Insights de Marketing Digital: O que é Adblock e como você pode alcançar os usuários sem irritá-los?

Quando visitamos sites como usuário, pode ser irritante navegar por anúncios pop-up incessantes que interrompem nossa navegação.

Na melhor das hipóteses, você pode simplesmente clicar e fechar o anúncio, mas, na pior das hipóteses, você pode clicar acidentalmente em um anúncio e infectar seu computador com malware.

Evitar essas dores de cabeça é o motivo pelo qual o Adblock foi criado.

Como profissional de marketing digital, o Adblock é visto como o inimigo, pois seu objetivo é bloquear os anúncios que você trabalhou duro para criar!

Este artigo explorará o que é o Adblock, as diferenças entre o Adblock e o Adblock Plus e as abordagens de publicidade que você pode adotar que não levarão os usuários a instalar o Adblock.

O que é Adblock?

Se dividirmos o nome ‘Adblock’, significa simplesmente uma ferramenta para bloquear ou alterar anúncios online em um navegador, ou aplicativo da web. 

Esses anúncios incluem Google Ads, Facebook Ads, Taboola e todos os pop-ups que interrompem sua atividade na Internet.

Por que o Adblock está em aumento?

A resposta simples e direta é que a maioria das pessoas se incomoda com os anúncios, da mesma forma que os comerciais na TV podem ser irritantes.

Os usuários se cansam de ver anúncios toda vez que navegam na Internet. Uma pesquisa do Global Web Index descobriu que:

  • 47% dos usuários da Internet estão usando atualmente o Adblock;
  • O Sudeste Asiático tornou-se uma das principais bases de usuários de Adblock do mundo;
  • As 3 principais razões pelas quais as pessoas usam o Adblock são: o número esmagador de anúncios; o aborrecimento de lidar com eles; e vendo conteúdo não relacionado em anúncios.

Esta pesquisa revelou que o número excessivo de anúncios acabaria por cansar as pessoas de vê-los e, eventualmente, eles encontrariam uma maneira de filtrar ou bloquear anúncios.

Claro, isso não é positivo para os profissionais de marketing digital.

Quais são as diferenças entre Adblock Plus e Adblock?

A palavra Adblock refere-se a muitos programas diferentes de software de bloqueio de anúncios, não apenas à marca Adblock.

Nesse sentido, o Adblock e o Adblock Plus atendem ao mesmo propósito, mas como serviços diferentes, eles podem ter alguns recursos exclusivos.

A escolha entre os programas depende de quais recursos atendem melhor ao seu propósito. Muitos programas podem bloquear anúncios, e você pode encontrá-los acessando a Google Web Store ou seguindo as instruções abaixo*:

*aplicável apenas ao Google Chrome

Opção 1: visite https://chrome.google.com/webstore

Opção 2: Acesse o Google Chrome

  1. Clique no símbolo de três pontos no canto superior direito do navegador Google Chrome;
  2. Selecione ‘Mais ferramentas’;
  3. Selecione ‘Extensões’;
  4. No canto inferior esquerdo da barra de menus, selecione “Abrir Chrome Web Store”.

Após fazer login na página de download da extensão do Google Chrome, digite a palavra ‘Adblock’ na pesquisa e ela mostrará várias ferramentas de bloqueio de anúncios para você escolher.

Como desativar o Adblock?

O fato amargo é que não importa o quão habilidoso você seja como profissional de marketing digital, você não pode contornar o Adblock no computador de outra pessoa. Isso significa que a única pessoa que pode desabilitar o Adblock é o usuário que possui o computador.

Portanto, nosso conselho é que você encontre uma estratégia de publicidade que não induza os usuários a baixar o Adblock, em vez de tentar alcançar aqueles que já o instalaram.

No entanto, se você é um usuário que deseja desativar o Adblock, pode fazê-lo acessando ‘Configurações’ no Google Chrome, vá para ‘Extensões’ e encontre ‘Adblock’ e, em seguida, pressione o botão para desativá-lo. Após desativá-lo, você começará a ver os anúncios normalmente.

Como atingir os usuários sem irritá-los?

Então, como nós, como profissionais de marketing digital, podemos anunciar eficazmente sem incomodar nossos clientes? Reunimos as técnicas mais eficazes que ajudarão você a criar anúncios bem recebidos e discretos:

1. Faça anúncios que não se pareçam com anúncios

É inegável que o objetivo da publicidade é fazer conversões. No entanto, se você não quiser ser bloqueado pelo seu público-alvo e perder a oportunidade de vender seus produtos, crie anúncios atraentes sem ser muito vendedores.

Isso significa que você deve criar seu conteúdo para beneficiar o cliente enquanto vincula artisticamente seus produtos.

2. Faça mais pesquisas para identificar o que seu público-alvo gosta e não gosta

Como profissionais de marketing, você precisa saber o máximo de informações possível sobre o que seu público-alvo gosta e não gosta.

Ao fazer isso, você criará anúncios que respondem e atendem às suas necessidades, limitando assim a chance de eles instalarem o Adblock (supondo que todas as marcas façam o mesmo).

3. Mude seus anúncios

As pessoas não gostam de ver o mesmo conteúdo repetidamente. Ao alterar continuamente o design e o conteúdo do seu anúncio, você obterá mais longevidade de seus anúncios, pois seu público-alvo não ficará irritado com eles.

Em resumo, os profissionais de marketing online não precisam se preocupar se os usuários já instalaram o Adblock; em vez disso, é melhor você se concentrar em fazer os anúncios mais eficazes que puder para aqueles que podem vê-los.

Gostou do conteúdo sobre como você pode crescer seu pet shop com marketing? É fundamental ter um plano de ação bem estruturado para ter uma presença de sucesso da sua empresa nessa plataforma. Quer saber como?

A Chili é uma agência especialista em marketing de performance e atua para identificar, atrair e converter os consumidores com foco em resultados.

Fale pra gente sobre suas experiências! Deixe nos comentários suas experiências usando essa técnica. Será de grande ajuda para outros profissionais.