À medida que as SERPs (páginas de resultados dos motores de busca) continuam a mudar, observamos que cada vez mais outros recursos de busca estão ocupando espaço na primeira página. Por isso, é importante garantir visibilidade não só nos resultados orgânicos de texto, mas também no “People Also Ask” (PAA).
Especialmente para conquistar o tráfego de cauda longa, o PAA é a melhor forma para você identificar oportunidades e construir conteúdo que se destaque. Neste artigo, vamos abordar algumas maneiras de melhorar o seu ranqueamento com o “People Also Ask” e métodos que você pode usar para conseguir que seu site se destaque nesses resultados.
O que é o “People Also Ask”?
O “People Also Ask” é uma caixa expandível que mostra uma lista de perguntas relacionadas à consulta que você pesquisou. Você pode clicar e expandir os itens da caixa para descobrir mais informações, clicando e acessando links e sites diferentes.
Em alguns casos, os resultados de inteligência artificial podem aparecer dentro da caixa expandida do PAA. Então, se você tem uma empresa de calçados, mas está com dificuldade para ranquear na primeira página para a consulta “tipos de sapatos”, você ainda tem a oportunidade de otimizar uma página para consultas relacionadas e aparecer nas SERPs.
Ou, se você já está na posição mais alta para a consulta, mas quer dominar ainda mais essa SERP, você também pode tentar fazer outra página aparecer na caixa do “People Also Ask”.
O Google gera cerca de 13% das respostas do “People Also Ask”
Você pode detalhar os rankings de PAA específicos usando a ferramenta de Recursos de SERP do Semrush (ou uma ferramenta de palavras-chave semelhante). Basta inserir seu domínio no Domain Overview, acessar Organic Research e, a partir daí, explorar de diferentes formas:
- Onde seu domínio está ranqueando nos resultados de “People Also Ask”;
- Onde os resultados do PAA aparecem para uma palavra-chave que seu domínio já ranqueia;
- Onde o PAA não aparece nos resultados de pesquisa;
- Onde seu domínio não está ranqueando nos PAA.
Essas visualizações podem ser úteis de diversas formas. Por exemplo, identificar onde seu site está ranqueando, mas não aparece na caixa do PAA, permite que você crie uma lista de oportunidades de conteúdo e otimização para aumentar a visibilidade.
Como identificar oportunidades para ranquear nos resultados “People Also Ask”?
Identificar oportunidades para ranqueamento pode ser um pouco demorado, pois a palavra-chave em que seu site está ranqueando na caixa PAA não é a mesma palavra-chave mostrada no Semrush (lembre-se de que é uma pergunta relacionada que as pessoas também fazem).
Aprofunde-se nas diferentes perguntas relacionadas visualizando as SERPs no Semrush. Por exemplo, a Nike ranqueia bem para a palavra-chave “Jordan 4”, mas não aparece no resultado PAA dessa SERP.
Se olharmos a SERP para essa palavra-chave, veremos quais perguntas estão aparecendo: “Como identificar Air Jordans falsificados” e “Qual é o modelo mais raro do J4” apresentam boas oportunidades de criar conteúdo que responda diretamente a essas perguntas no site da Nike.
Como conquistar mais posições no “People Also Ask”?
A resposta curta é: responda às perguntas que as pessoas também fazem. Com a pesquisa que você coletou, escolha as perguntas relacionadas que são relevantes para sua marca, produtos ou serviços. Então, crie algumas FAQs informativas e concisas nas páginas relevantes (ou crie novas páginas conforme necessário).
O segredo é fazer um conteúdo de qualidade e informativo para ranquear bem e aparecer nesses resultados. Lembre-se de que:
- Forneça informações precisas;
- Seja breve;
- Use linguagem natural;
- Apoie suas respostas com fontes confiáveis quando relevante;
- Não se esqueça da autoridade.
Além disso, certifique-se de que o Google veja seu site e as páginas importantes como autoritativas. Ganhe links naturais de sites com alta autoridade de domínio, seja por meio de cobertura de notícias ou entrevistas com líderes de pensamento para uma publicação.
Evite os erros comuns ao otimizar para o “People Also Ask”
Fique longe desses erros comuns para manter seu conteúdo qualificado e eficaz nas caixas do PAA:
- Excesso de palavras-chave: responder naturalmente à pergunta é o melhor. Não insira palavras-chave demais, assim você evita que o seu conteúdo pareça spam;
- Ignorar a intenção de busca: inserir uma palavra-chave ou resposta em uma página que não tem relação com a pergunta não trará bons resultados;
- Escrever um textão: conteúdo longo não é o ideal aqui. Mantenha-o conciso e direto ao ponto;
- Esquecer de atualizar o conteúdo: verifique periodicamente se suas respostas estão atualizadas.
Acompanhe os resultados do “People Also Ask”
Inclua as palavras-chave do PAA que você está segmentando na sua ferramenta de monitoramento de rankings para ver quando você conquistar essas posições.
No Semrush, verifique a tendência dos recursos de SERP e filtre para os resultados de PAA para acompanhar quantos você está ranqueando ao longo do tempo e detectar quaisquer grandes mudanças.
Conquistando visibilidade, autoridade e tráfego por meio do PAA
A caixa “People Also Ask” é uma poderosa porta de entrada para visibilidade, autoridade e tráfego de cauda longa. Ao fornecer respostas focadas na intenção e acompanhar seu desempenho, você pode garantir uma presença duradoura nesses resultados e expandir o alcance da sua marca além dos rankings tradicionais.
À medida que a busca evolui, especialmente com o aumento das consultas por IA, os resultados do PAA só crescem em importância. Faça da otimização para PAA uma parte essencial de sua estratégia agora, pesquisando perguntas, estruturando respostas e monitorando seus ganhos!
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