Guia do Google Ads: Como podem melhorar o desempenho de suas campanhas de publicidade digital

De forma superficial, o Google Ads parece autoexplicativo. Eles são anúncios no Google, o quão difícil eles podem ser para entender?

Mergulhe abaixo da superfície e você perceberá que usar o Google Ads requer muito mais nuances e estratégias do que você imagina.

Este artigo ajudará você a entender como o Google Ads funciona, quantos formatos existem, como proprietários de empresas e gerentes de campanhas publicitárias podem determinar se sua empresa, produto ou serviço é adequado ou não para o Google Ads.

GOOGLE ADWORDS AGORA É GOOGLE ADS

Se o Google Ads parece estranho, você pode reconhecê-lo pelo nome anterior, Google Adwords. Em 24 de julho de 2018, o Google Adwords foi renomeado para Google Ads e aumentou seus recursos, oferecendo aos usuários a opção de executar diferentes campanhas publicitárias, como:

VENDAS

Gere vendas ou conversões online, por meio de aplicativos móveis, por telefone ou em lojas

CONDUZ

Aumente os números de aquisição de clientes e as oportunidades de vendas atraindo clientes para interagir com seus anúncios

TRÁFEGO DO SITE

Direcionar clientes em potencial para visitar seu site

CONSIDERAÇÃO DE PRODUTO E MARCA

Incentive os clientes em potencial a considerar sua marca ou produtos quando estiverem pesquisando ou comprando

CONHECIMENTO E ALCANCE DA MARCA

Alcance um público amplo e aumente a conscientização entre os públicos relevantes

PROMOÇÃO DE APLICATIVO

Impulsione os downloads de aplicativos e o envolvimento com uma campanha automatizada que exibe anúncios na Rede de Pesquisa do Google, na Rede de Display, no Google Play, em outros aplicativos e no YouTube

Crie campanhas personalizadas

Crie uma campanha personalizada que permita que a publicidade seja feita de forma independente e específica para os produtos ou serviços de uma marca

Existem muitos tipos diferentes de anúncios do Google para escolher, cada um oferecendo uma vantagem diferente. Eles são:

GOOGLE SEARCH

Os anúncios de pesquisa são a forma mais popular de publicidade paga por clique (PPC), na qual as marcas pagam para exibir seus anúncios acima e abaixo dos resultados orgânicos dos mecanismos de pesquisa.

Os anúncios de pesquisa são poderosos porque a intenção do usuário de pesquisa do Google (ou seja, o que eles desejam comprar, se desejam comprar etc.) é clara com base nas palavras-chave pesquisadas.

A vantagem dos Search Ads é que eles aparecerão na primeira página do Google independente de qualquer Search Engine Optimization (SEO).

Os anúncios de pesquisa são exibidos com um rótulo “Anúncio” ou “Anúncios” ao lado da listagem e geralmente são exibidos com extensões de anúncio que permitem aos anunciantes incluir detalhes da empresa, como localização ou número de telefone.

Embora os anúncios possam aparecer acima dos resultados de pesquisa orgânica, a posição de um anúncio depende de sua concorrência por essa palavra-chave específica.

GOOGLE DISPLAY NETWORK

Os anúncios gráficos do Google são anúncios exibidos em sites ou aplicativos parceiros do Google na forma de banners, imagens e texto (anúncios de texto). 

Esse tipo de publicidade também é bastante popular porque os anunciantes têm a flexibilidade de fazer anúncios em tamanhos e formatos variados, aumentando assim a chance de clientes em potencial verem os anúncios enquanto navegam em seus sites favoritos, assistem a um vídeo do YouTube, verificam sua conta do Gmail ou usando seus dispositivos móveis e aplicativos.

SHOPPING

Quando um usuário pesquisa palavras-chave relacionadas a um produto, o Google exibe anúncios do Shopping mostrando uma foto de um produto relacionado, seu nome, preço, nome da loja e detalhes adicionais sobre o produto.

