O QUE É UTM E COMO ELE É ÚTIL PARA O MARKETING DIGITAL?

O UTM é uma ferramenta que ajuda a medir os resultados de marketing, examinando de quais plataformas ou anúncios as pessoas que visitam nosso site vêm.

Permite-nos medir a eficácia das campanhas de marketing e escolher as plataformas e formatos de media adequados para melhorar o nosso plano de marketing online.

Mas como sabemos quais plataformas funcionam melhor para nossas marcas e onde devemos colocar nosso foco? Para qualquer campanha que atraia um público-alvo, o Rastreamento UTM é a resposta. Hoje, compartilharemos com você o que é UTM e como ele pode ser usado a seu favor.

O QUE É UTM?

UTM também é conhecido como UTM Links, UTM Tracking ou UTM Tags, mas o que são todos esses termos? E como isso é útil para os profissionais de marketing online? Vamos descobrir. 

UTM, abreviação de Urchin Tracking Modules, é uma das ferramentas usadas para medir o desempenho de marketing.

Ele nos permite saber de onde vem o tráfego para o nosso site. Os dados de mídia, canal e campanha são todos coletados e processados ​​no Google Analytics.

O UTM ajuda a medir os resultados de marketing e selecionar o melhor site ou plataforma para divulgar sua marca. Isso ajudará você a planejar e distribuir seu orçamento com mais eficiência.

O UTM parece um link de página de destino, mas é um pouco diferente. Por exemplo:

Um link não UTM: www.chili.com.br/seo/

Um link UTM: www.chili.com.br/seo/?utm_campanha=seo &utm_medium=email&utm_source=newsletter

Isso pode ser feito usando um link anexado ao rastreamento UTM em vez de um link regular, e é isso.

Você pode usar um site que forneça um serviço de criação de links UTM para você, se não quiser o incômodo de fazer isso sozinho.

Muitos sites oferecem serviços, incluindo Google; simplesmente preenchendo o nome da Origem, Mídia e Campanha, você pode copiar e colar o link para usá-lo. Ou, se você quiser encurtá-lo, pode usar um serviço que reduz URLs.

PARÂMETROS UTM

Existem cinco parâmetros UTM, mas basicamente apenas três são usados: utm_source, utm_medium e utm_campaign. Os dois restantes são utm_content e utm_term.

  1. A fonte informará de onde vem o tráfego, seja um site, e-mail ou plataforma que levou as pessoas a visitar seu site.
  2. Mídia – Mídia ou coisas que levam as pessoas até nós, como banners, links, vídeos ou outras mídias vinculadas ao nosso site.
  3. Campanha – O nome da campanha que usamos no marketing, como ‘Songkran’ ou ‘Promoção de meio de ano’.
  4. Conteúdo – Conteúdo que é dividido dentro das campanhas, por exemplo, se você tiver várias imagens em uma campanha, os parâmetros de conteúdo medirão quais imagens são mais clicadas pelas pessoas.
  5. Termo é um parâmetro usado com anúncios do Google com base em palavras-chave para informar de quais palavras-chave as pessoas vêm.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO UTM?

Muitas pessoas podem pensar que o rastreamento UTM é uma tarefa difícil, mas a realidade é que o UTM é mais útil do que pensamos.

  1. Ele permite medir e analisar campanhas de marketing online com mais precisão para escolher os canais mais lucrativos para o seu negócio.
  2. Ele permite que você escolha formatos de mídia e canais que atraem seu público-alvo; por exemplo, se houver muitos cliques de e-mails, isso mostra que o e-mail marketing é eficaz para o seu negócio.
  3. Reduz gastos desnecessários, pois você não precisa existir em todas as plataformas; portanto, se algum canal não funcionar, você pode removê-lo.
  4. Funciona como uma diretriz para que o futuro planejamento de marketing seja mais eficiente.
  5. Melhora sua posição nos mecanismos de busca e seu SEO.

POR FIM, VAMOS FALAR SOBRE REDIRECT COM 301 E 302

Para qualquer pessoa que esteja criando um novo site por qualquer motivo e não queira abrir mão de sua classificação anterior no mecanismo de pesquisa, recomendamos o uso de técnicas de redirecionamento 301 para alterações permanentes no site e redirecionamento 302 para temporárias. 

O UTM Tracking é essencial para os profissionais de marketing on-line medirem as atividades de marketing, como o Google Ads , em todas as plataformas, usando uma ferramenta simples, mas eficaz. Também é totalmente gratuito e outra ferramenta que a Primal recomendaria a qualquer profissional de marketing.

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