planeja toda a sua estratégia. Por exemplo, seu objetivo é alcançar o nível final dentro de um mês e você espera pontuar entre os 3 primeiros. Agora você tem que planejar como atingirá seu objetivo dentro do prazo. E quais métodos você deve usar para obter sua pontuação mais alta entre os 3 primeiros, conforme pretendido? 

As táticas são as próximas táticas que você deve fazer. que se for um jogo é que você tem que completar missões e passar cada nível. Você pode ter uma meta de curto prazo de quantos níveis você completará em um dia e quantos pontos alcançará. Para que você eventualmente alcance o nível final e tenha uma pontuação alta o suficiente para estar nas classificações a tempo.

Estratégia e tática não devem ter um “X” no meio, mas sim um “&”.

Não importa o que você faça, see você já tem um objetivo claro você não pode optar por seguir apenas uma estratégia ou tática. porque embora ambos sejam diferentes em sutilezas Mas inevitavelmente afeta uns aos outros como um todo. 

Isso porque se você tem uma boa estratégia, mas não tem como fazer nenhuma tática, pode não levar aos objetivos planejados. Há também uma grande chance de que seus planos falham. e vice versa Se você tem apenas pequenas ações, mas falta estratégia. O objetivo final que você alcançará pode não ser tão bem-sucedido quanto deveria. Mais importante, pode custar mais recursos e tempo do que o necessário. 

Portanto, remova o ‘X’ de Strategy and Tactics e adicione o ‘&’. Portanto, é muito importante porque se você deseja que seu negócio se destaque e cresça para o sucesso, deve fazer as duas coisas juntas. E é claro que você será capaz de ‘Conheça-o, conheça-nos’ em geral, e todas as 100 batalhas podem trazer todas elas vitoriosas. 

Gostou do conteúdo sobre como você pode crescer seu pet shop com marketing? É fundamental ter um plano de ação bem estruturado para ter uma presença de sucesso da sua empresa nessa plataforma. Quer saber como?

A Chili é uma agência especialista em marketing de performance e atua para identificar, atrair e converter os consumidores com foco em resultados.

Fale pra gente sobre suas experiências! Deixe nos comentários suas experiências usando essa técnica. Será de grande ajuda para outros profissionais.