O Google exibirá esses anúncios nas pesquisas do Google, nos sites de parceiros de pesquisa do Google e na Rede de Display do Google (GDN). Se os pesquisadores estiverem interessados, eles podem clicar no anúncio e fazer um pedido por meio da loja online externa desejada pelo anunciante.

O formato de exibição dos anúncios do Google Shopping é semelhante a um mercado, pois os usuários verão produtos de outros sites e marcas.

VIDEO

Anúncios do YouTube são anúncios em vídeo exibidos enquanto as pessoas consomem o conteúdo na plataforma

Esses anúncios podem ser exibidos antes do início de um vídeo ou durante o vídeo.

Ao usar os anúncios do YouTube, os criadores de vídeos no YouTube, também conhecidos como YouTubers, recebem uma parte da receita obtida com os anúncios, desde que seus canais e vídeos do YouTube atendam aos requisitos do Google.

APP

Anúncios de promoção de aplicativo são anúncios destinados a promover um aplicativo e impulsionar downloads de aplicativos.

Esses anúncios são exibidos no Google no formato GDN no YouTube, em vários sites parceiros e na Google Play Store.

A principal vantagem dos anúncios de aplicativo é que os usuários podem clicar no anúncio e instalar imediatamente o aplicativo sem o incômodo de entrar e sair da Play Store.

SMART

As campanhas smart usam tecnologia “inteligente” avançada para ajudar a monitorar, avaliar e aprimorar constantemente o desempenho de um anúncio. 

Anúncios inteligentes são o tipo de campanha padrão ao usar o Google Ads e requerem menos tempo para gerenciar.

QUAIS EMPRESAS DEVEM ANUNCIAR NO GOOGLE?

O Google Ads é o serviço de publicidade em mecanismos de pesquisa número um do mundo e está em constante desenvolvimento para que todas as empresas possam anunciar seus produtos ou serviços no Google.

As empresas devem investir em anúncios do Google quando tiverem objetivos específicos de marketing on-line, como conscientização da marca, conversões de vendas, engajamento etc.

Em resumo, todas as empresas do mundo hoje deveriam usar o Google Ads porque é a ferramenta ideal para atender, oferecer suporte e atingir os objetivos de publicidade.

Empresas de imóveis e hotéis, bens de consumo e muito mais devem incorporar o Google Ads em sua estratégia de marketing digital.

O QUE É O GOOGLE ADSENSE?

Já cobrimos as opções do Google Ads para anunciantes, agora vamos falar sobre os proprietários de sites que fazem parceria com o Google e permitem anúncios em suas páginas da web.

O Google AdSense oferece uma maneira de os editores ganharem dinheiro em troca da colocação de anúncios, desde que um site atenda aos critérios definidos pelo Google.

O AdSense funciona combinando anúncios a um site com base em seu conteúdo e perfil do visitante. Os editores, portanto, não precisam se preocupar com a exibição de anúncios do Google em suas páginas da Web que não se alinham com seu conteúdo.

Portanto, proprietários de empresas ou sites que desejam obter alguma renda passiva devem verificar se suas páginas atendem aos critérios definidos pelo Google e se inscrever no Google AdSense!

Embora o Google Ads seja uma das ferramentas de publicidade mais eficazes do mundo, não recomendamos usar apenas o Google Ads e ignorar outros canais de marketing on-line, principalmente as mídias sociais.

Os resultados da campanha serão mais eficazes se uma estratégia incluir uma combinação de Google Ads e publicidade em mídia social.

Se você é proprietário de uma empresa ou profissional de marketing e precisa de ajuda para gerenciar sua publicidade, recomendamos a contratação de uma agência de marketing on-line.

Ao fazer parceria com uma agência, é importante escolher uma que seja Premier Partner do Google e que tenha experiência em marketing e acesso a ferramentas especializadas.

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