Quando você for pesquisar alguma coisa no Google, dificilmente irá até a segunda página de resultados, certo?
Segundo uma pesquisa da imFORZA, 75% dos usuários nunca clicam em resultados após a primeira página do buscador quando faz uma pesquisa online.
Daí a importância de se posicionar nos primeiros resultados. Mas, então, como é que isso se consegue? Através do SEO marketing.
Agora é o momento de fazer a pergunta-chave: o que é SEO?
SEO: Significao
SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization. Este conceito é traduzido ao português como Otimização para Motores de Pesquisa, Otimização para Mecanismos de Busca ou até Otimização de Sites.
O SEO é composto de estratégias que visam melhorar o posicionamento de um determinado site nas páginas de resultados orgânicos (sem pagamento nenhum) nos buscadores de Internet (dos quais os maiores são o Google e o Bing).
O objetivo desse posicionamento é gerar tráfego para o site, além de conversões (leads, compras, envios de formulários, agendamentos, etc.).
O Que É Google SEO
O gigante de Silicon Valley é o maior buscador do mundo e é nos primeiros resultados da primeira página do Google onde as empresas querem aparecer.
A companhia avalia as páginas que serão mostradas como resultados de pesquisa utilizando distintos algoritmos, dos quais o mais famoso é o PageRank.
O Que É PageRank?
O PageRank é um dos algoritmos que utiliza o Google para posicionar os sites nos resultados das buscas.
Mas como é que esse algoritmo define qual página deve se mostrar primeiro e qual depois?
Simples, a ferramenta mede a importância dos sites se baseando na quantidade de links que apontam a eles, além de outros fatores como a relevância e qualidade dos conteúdos, que fazem parte da experiência do usuário para definir como será formada a SERP da pesquisa.
Como Aparecer Primeiro no Google?
Não basta apenas colocar palavras-chave em uma página para ela aparecer nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa do Google. O funcionamento dos algoritmos é bastante mais complexo do que isso.
Se não fosse assim, as nossas pesquisas dariam resultados completamente aleatórios e iriam nos direcionar a páginas cheias de palavras-chave, mas que não necessariamente tem conteúdo útil ou até relevante.
Como é que o Google define a relevância de um site? Se baseando em três conceitos:
- Reputação: Aspectos técnicos do site (estabilidade do provedor de hospedagem, estrutura de programação, etc.);
- Autoridade: A pertinência dos conteúdos do site em relação às temáticas que contém e ao universo de significado do qual faz parte;
- Popularidade: A quantidade de links de fontes relevantes, com boa reputação e autoridade que apontam para o site.
Portanto, o que faz uma agência de SEO?
Elas utilizam estratégias de otimização nos sites dos clientes para que os algoritmos dos motores de busca indexem melhor eles. Como é que o conseguem? Aplicando algumas técnicas de marketing SEO como as seguintes:
Saiba Quais Palavras-chave Utilizar
As palavras-chave são a base, a matéria prima do SEO. São os termos (palavras, frases) que as pessoas utilizam quando pesquisam coisas na Internet.
Ao redor desses termos é que se gera um conteúdo o suficientemente otimizado para que o motor de busca entenda que o nosso site é relevante para essa pesquisa.
Existem várias ferramentas que ajudam a encontrar as melhores palavras-chave. Uma dessas ferramentas é o Keyword Planner do próprio Google.
Crie Conteúdo de Verdade e Relevante
A complexização do funcionamento dos algoritmos dos buscadores fez com que cada vez seja mais difícil enganá-los. Se queremos otimizar o nosso site, é preciso criar conteúdo de verdade, relevante e coerente.
O marketing de conteúdo é uma parte do marketing digital que foca especialmente na geração de posts gráficos e audiovisuais para melhorar o posicionamento dos sites no ranking dos buscadores.
A importância do conteúdo se reflete também no tempo que as pessoas permanecem no site. Se o conteúdo é bom, os usuários passarão mais tempo na nossa página e isso ajuda a melhorar o posicionamento.
Tenha um Site Dinâmico
O que é que quer dizer com dinâmico? Que seja responsivo, intuitivo, fácil de usar, ágil e visualmente atrativo.
Aliás, ele deve ser capaz de se adaptar a distintos dispositivos (computador, tablet, celular).
Aposte no Link Building
Uma estratégia muito útil no SEO é o link building.
A ideia é que o nossos site suba no ranking de resultados de pesquisa dos buscadores. E uma das maneiras de fazê-lo é conseguindo que outros sites incluam hyperlinks (ou links) em suas páginas que apontem para o nosso site.
Sob diferentes formas, isto acontece muito no mundo do marketing de conteúdo.
Quando uma página conhecida, que é uma referência na geração de conteúdo para certo público, inclui links a conteúdos de outra página, ela está lhe conferindo autoridade.
Escolha Uma URL Fácil e Relevante
Não é a mesma coisa ter uma página cujo código URL seja uma sucessão de símbolos, letras e números sem sentido aparente (chili.com.br/blog/1PUgRxrIoRzXIq) e uma página com uma URL mais amigável (www.chili.com.br/blog/marketing-organico/seo/).
Isso é visualmente mais atrativo e ajuda os usuários a entenderem melhor a navegabilidade do site.
Organize o Seu Texto
O título ajuda os usuários entenderem do que é que trata certo conteúdo, mas também ajuda aos algoritmos.
O título não deve ser muito longo e, se for possível, deve incluir a palavra-chave no começo.
Também se recomenda que a meta description não supere os 160 caracteres. E é conveniente utilizar subtítulos para separar a informação em núcleos temáticos. Isto ajuda à percepção dos usuários.
A palavra-chave principal deve ir no título principal (h1) e as palavras-chave secundárias podem ir espalhadas no texto e também nos subtítulos (h2, h3).
Não Esqueça de Descrever as Imagens
Os algoritmos do Google não conseguem identificar o conteúdo das imagens dos nossos sites. Por isso é muito importante nomeá-las e incluir o texto alternativo (alt) nelas.
Isso ajuda no posicionamento, já que o texto utilizado para as imagens também pode ser relevante para as pesquisas dos usuários.
Inclua Links Internos
A linkagem interna é muito útil, porque ajuda no posicionamento nos resultados de pesquisa.
O conceito é simples: inserir links em diferentes páginas do mesmo site que levam os usuários para uma ou outra.
Isto fortalece à experiência do usuário, robustece as palavras-chave utilizadas e ajuda a reter os usuários no nosso site. Para que isso aconteça, os conteúdos devem ser realmente relevantes.
Sobreviver e crescer no mundo digital é ter visibilidade e ser relevante. Por isso, a empresa que contrata uma consultoria SEO sabe que é um investimento necessário, útil e até indispensável nos tempos que correm.
Hoje, é inconcebível pensar no marketing digital sem SEO.
E aí, ficou claro para você o que é que o SEO faz? Você já aplicou alguma dessas técnicas SEO no seu site? Deixe aí nos comentários, queremos ouvir a sua opinião!